Mais de 1000 CV e tração integral: a Lamborghini apresentou os primeiros detalhes do seu futuro superdesportivo híbrido com o nome de código LB744, que será apresentado em breve, no mesmo ano em que a marca comemora o seu 60º aniversário.

Este HPEV (High Performance Electrified Vehicle) contará com uma arquitetura totalmente nova com um novo grupo propulsor plug-in com uma potência superior a 1000 CV, combinando a potência de um novíssimo motor de combustão interna V12 com três motores elétricos e uma inovadora caixa de velocidades de dupla embraiagem que faz a sua estreia neste Lamborghini de 12 cilindros.

O motor V12 de 6.5 litros em posição central é complementado por três motores elétricos, um dos quais está integrado na nova caixa de velocidades de dupla embraiagem de oito velocidades. Esta é montada transversalmente e colocada, pela primeira vez, atrás do motor de combustão. No espaço que tem sido o túnel de transmissão desde os dias do Countach, está colocada uma bateria de iões de lítio que alimenta os motores elétricos.

Os motores elétricos aumentam a potência a baixas rotações e podem também transformar o novo LB744 num automóvel puramente elétrico, reduzindo as emissões globais de CO2 em 30% em comparação com o Aventador Ultimae. O objetivo é maximizar as prestações ao mesmo tempo que reduz as emissões poluentes e os consumos, algo a que também a Lamborghini terá de começar a prestar cada vez maior atenção. No total, a grupo propulsor fornece uma potência máxima combinada de 1015 CV.

Mantém-se o V12

Com um vasto legado na marca italiana, o motor de 12 cilindros em ‘V’ terá mais um sopro de vida. O novo motor L545 tem uma cilindrada de 6.5 litros, sendo a unidade de 12 cilindros mais leve e mais potente alguma vez fabricado pela Lamborghini. No total, pesa apenas 218 kg, menos 17 kg do que no bloco que equipa o Aventador. O LB744 apresenta o motor virado em 180 graus em comparação com a disposição do Aventador.

O motor V12 “Superquadro” disponibiliza 825 CV às 9250 rotações por minuto graças a um sistema de distribuição redesenhado que suporta uma gama de rotações máxima de 9500 rpm. A potência específica é de 128 CV por litro, a maior na história dos motores de 12 cilindros da Lamborghini, enquanto o binário máximo é de 725 Nm às 6750 rpm.

As condutas de admissão de ar para os cilindros foram redesenhadas para aumentar o fornecimento de ar e garantir um fluxo otimizado na câmara de combustão. A combustão foi igualmente aperfeiçoada graças à regulação da ionização na câmara de combustão com duas unidades de controlo: uma solução já utilizada no Aventador e agora transferida para o novo modelo. O novo sistema de combustão é também caracterizado por uma taxa de compressão aumentada (12,6:1 em comparação com 11,8:1 no Aventador Ultimae). A dinâmica de fluidos no sistema de escape também foi melhorada para reduzir a contrapressão em rotações elevadas e aumentar a potência específica.

A marca assegura que foi dada especial atenção à “banda sonora” do novo L545 para enfatizar o tom do motor, desde as baixas rotações até às mais altas.

Tração elétrica às quatro rodas

O LB744 mantém uma das tradições mais marcantes da Lamborghini: a tração às quatro rodas. Para além do motor de combustão interna que fornece potência às rodas traseiras, um par de motores elétricos faz agora a sua estreia no eixo dianteiro, cada um fornecendo tração a uma das rodas da frente. Há também um terceiro motor elétrico posicionado acima da caixa de dupla embraiagem de oito velocidades que pode fornecer energia às rodas traseiras, dependendo do modo de condução selecionado e das condições.

O binário combinado do motor de combustão e dos três motores elétricos é sinónimo de prestações entusiasmantes, com 725 Nm produzidos pelo motor de combustão interna e 350 Nm provenientes de cada um dos motores elétricos dianteiros.

Os dois motores elétricos dianteiros (110 kW cada) são unidades de fluxo axial arrefecidas a óleo e oferecem uma relação peso/potência excecional: 18,5 kg cada um. Para além de fornecerem potência às rodas dianteiras, têm também uma função de vetorização do binário, otimizando a dinâmica de condução e recuperando a energia produzida nas travagens. Quando em modo elétrico, o LB744 é propulsionado apenas pelas rodas dianteiras para otimizar o consumo de energia, enquanto a propulsão elétrica no eixo traseiro pode ser ativada a pedido, quando necessário.

