A Kia revelou as primeiras imagens do novo Sportage que, embora vá receber em setembro uma versão específica para o mercado europeu, deverá seguir de perto as ideias estilísticas apresentadas agora.

Dando continuidade ao processo de renovação iniciado recentemente, com uma nova identidade e novos objetivos globais, a Kia revelou uma nova versão do Sportage, levando-a para aquilo que determina de nova geração. No capítulo estético, as superfícies contrastantes acentuam uma noção de dramatismo e de robustez que a marca sul-coreana procurou obter ao abrigo da sua recém-inaugurada filosofia de design ‘Opostos Unidos’. Primordial para cumprir os seus objetivos, a dianteira é naturalmente o ponto visualmente mais disruptivo, com uma enorme grelha em negro que se estende a toda a largura da frente.

Essa grelha alongada relaciona-se com a temática moderna da grelha de ‘nariz de tigre’ (Tiger Nose), que funciona como ponto focal da frente, ladeada pelos faróis de circulação diurna em LED (DRL).

De perfil, a linha de cintura ascendente e o tejadilho descendente ao jeito de um coupé conjugam-se para oferecer uma pose dinâmica e moderna, complementada por um pilar D mais estreito e com um spoiler no topo da bagageira. Em estreia no Sportage, o tejadilho pode ser pintado em preto, contrastando com a cor da carroçaria.

Visto de traseira, os ‘ombros’ mais largos conferem-lhe uma noção de volume, complementada por um conjunto ótico orientado na horizontal. O para-choques também conta com elementos vocacionados para oferecer desportividade, como o grafismo na proteção inferior do para-choques.

Interior totalmente revisto

O interior do novo Sportage também foi amplamente revisto, tanto na ergonomia dos comandos, como na tecnologia, com destaque para o ecrã curvo que engloba o painel de instrumentos totalmente digital e o ecrã de infoentetenimento, pensado para utilização mais intuitiva e simplificada.

A Kia também promete materiais de elevada qualidade a bordo, bem como cores vibrantes para quebrar a monotonia ambiente, com a marca a querer criar um espaço para viajar com alegria e motivação. Numa funcionalidade pouco usual, as costas dos bancos dianteiros têm ganchos estilizados para pendurar roupa ou malas de mão, com a Kia a destacar este ponto como um dos seus atributos de facilidade de utilização diária.

Pela primeira vez neste modelo, uma versão mais arrojada foi especialmente desenvolvida para um estilo de vida mais versátil e vigoroso: o nível de equipamento X-Line apresenta para-choques únicos, laterais inferiores especiais e barras do tejadilho curvas.

De qualquer forma, a ambição da Kia com este novo Sportage é bastante grande, tanto mais que vem ‘atacar’ o importante segmento dos SUV de segmento C.

“Reinventar o Sportage deu às nossas equipas de design uma tremenda oportunidade para fazer algo novo: inspirar-se no relançamento recente da marca e na introdução do EV6 para inspirar os clientes através de um design moderno e inovador. Com o novo Sportage, não quisemos simplesmente dar um passo em frente, mas ao invés dar um salto para um nível diferente na categoria dos SUV”, refere Karim Habib, Vice-Presidente e Diretor do Centro de Design Global da Kia.

Note-se que este novo modelo é resultado do esforço conjunto de centros de design da marca, na Coreia do Sul, Alemanha, Estados Unidos da América e China.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.