A Jeep apresentou o renovado Grand Cherokee, que se demarca pela sua componente tecnológica mais avançada, passando a incluir também a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) em versão 4xe, além de uma variante mais pensada para o todo-o-terreno, o Grand Cherokee Trailhawk.

Desde o momento em que a marca Jeep apresentou o Grand Cherokee em 1992, literalmente, ao conduzir o SUV nos degraus do Cobo Hall em Detroit, e através de uma janela em vidro, que a marca tem no Grand Cherokee o seu representante no segmento dos jipes premium, entretanto, convertidos em SUV, com mais de sete milhões de unidades vendidas a nível global.

A quinta geração não foge do seu legado histórico no princípio, mas apresenta grandes novidades em toda a linha, como a arquitetura totalmente nova, o sistema híbrido plug-in de última geração, exterior e interior com novos desenhos e atualizações tecnológicas relevantes para a atualidade.

Apto para emissões zero

Em destaque no tema das motorizações está a tecnologia híbrida plug-in 4xe (PHEV), com uma autonomia elétrica estimada de 40 quilómetros, um consumo de combustível equivalente de 4,1 l/100 km e uma autonomia combinada de 708 quilómetros, alinhando-se com o objetivo da Jeep para atingir as emissões zero.

Disponível no Grand Cherokee Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, o sistema de propulsão 4xe combina dois motores elétricos, uma bateria de 400 Volts, um motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros e uma transmissão automática de oito velocidades TorqueFlite para máxima eficiência e capacidade. A potência combinada do sistema é de 381 CV, com um binário conjunto de 637 Nm.

O motor de combustão, sobrealimentado e com injeção direta, faz parte da família Global Medium Engine do Grupo Stellantis. A eficiência é aumentada através da utilização de um sistema elétrico de direção assistida e de um compressor de ar condicionado também acionado eletricamente, removendo essas cargas do motor. O alternador convencional é substituído por um motor-gerador de alta voltagem, arrefecido por líquido. Ligado à polia da cambota do motor através de uma correia, o motor-gerador é capaz de fazer girar o motor para um funcionamento eficiente e quase impercetível do sistema start-stop, gerando, ao mesmo tempo, eletricidade que é depois enviada para o pack de baterias.

Na transmissão é montado um motor-gerador de alta tensão de maiores dimensões, substituindo o conversor de binário. Duas embraiagens gerem a potência e o binário dos motores térmico e elétrico.

Uma embraiagem é instalada entre o motor térmico e o motor elétrico. Quando o sistema funciona em modo exclusivamente elétrico, esta embraiagem está aberta para que não haja ligação mecânica entre os dois motores. Quando a embraiagem está fechada, o binário combinado do motor de 2.0 litros e do motor elétrico flui através da transmissão automática. Uma embraiagem variável montada após o motor elétrico gere o acoplamento com a transmissão para melhorar a manobrabilidade, bem como a eficiência.

O Jeep Grand Cherokee 4xe recorre a uma bateria de 400 Volts e 17 kWh. As unidades da bateria e os seus controlos estão montados debaixo do veículo, acondicionados debaixo do piso e protegidos por um conjunto de placas. O pack de baterias inclui um circuito dedicado de aquecimento e refrigeração para manter a bateria à sua temperatura ideal de funcionamento para um desempenho superior (incluindo uma unidade de aquecimento dedicada e um refrigerador que recorre ao sistema de ar condicionado do Grand Cherokee para reduzir a temperatura do líquido refrigerante quando necessário).

O sistema 4xe do Grand Cherokee inclui, igualmente, o Integrated Dual Charging Module (ICDM) que combina um carregador de bateria e um conversor DC/DC numa só unidade compacta e ainda um Power Inverter Module (PIM) de tamanho reduzido. Ambos estão instalados debaixo da carroçaria, protegidos por escudos em aço. Todos os componentes eletrónicos de alta tensão são selados e à prova de água. O Jeep Grand Cherokee 4xe Trail Rated possui uma capacidade máxima de passagem a vau de 61 centímetros.

Modos de condução

O Grand Cherokee mantém os modos de condução selecionáveis pelo condutor, com a marca a destacar os modos E Selec, com os quais é possível ajustar o propulsor híbrido para melhor se adequar a cada viagem, sejam elas curtas deslocações diárias, percursos fora de estrada ou viagens de longa distância. Estão disponíveis os modos ‘Hybrid’ (combina o binário do motor elétrico e do motor a gasolina, procurando oferecer a melhor combinação de eficiência de combustível e desempenho), ‘Electric’ (dá prioridade à utilização da energia elétrica, com zero emissões, até que a bateria atinja a carga mínima ou o condutor solicite mais binário através de uma aceleração forte, o que faz o motor térmico entrar em cena), ‘eSave’ (dá prioridade à potência proveniente do motor térmico, poupando a carga da bateria para uso posterior). O condutor também pode escolher entre ‘Battery Save’ e ‘Battery Charge’ no modo ‘eSave’ através do menu ‘Hybrid Electric Pages’ no sistema Uconnect 5.

