Está desfeito, finalmente, o mistério em torno do novo Ypsilon, modelo com que a Lancia retorna à vida fora da Itália. Por enquanto, apenas em versão elétrica, o modelo compacto de segmento B está focado num posicionamento mais premium e deverá chegar a Portugal em 2025 ao abrigo do plano de expansão da Lancia para o resto da Europa.

Depois de ter sido negligenciada por vários anos no seio do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com o então CEO Sergio Marchionne a preteri-la em favor do crescimento da Alfa Romeo, a Lancia ganhou nova vida com a criação do grupo Stellantis, que nasceu da fusão entre a FCA e a PSA.

Votada apenas ao mercado italiano, onde se vendia com um único modelo, o Ypsilon (e com excelentes resultados comerciais, diga-se), a Lancia prepara agora um regresso ao grande mercado do Velho Continente, para já em apenas sete países, sendo que Portugal não é um dos países escolhidos para este lançamento já em 2024. Ficará para 2025, então…

Design entre o icónico e o moderno

O desenho deste novo Ypsilon recorre a muitos elementos do passado, embora reimaginados para a era moderna, como é o caso da dianteira inspirada no Beta Monte Carlo, com um painel em preto brilhante e as três guias de luz que mostram uma nova abordagem ao ‘cálice’ da Lancia. O ‘lettering’ Lancia surge na extremidade do zona dianteira, demonstrando-se em grande destaque.

Os faróis circulares contam com tecnologia Full LED, a mesma que é utilizada nos farolins atrás, estes com formato inspirado noutro ícone da Lancia, neste caso o Stratos. Aqui, nota ainda para o painel preto junto ao óculo superior, enquanto o pilar C ‘esconde’ as pegas das portas traseiras.

No interior, o Ypsilon aponta numa abordagem mais premium, com amplo equipamento de série, sobretudo ao nível da tecnologia, não faltando dois ecrãs de 10.25″ (para o painel de instrumentos e multimédia) que dão um ar moderno. Adicionalmente, o novo modelo é o primeiro automóvel de produção da Stellantis equipado com o sistema S.A.L.A, acrónimo para ‘Sound Air Light Augmentation’, mas que também pretende estabelecer uma ligação com o conforto e comodidade de uma sala de estar.

No lançamento, a Lancia terá em destaque o Ypsilon em versão limitada e numerada Edizione Limitata Cassina (apenas 1906 exemplares, em homenagem à data de fundação da Lancia), inspirando-se este modelo no mundo do mobiliário italiano. A versão reflete o cuidado dedicado a cada detalhe estilístico, desde a seleção dos materiais até à escolha das cores, com a utilização do azul, uma cor icónica na tradição da Lancia, que percorre tanto o interior como o exterior do automóvel.

O veludo macio em fio azul 100% reciclado envolve os bancos, caracterizado pelo motivo “Cannelloni” e pela costura dupla, e a mesma tonalidade é utilizada no painel de instrumentos e nas inserções dos painéis das portas e do painel de instrumentos, criando um espaço interior elegante e coordenado.

Outra das mais importantes características distintivas da versão Ypsilon Edizione Limitata Cassina é a mesa multifunções Cassina, um elemento de design em plástico de base biológica para transformar o habitáculo numa autêntica “sala de estar”.

O sistema áudio foi especialmente desenvolvido por um designer de som da Lancia, ao passo que o sistema de ar condicionado está equipado com um filtro de alta eficiência capaz de remover até 99% das partículas nocivas para um interior mais saudável e confortável. A iluminação no interior do automóvel é totalmente personalizável com o toque de um botão no ecrã, sendo possível criar uma atmosfera exclusiva em conjunto com a função de iluminação ambiente.

Na funcionalidade, destacam-se o sistema de entrada e arranque sem chave e o sistema de ajuda ao estacionamento, de série, composto por câmaras com visão de 180° e sensores dianteiros e traseiros para facilitar as manobras. O S.A.L.A. está também equipado de série com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, carregador de telemóvel sem fios e três tomadas USB-C. Não falta um assistente virtual que melhora a ligação entre o automóvel e o condutor.

Está, também, equipado de série com Condução Autónoma de Nível 2, a qual ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro e a trajetória através do Cruise Control Adaptativo e da função de Centragem na Faixa de Rodagem. A Condução Autónoma de Nível 2, que pode ser ativada entre os 30 e os 150 km/h, inclui o Traffic Jam Assist com a função Stop&Go, que garante um reinício autónomo após paragem no trânsito.

Versão elétrica é única conhecida

O novo Lancia Ypsilon, na sua versão totalmente elétrica, representa a entrada na era da mobilidade sem emissões, recorrendo a um motor elétrico de 156 CV/115 kW de potência e 260 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 51 kWh, o que lhe permite percorrer até 403 quilómetros entre carregamentos no ciclo combinado WLTP. Uma recarga rápida de 24 minutos basta para passar de 20% a 80% ou para obter 100 quilómetros em dez minutos. AO nível dos consumos, o novo Ypsilon revela um valor entre 14.3-14.6 kWh/100 km, dependendo do equipamento selecionado.

Numa fase posterior deverá contar também com motores de combustão, embora a marca italiana ainda não tenha dado a conhecer quaisquer dados respeitantes a estas vertentes.

A estratégia clara e ambiciosa de eletrificação da Lancia envolve a introdução de três novos modelos, um de dois em dois anos. Em consonância com o plano estratégico Stellantis “Dare Forward”, a partir de 2026, a Lancia oferecerá apenas modelos 100% elétricos.

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