Novo Lexus ES 300h: Ambição justificada

12/02/2019

A Lexus estreia em Portugal a sua mais recente geração do ES, berlina de luxo que apenas terá versão híbrida no nosso país, prometendo requinte, distinção e eficiência, evoluindo o seu já reconhecido carácter de conforto e qualidade artesanal na construção de muitos dos elementos do habitáculo.

A Lexus alcançou mais de 75.000 vendas na Europa em 2018 (o seu mais elevado volume anual de sempre), o que significa que foi o seu quinto ano consecutivo de crescimento nesta região. O novo sedan ES torna-se um modelo central na sua linha de produtos, contribuindo para a ambição da Lexus de atingir 100.000 vendas anuais de automóveis novos na Europa até 2020.

Uma vez mais, a marca de luxo nipónica não olha para o lado, ou seja, para as rivais do segmento Premium, antes optando por um posicionamento verdadeiramente único, com design distinto que diferencia o ES de todos os restantes modelos do seu segmento, pautado por algum conservadorismo. Na sua sétima geração, o ES assume-se como um dos modelos de maior relevo da marca, sobretudo por ter uma herança pesada, já que é um dos automóveis fundadores da Lexus.

O primeiro ES lançou a marca Lexus em 1989, ao lado do sedan topo de gama LS, sendo hoje o sedan mais popular da marca, totalizando mais de 2,3 milhões de vendas a nível global. Para esta sétima geração, a intenção foi oferecer mais espaço a bordo, mais tecnologia de ponta, mais requinte e dinâmica melhorada aliada a silêncio de condução, inspirando-se na estética do sedan topo de gama LS e do coupé de luxo LC. O resultado, explicou a marca, é “uma qualidade emocional muito mais forte”.

Na secção dianteira o ES varia de acordo com o nível de equipamento. As versões de base dispõem de barras que partem do centro da grelha fusiforme, emblemática da Lexus, enquanto os F Sport – que passam a existir pela primeira vez na gama ES – adotam um padrão negro cruzado de formas em ‘L’ interligadas que se vão unir a secções recortadas nos cantos dianteiros do veículo.

Nova plataforma

O ES estreia a plataforma Arquitetura-Global K (GA-K) de tração dianteira, que proporciona uma série de possibilidades avançadas para a evolução do ES, tanto em termos de design, como de compactação de elementos e de dinâmica de condução, sendo mais leve e rígido, além de estar dotado com mais tecnologias de segurança. Os mercados da Europa Ocidental e Central, entre eles Portugal, irão contar com o híbrido ES 300h.

Com imagem de estilo coupé, o novo ES é mais longo (+65 mm), mais baixo (-5 mm) e mais largo (+45 mm) do que o seu antecessor, dispondo ainda de maior distância entre eixos (+50 mm), o que permitiu que as rodas fossem empurradas para mais perto das extremidades do veículo, com vias mais largas à frente a atrás (+10 e +37 mm, respetivamente). De acordo com os dados da Lexus, a plataforma GA-K rivaliza em rigidez com a plataforma de tração traseira GA-L (usada pelo coupé LC e o sedan LS), graças à utilização de vários tipos de aço de elevada rigidez para diminuir o peso em comparação com as plataformas anteriores, enquanto melhorias como o novo desenho da suspensão traseira multibraços, a direção elétrica montada na cremalheira e uma junta em V atrás do banco traseiro permitiram novos ajustes para maior precisão sem prejudicar o conforto.

A suspensão foi afinada para oferecer conforto e precisão, recorrendo a esquema MacPherson na frente e configuração multibraços na traseira, além de barras estabilizadoras em cada extremidade do carro. Embora o design da suspensão dianteira seja semelhante ao do ES anterior, várias alterações foram feitas para melhorar a capacidade geral de resposta (como o ângulo da própria torre de suspensão. Tem, ainda, novos Amortecedores de Controlo Dinâmico com uma válvula auxiliar não sobreposta que permite que o óleo do amortecedor flua em qualquer direção antes de entrar na válvula principal.

Registo para o facto de o novo ES F Sport ter uma nova Suspensão Variável Adaptativa de afinação desportiva.

Interior avançado

A bordo, o objetivo foi manter o foco do condutor na estrada, com a instrumentação no campo de visão em consonância com o head-up display de grandes dimensões (opcional) num agrupamento compacto. Totalmente ajustável para se adequar aos parâmetros preferidos por cada condutor, esse visor colorido é, refere a Lexus, “o maior no segmento dos automóveis de luxo”. Além das informações básicas (como velocidade, nível de combustível e mudança engrenada), o visor pode também apresentar indicações de limites de velocidade, avisos do sistema de Manutenção de Faixa de Rodagem e instruções de navegação.

