A Lexus não esconde as suas ambições para o novo LBX, o seu modelo mais compacto e que será posicionado como acesso à marca japonesa de requinte. Concentrando toda a essência de estilo e conforto da Lexus, o LBX aponta a uma faixa de clientes mais jovem e irreverente.

O LBX assume-se como a proposta mais recente da Lexus apontada aos europeus, para os quais o programa de desenvolvimento foi muito direcionado. Com efeito, o pequeno crossover foi inspirado na Europa e nas vontades e gostos dos europeus, sendo definido como um modelo de conquista para a Lexus. As ambições ficam patentes no desejo de obter 24 mil unidades vendidas já no primeiro ano.

Com efeito, o LBX é uma abordagem ao requinte e exclusividade estilística num segmento mais em conta para os condutores europeus, ambicionando chegar a três tipos de condutores: os que já são clientes fieis da marca, os que consideram a Lexus na sua ‘lista’ mas que nunca deram o passo de concretizar a aquisição e, por último, atrair novos clientes para o seu mundo.

Para tal, recorre àquilo que definem de essência concentrada da Lexus num automóvel de dimensões compactas – aliás, LBX é acrónimo para ‘Lexus Breakthrough Crossover’, ou seja, um modelo que quebra fronteiras, em sentido mais lato…

Este é mesmo um modelo que pretende também causar impacto no segmento dos SUV compactos, cuja relevância na Europa é cada vez maior, uma vez que não só há um número de clientes cada vez maior, como também as propostas das marcas vão crescendo em número.

Nova imagem

O LBX inaugura também uma nova faceta estética para a Lexus, com uma imagem exterior que vem complementar o resto da gama SUV e apelar ao cliente mais casual. O grande destaque está para a reinterpretação da grelha, que deixa de ter o formato característico fusiforme, ao invés passando a ter uma grelha inferior de grandes dimensões em ‘A’.

Na traseira, os grupos óticos apresentam-se na horizontal, ligados entre si, com a placa de matrícula a passar para o para-choques. O tejadilho em tonalidade contrastante contribui para um visual mais dinâmico, o que também é sublinhado pelas jantes de grandes dimensões (até 18 polegadas) e pelas dimensões gerais, medindo 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1560 mm de altura.

Este novo SUV tem como base a plataforma GA-B ajustada especificamente para o mercado europeu, com a Lexus a ter alguma liberdade para efetuar ajustes no acerto das ligações ao solo e até no funcionamento do próprio sistema híbrido que dá corpo ao novo LBX.

Por dentro, a Lexus não renega os acabamentos premium (incluindo sustentáveis), apresentando ainda grande cuidado na conceção geral, inspirando-se na conhecida filosofia ‘omotenashi’, conceito japonês que simboliza o respeito e antecipação das necessidades dos ocupantes. Noutro conceito japonês, o cockpit ‘tazuna’ coloca os comandos e as informações na melhor posição possível para acessibilidade rápida e intuitiva.

O painel de instrumentos de 12.3” é totalmente personalizável, adicionando-se ainda um head-up display opcionalmente para complementar a disposição das principais informações ao condutor. A abordagem de simplificação fica patente na apresentação do novo ecrã tátil de 9.8” com revestimento antirreflexo, podendo receber serviços conectados e assistente virtual com resposta aos comandos vocais.

A iluminação ambiente permite optar entre 64 tonalidades, ao passo que o equipamento de som da Mark Levinson é também digno de referência, com 13 altifalantes no sistema opcional. De série, o sistema de áudio do LBX é composto por seis altifalantes.

Outras funcionalidades interessantes do LBX são a chave digital com a possibilidade de a partilhar com cinco utilizadores, o sistema E-Latch para abrir as portas e o controlo de temperatura simples na consola central, logo abaixo do ecrã tátil. O sistema Lexus Climate Concierge permite regular a temperatura à medida de cada ocupante no habitáculo. Por fim, a bagageira conta com 402 litros e portão elétrico.

Sistema híbrido como escolha fundamental

Embora a plataforma seja partilhada com outros modelos, incluindo com o Toyota Yaris Cross, a Lexus trabalhou especificamente neste modelo, aumentando por exemplo a distância entre eixos para 2580 mm. A suspensão foi pensada para oferecer conforto e agilidade, diferenciando-se a solução escolhida: a versão de tração integral tem eixo traseiro multilink, enquanto a versão de tração dianteira tem barra de torsão atrás.

O sistema híbrido é composto por um motor 1.5 VVT-iE de três cilindros com 136 CV de potência e 185 Nm de binário máximo com elevada eficiência de utilização, acelerando dos zero aos 100 km/h em 9,2 segundos (9,6 segundos no caso do modelo de tração integral). Os consumos iniciam-se nos 4,4 l/100 km para emissões de CO2 a partir de 100 g/km. O motor de três cilindros foi desenvolvido com o foco na eficiência, evidenciando uma redução significativa na fricção interna ou uma maior eficiência do sistema de ar condicionado.

Tudo isto assente num novo transeixo mais compacto e mais leve, além de permitir ganhos na potência e na eficiência, com a unidade de controlo de potência a ser instalado diretamente por cima.

O LBX conta ainda com uma nova bateria bipolar NiMH com elevada densidade energética, permitindo maior entrega da potência e maior recarga, também, ajudando a melhorar as prestações.

Outra das chaves deste novo LBX será a possibilidade de contar com tração integral opcional E-Four que acrescenta um motor elétrico no eixo traseiro para assim transmitir energia a essas rodas. Compacto e eficaz, o sistema pode variar os níveis de potência entre os dois eixos de 100:0 ou 20:80, consoante as necessidades de motricidade.

O novo LBX dispõe de tecnologias como a ‘Predictive Effcient Drive System’, que recorre aos dados do sistema de navegação para efetuar uma previsão do trânsito e da estrada para assim otimizar as condições de utilização do sistema híbrido, carregando-o ou descarregando-o em linha com as circunstâncias de condução.

Em termos de segurança, destaque para o conjunto Lexus Safety System+ com diversos sistemas para evitar ou minimizar as consequências de um possível acidente. Um deles é o alerta de abertura de portas que pode evitar acidentes com ciclistas ou outros veículos que se aproximem.

Com primeiras entregas previstas para março, a gama nacional será composta por níveis de equipamento base (no qual se incluem já as jantes de 17″, bancos em tecido e o ecrã multimédia de 9.8″), Elegant, Relax, Emotion e Cool (com acréscimo de derivação Cool+). Inicialmente, os preços arrancam nos 38.500€ para a versão Elegant, sendo que, alguns meses mais tarde, em junho, chegará a versão base LBX que terá um preço de 34.950€.

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