O LBX assume-se como a proposta mais recente da Lexus apontada aos europeus, para os quais o programa de desenvolvimento foi muito direcionado. Com efeito, o pequeno crossover foi inspirado na Europa e nas vontades e gostos dos europeus, sendo definido como um modelo de conquista para a Lexus. As ambições ficam patentes no desejo de obter 24 mil unidades vendidas já no primeiro ano.
Com efeito, o LBX é uma abordagem ao requinte e exclusividade estilística num segmento mais em conta para os condutores europeus, ambicionando chegar a três tipos de condutores: os que já são clientes fieis da marca, os que consideram a Lexus na sua ‘lista’ mas que nunca deram o passo de concretizar a aquisição e, por último, atrair novos clientes para o seu mundo.
Para tal, recorre àquilo que definem de essência concentrada da Lexus num automóvel de dimensões compactas – aliás, LBX é acrónimo para ‘Lexus Breakthrough Crossover’, ou seja, um modelo que quebra fronteiras, em sentido mais lato…
Este é mesmo um modelo que pretende também causar impacto no segmento dos SUV compactos, cuja relevância na Europa é cada vez maior, uma vez que não só há um número de clientes cada vez maior, como também as propostas das marcas vão crescendo em número.
Nova imagemO LBX inaugura também uma nova faceta estética para a Lexus, com uma imagem exterior que vem complementar o resto da gama SUV e apelar ao cliente mais casual. O grande destaque está para a reinterpretação da grelha, que deixa de ter o formato característico fusiforme, ao invés passando a ter uma grelha inferior de grandes dimensões em ‘A’.
Na traseira, os grupos óticos apresentam-se na horizontal, ligados entre si, com a placa de matrícula a passar para o para-choques. O tejadilho em tonalidade contrastante contribui para um visual mais dinâmico, o que também é sublinhado pelas jantes de grandes dimensões (até 18 polegadas) e pelas dimensões gerais, medindo 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1560 mm de altura.
Este novo SUV tem como base a plataforma GA-B ajustada especificamente para o mercado europeu, com a Lexus a ter alguma liberdade para efetuar ajustes no acerto das ligações ao solo e até no funcionamento do próprio sistema híbrido que dá corpo ao novo LBX.
Por dentro, a Lexus não renega os acabamentos premium (incluindo sustentáveis), apresentando ainda grande cuidado na conceção geral, inspirando-se na conhecida filosofia ‘omotenashi’, conceito japonês que simboliza o respeito e antecipação das necessidades dos ocupantes. Noutro conceito japonês, o cockpit ‘tazuna’ coloca os comandos e as informações na melhor posição possível para acessibilidade rápida e intuitiva.
A iluminação ambiente permite optar entre 64 tonalidades, ao passo que o equipamento de som da Mark Levinson é também digno de referência, com 13 altifalantes no sistema opcional. De série, o sistema de áudio do LBX é composto por seis altifalantes.
Outras funcionalidades interessantes do LBX são a chave digital com a possibilidade de a partilhar com cinco utilizadores, o sistema E-Latch para abrir as portas e o controlo de temperatura simples na consola central, logo abaixo do ecrã tátil. O sistema Lexus Climate Concierge permite regular a temperatura à medida de cada ocupante no habitáculo. Por fim, a bagageira conta com 402 litros e portão elétrico.
Sistema híbrido como escolha fundamental
Embora a plataforma seja partilhada com outros modelos, incluindo com o Toyota Yaris Cross, a Lexus trabalhou especificamente neste modelo, aumentando por exemplo a distância entre eixos para 2580 mm. A suspensão foi pensada para oferecer conforto e agilidade, diferenciando-se a solução escolhida: a versão de tração integral tem eixo traseiro multilink, enquanto a versão de tração dianteira tem barra de torsão atrás.
Tudo isto assente num novo transeixo mais compacto e mais leve, além de permitir ganhos na potência e na eficiência, com a unidade de controlo de potência a ser instalado diretamente por cima.
O LBX conta ainda com uma nova bateria bipolar NiMH com elevada densidade energética, permitindo maior entrega da potência e maior recarga, também, ajudando a melhorar as prestações.
Outra das chaves deste novo LBX será a possibilidade de contar com tração integral opcional E-Four que acrescenta um motor elétrico no eixo traseiro para assim transmitir energia a essas rodas. Compacto e eficaz, o sistema pode variar os níveis de potência entre os dois eixos de 100:0 ou 20:80, consoante as necessidades de motricidade.
Em termos de segurança, destaque para o conjunto Lexus Safety System+ com diversos sistemas para evitar ou minimizar as consequências de um possível acidente. Um deles é o alerta de abertura de portas que pode evitar acidentes com ciclistas ou outros veículos que se aproximem.
Com primeiras entregas previstas para março, a gama nacional será composta por níveis de equipamento base (no qual se incluem já as jantes de 17″, bancos em tecido e o ecrã multimédia de 9.8″), Elegant, Relax, Emotion e Cool (com acréscimo de derivação Cool+). Inicialmente, os preços arrancam nos 38.500€ para a versão Elegant, sendo que, alguns meses mais tarde, em junho, chegará a versão base LBX que terá um preço de 34.950€.
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