Também a posição de condução foi melhorada, com ângulo do volante mais natural, pedais com posicionamento revisto e banco com 12 vias de regulação de série. O próprio volante foi emprestado pelo LS e possui um aro de formato ergonómico, podendo ter revestimentos em madeira e aquecimento integral (como opcionais). Estão igualmente disponíveis assentos aquecidos para o condutor e passageiro dianteiro, tal como uma nova ventilação do tipo de sucção que vai buscar o ar diretamente ao sistema de ar condicionado para um efeito de arrefecimento mais rápido.

O sistema de navegação dispõe um ecrã multimédia de 12.3 polegadas e controlo touchpad de segunda geração.

Conforto providenciado pelos takumi

Procurando demarcar-se pelo espaço oferecido a bordo, sobretudo nos lugares posteriores, com uma distância de 1022 mm entre os pontos de referência das costas dos bancos da primeira e da segunda fila. A filosofia de hospitalidade ‘omotenashi’ (de antecipação das necessidades dos clientes) é novamente repercutida num Lexus, através de esforços em três áreas: contra-medidas para lidar com o ruído e a vibração na sua origem, isolamento acústico para evitar a intrusão de ruído no habitáculo e absorção sonora, fazendo uso extensivo de materiais especiais para absorver ruídos indesejados.

Quarta geração híbrida

O novo ES 300h está equipado com a quarta geração do sistema Self-charging Lexus Hybrid Drive, assente numa combinação de motor a gasolina de quatro cilindros (ciclo Atkinson) de 2.5 litros acoplado a um motor elétrico mais leve, mais compacto e com uma mais elevada densidade energética. A potência total do sistema é de 218 CV/160 kW e o consumo de combustível em ciclo combinado é de 5,3 l/100km (já de acordo com o WLTP).

O motor de 2.5 litros é totalmente novo e incorpora tecnologia de combustão de queima rápida que o torna o motor termicamente mais eficiente usado num automóvel de produção em série (com eficiência térmica de até 41%). Daqui resulta uma potência mais elevada sem aumento das emissões ou do consumo de combustível. Os recursos que ajudam a alcançar tais resultados incluem orifícios de admissão mais retos, aumento dos ângulos das válvulas e sedes das válvulas revestidas a laser. Uma bomba de óleo de capacidade variável, injetores multi-furos, variação inteligente VVT-iE nas válvulas de admissão e um sistema de refrigeração variável contribuem igualmente para a adequada gestão do calor e da combustão do motor.

A bateria de hidretos metálicos de níquel que alimenta o motor elétrico foi reposicionada da bagageira para debaixo do banco traseiro o que só foi possível graças a uma redução em 120 mm da altura da bateria e à adoção de um sistema de refrigeração mais compacto. A colocação da bateria debaixo dos bancos liberta espaço adicional na bagageira e melhora a distribuição de peso entre a dianteira e a traseira do carro para um melhor comportamento.

Um dos predicados da Lexus ao desenvolver este novo sistema, dotando-o com uma nova engrenagem de veio paralelo multifuncional que incorpora uma engrenagem planetária de repartição de potência e engrenagem de estacionamento numa única unidade compacta. Com isso, obtém-se uma sensação de aceleração mais linear ao alinhar melhor a velocidade do motor com a velocidade do veículo, reduzindo a sensação de “banda elástica” normalmente associada aos sistemas híbridos. A seleção do modo de condução Sport aumenta ainda mais a aceleração, elevando o binário a velocidades mais baixas, ao mesmo tempo que podem ser usadas patilhas para usar uma de seis mudanças simuladas para um controlo mais preciso do veículo.

Segurança comprovada

Já posto à prova pela entidade que avalia a segurança dos carros novos na Europa, o Euro NCAP, o ES obteve cinco estrelas e uma das maiores pontuações médias nos testes de segurança, sendo simultaneamente enaltecido como o mais seguro de 2018 nas categorias ‘Familiar de Grandes Dimensões’ e em ‘Híbridos/Elétricos’.

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O conjunto de tecnologias Lexus Safety System+ foi significativamente melhorado com funções adicionais de deteção de ciclistas e de peões durante a noite, dispondo também de tecnologia de assistência ao condutor Lexus CoDrive para automatismo de nível 2 na condução, mediante combinação do Cruise Control de Radar Dinâmico e da Assistência à Trajetória na Faixa.

Preços

O novo Lexus ES 300h surge em Portugal apenas com o motor híbrido, como já atrás foi referido, com preço base de 61.318€ para a versão Business, mais direcionada a empresas. Já a versão Executiva tem um custo base de 65.818€, com a de topo Luxury a custar 77.321€.

ES 300h Business (jantes de 17″) 61.317,57€
ES 300h Executive (jantes de 17″) 65.817,57€
ES 300h Executive Plus (jantes de 18″) 66.817,57€
ES 300h F SPORT (jantes de 19″) 67.817,57€
ES 300h F SPORT Plus (jantes de 19″) 72.821,26€
ES 300h Luxury (jantes de 18″) 77.321,26€

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