Performance com zero emissões

O Lamborghini LB744 está equipado com uma bateria de iões de lítio de alta potência específica (4500 W/kg) posicionada dentro do túnel central, mantendo o centro de gravidade tão baixo quanto possível e assegurando uma distribuição ótima do peso. A bateria está protegida por uma camada estrutural inferior e está ligada aos motores elétricos dianteiros, ao motor elétrico traseiro e a uma unidade de carregamento integrada.

A bateria tem 1550 mm de comprimento, 301 mm de altura e 240 mm de largura, contendo células com uma capacidade total de 3.8 kWh. Quando a carga desce a zero, a bateria pode ser recarregada utilizando corrente alternada doméstica normal ou através de um posto de carregamento de até 7 kW de potência, recarregando completamente em apenas 30 minutos. Também pode ser recarregada através da travagem regenerativa das rodas dianteiras ou diretamente através do motor V12 em apenas seis minutos.

Nova caixa marca evolução

A nova caixa de velocidades foi concebida e desenvolvida inteiramente pela Lamborghini e após a sua introdução no LB744, passará a equipar a próxima geração de superdesportivos de Sant’Agata Bolognese. A nova transmissão de oito velocidades está posicionada transversalmente atrás do motor longitudinal V12, para deixar espaço no túnel central para a bateria de iões de lítio que alimenta os motores elétricos.

A estrutura interna da nova caixa de velocidades tem dois eixos distintos, em vez dos habituais três. Um gere as relações de número par, o outro gere as ímpares. Ambos propulsionam o mesmo rotor. Esta disposição ajuda a manter o peso total baixo, ocupando, igualmente, menos espaço.

O desenvolvimento de uma Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT) de oito velocidades resulta do desejo de criar uma unidade que forneça tudo o que é necessário para uma condução desportiva, tais como mudanças de velocidade rápidas, enquanto a integração de uma oitava relação ajuda a otimizar o consumo de combustível e o prazer de condução a velocidades de cruzeiro. Uma característica particular é a das “reduções contínuas”, função que permite reduzir múltiplas mudanças durante as travagens simplesmente mantendo premida a patilha esquerda, dando ao condutor uma sensação de controlo total.

Não considerando os componentes elétricos, a nova caixa de velocidades DCT é mais leve e mais rápida – em termos de mudanças de relação – em comparação com a unidade de dupla embraiagem de sete velocidades que é utilizada na gama Huracán. A disposição transversal também permitiu obter um habitáculo mais espaçoso, criando mais espaço atrás do condutor e do passageiro para melhorar o conforto.

A caixa de velocidades de dupla embraiagem é extremamente compacta, com apenas 560 mm de comprimento, 750 mm de largura e 580 mm de altura. O peso total é de apenas 193 kg, o qual inclui um novo componente fundamental para a arquitetura híbrida do automóvel: o motor elétrico traseiro, com uma potência máxima de 110 kW e um binário de pico de 150 Nm.

Localizado acima da caixa de velocidades, este motor elétrico funciona como motor de arranque e como gerador, bem como fornece energia aos motores elétricos dianteiros através da bateria localizada no túnel de transmissão. No modo totalmente elétrico pode também fornecer energia às rodas traseiras que, em conjunto com os motores elétricos que propulsionam as rodas dianteiras, permite disponibilizar tração às quatro rodas com zero emissões. O modo de funcionamento do sistema depende do modo de condução graças a um mecanismo de desacoplamento com um sincronizador dedicado que permite a ligação à caixa de velocidades de dupla embraiagem. Quando fornece potência adicional ao motor de combustão interna V12, o motor elétrico está na posição P3, sem ligação à caixa de velocidades, alternando para a posição P2 para recarregar a bateria a baixas velocidades e servindo também, quando estacionado, de motor de arranque.

Na posição P3, o LB744 pode transformar-se num automóvel elétrico com tração às quatro rodas, dependendo do modo de condução selecionado, dando continuidade à tradição da tração às quatro rodas da Lamborghini, mesmo com zero emissões.

A marcha atrás é assegurada pelos dois motores elétricos dianteiros, embora – caso seja necessário um impulso extra – o motor elétrico traseiro também o possa fazer, o que ativa as rodas do eixo traseiro. Como resultado, o novo LB744 pode ser propulsionado pelas quatro rodas em modo de zero emissões, mesmo quando circula em marcha atrás, por exemplo em condições de baixa aderência.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.