O painel de instrumentos do condutor e o ecrã tátil principal incluem as ‘Eco Coaching Pages’, funcionalidade que permite que os proprietários façam a monitorização do fluxo de energia, que visualizem o impacto da travagem regenerativa, que agendem os tempos de carregamento para aproveitar as tarifas elétricas reduzidas e que vejam o seu histórico de condução com informação detalhada do consumo de eletricidade e gasolina.

A travagem regenerativa é uma parte integrante do sistema 4xe. Quando o condutor pisa o pedal do travão, o sistema de controlo do propulsor aciona a potência máxima de travagem regenerativa disponível – até um máximo de 0,25 g – nos motores elétricos para provocar a desaceleração do veículo, ampliada pelo sistema de travagem hidráulica tradicional do Grand Cherokee.

Com a tração 4×4 ativada, as quatro rodas providenciam binário para a travagem regenerativa, maximizando a recuperação de energia. A energia elétrica proveniente da travagem regenerativa é fornecida à bateria para manter ou aumentar o seu estado de carga.

A funcionalidade ‘Max Regen’, selecionável pelo condutor, ativa uma configuração mais assertiva de travagem regenerativa quando não há qualquer pressão por parte do condutor no pedal do acelerador, ou seja, quando o veículo se desloca em modo de ‘roda livre’, desacelerando o Grand Cherokee 4xe de uma forma mais rápida do que a travagem regenerativa normal e, assim, gerar mais eletricidade para o pack de baterias.

Habilidades fora de estrada

Algo de que a Jeep não abdica é das competências todo-o-terreno dos seus modelos, com o Grand Cherokee a respeitar a tradição da marca. Essa lendária capacidade fora de estrada é cortesia de três sistemas 4×4, Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial traseiro eletrónico autoblocante (eLSD). Todos os sistemas estão equipados com uma caixa de transferência ativa para melhorar a tração, transferindo o binário para a roda com mais aderência.

A suspensão pneumática Jeep Quadra-Lift, agora com amortecimento eletrónico semi-ativo, oferece um máximo de 28,7 cm de altura livre do solo e 61 cm de passagem a vau. O sistema ajusta automaticamente o amortecimento às condições variáveis da estrada de forma a melhorar o conforto, estabilidade e controlo, ou pode, igualmente, ser ajustada manualmente através dos comandos na consola, contando com cinco configurações de altura para um ótimo desempenho na condução.

O sistema de gestão da tração Selec-Terrain permite que os clientes escolham a configuração ideal para circular em estrada ou fora dela, para um desempenho 4×4 ideal. Este recurso coordena eletronicamente a divisão do binário 4×4, a travagem e o comportamento dinâmico, os sistemas de direção e de suspensão, a resposta do acelerador, da transmissão e da caixa de transferência, o controlo de tração e de estabilidade, o sistema de travagem antibloqueio (ABS), bem como a resposta da direção.

O sistema Selec-Terrain disponibiliza cinco modos (Auto, Sport, Rock, Snow, Mud/Sand) para fornecer configurações otimizadas para qualquer cenário de condução.

Novo na geração de 2022 do Jeep Grand Cherokee 4×4 é a desativação da propulsão no eixo dianteiro. Se o veículo sentir que as condições da estrada não exigem tração às quatro rodas, a desativação do eixo dianteiro coloca automaticamente o Grand Cherokee em modo de tração às duas rodas, reduzindo as perdas na transmissão e melhorando a economia de combustível. A tração às quatro rodas é reativada automaticamente quando o veículo identificar essa necessidade.

O Grand Cherokee dispõe de uma capacidade máxima de reboque de 3265 kg quando equipado com o motor V8 de 5.7 litros, sendo de 2720 kg na versão 4xe.

Toda essa competência TT é enfatizada no Grand Cherokee Trailhawk, que dispõe, de série, de pneus todo-o-terreno, câmara off-road integrada, suspensão pneumática Quadra-Lift com altura máxima ao solo de 28,7 cm, ângulos de ataque, de saída e ventral melhorados, e caixa de transferência ativa Quadra-Drive II com eLSD traseiro e sistema Selec-Terrain. Além disso, conta também com a possibilidade de desconexão da barra estabilizadora para superior articulação e tração sobre rochas e terrenos acidentados, sistema Selec-Speed Control para gerir a velocidade do veículo em modo 4LO ao percorrer pisos fora de estrada. Em subidas ou descidas íngremes, ou ao atravessar obstáculos, o Selec-Speed Control aplica, automaticamente, o binário do motor e/ou pressão de travagem para manter uma velocidade de progressão em todo-o-terreno consistente e segura sem exigir que o condutor controle o acelerador ou o travão.

Na vertente estética, ostenta placas protetoras em aço de elevada resistência, ganchos de reboque em vermelho, jantes de 18 polegadas com pneus de todo-o-terreno e decalque “Trailhawk” no capô, em preto e vermelho mate. A versão eletrificada 4xe também será compatível com a variante Traihawk, com sistema 4×4 Quadra-Drive II com caixa de transferência de duas velocidades e relação de redução de 2,72:1, diferencial traseiro eletrónico autoblocante (eLSD), sistema de gestão de tração Selec-Terrain, Selec-Speed Control, altura livre ao solo de 27,8 cm, passagem a vau de 61 cm, relação ‘crawl’ de 47,4:1, ganchos de reboque em azul, jantes de 18 polegadas com detalhes em azul e pneus para todo-o-terreno, decalque “Trailhawk” no capô, em preto e azul mate e a mesma autonomia elétrica estimada de 40 quilómetros e consumo de combustível equivalente de 4,1 l/100 km.

Outros motores

A gama Grand Cherokee compreende ainda oferece ainda uma escolha entre dois motores. De série, é proposto o motor V6 Pentastar de 3.6 litros, em alumínio, com 297 CV e 352 Nm de binário. Além de diversos refinamentos no seu funcionamento, destaca-se ainda pela tecnologia de arranque e paragem do motor (ESS), também evoluído e refinado. Entre as alterações incluem-se um elemento de reserva de pressão na transmissão de oito velocidades, que fornece fluido de transmissão dedicado aos componentes da caixa no arranque do motor, para uma maior rapidez. Está versão está homologada para uma capacidade de reboque máxima de 2812 kg.

Os compradores que pretendam mais potência poderão optar pelo bloco V8 de 5.7 litros, com 362 CV e 529 Nm de binário, com tecnologia VVT e Fuel Saver Technology (com desativação de quatro dos oito cilindros quando não é necessária a potência total). O motor V8 de 5.7 litros tem uma capacidade de reboque máxima de 3265 kg.

Ambos os motores estão acoplados à duradoura e robusta caixa automática TorqueFlite de oito velocidades, transmissão que melhora a economia de combustível e proporciona passagens de caixa decididas e suaves.

Novidade no Grand Cherokee 4×4 é a desativação da propulsão no eixo frontal. Se o veículo sentir que as condições da estrada não requerem tração integral, a desativação do eixo dianteiro coloca automaticamente o Grand Cherokee em modo de tração às duas rodas, reduzindo as perdas na transmissão e melhorando a economia de combustível. A tração às quatro rodas é reativada automaticamente quando o veículo identificar essa necessidade.

Realce ainda para o facto de o novo Jeep Grand Cherokee ser construído sobre uma nova arquitetura flexível e de construção específica, projetada para variantes de três e duas filas de bancos, bem como para adotar a capacidade eletrificada 4xe. A flexibilidade da nova arquitetura permite oferecer duas distâncias entre eixos e comprimentos diferentes (a versão mais longa mede mais 12,6 cm na distância entre eixos), bem como a eletrificação.

A arquitetura totalmente nova e o estilo esculpido da sua carroçaria aerodinâmica combinam-se para melhorar o desempenho, a segurança e a fiabilidade do veículo, reduzindo, ao mesmo tempo, o peso, o ruído e vibrações do veículo.

Foco na conectividade

A quinta e nova geração do Grand Cherokee conta com a maior oferta tecnológica de sempre na sua história, com recurso ao sistema Uconnect 5, que oferece até três ecrãs digitais no habitáculo – um de 10.1 polegadas e dois de 10.25 polegadas. O passageiro passa a ter a possibilidade de contar com um ecrã dedicado, dispondo de visualização de câmaras e entretenimento visual. O sistema oferece ainda compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, juntando-se ainda o retrovisor interior digital e o novo head-up display (HUD), totalmente a cores, de 10 polegadas, com projeção no para-brisas como atributos de peso na conectividade.

Há ainda um novo compartimento de carregamento sem fios de equipamentos na consola central, funcionalidade Amazon Alexa de assistência virtual aumentada, navegação Tom-Tom com pesquisa preditiva, reconhecimento de discurso natural e informações de tráfego em tempo real, atualização de mapas ‘over the air’ e hotspot 4G LTE Wi-Fi, permitindo a ligação de um máximo de oito equipamentos.

Ao nível de tecnologias áudio, a Jeep destaca ainda o sistema de áudio McIntosh de última geração, contando com 19 altifalantes especificamente concebidos (incluindo um subwoofer de 10 polegadas), 950 Watts de potência e um amplificador de 17 canais. A marca Jeep é, atualmente, o único fabricante automóvel do mundo a integrar um sistema de som McIntosh.

Produzido na nova unidade de produção de Detroit, a Mack Plant, o novo Jeep Grand Cherokee chegará aos concessionários americanos ainda este ano, enquanto a versão Grand Cherokee 4xe deverá chegar à América do Norte no início de 2022 e aos mercados globais mais tarde nesse mesmo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.