A Lexus revelou novos detalhes do LBX, um SUV compacto dedicado ao segmento premium na Europa, que será proposto apenas com motorização híbrida de 136 CV para assim procurar o seu quinhão de sucesso num mercado bastante concorrido do Velho Continente. Os primeiros modelos começam a ser entregues em março.

O Lexus mais compacto de sempre foi desenvolvido especificamente para a Europa e com os gostos dos condutores europeus em mente (o que sucedeu pela primeira vez), assumindo-se como um modelo marcante para a marca ao nível europeu, ao ampliar o potencial de novos clientes no segmento premium. Aliás, a própria denominação LBX aponta para isso mesmo, já que é o acrónimo para ‘Lexus Breakthrough Crossover’…

Os responsáveis da marca japonesa em Portugal indicam que a intenção é apelar a três tipos de clientes: aos atuais e que procuram algo mais compacto da Lexus, aos que conhecem e consideram a marca e àqueles que desconhecem, mas que podem vir a ser impactados pelo conceito visual e premium do LBX.

O estilo exterior segue o princípio ‘Resolute Look’ da Lexus, com a reinterpretação da grelha dianteira que é característica da marca japonesa, para um visual musculado e robusto, que atrás tem linhas mais arredondadas e placa de matrícula agora no para-choques. O LBX mede apenas 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1545 mm de altura, com 2580 mm de distância entre eixos, demonstrando dessa forma extremidades curtas à frente e atrás. As opções de jantes variam entre as 17 e as 18 polegadas, dependendo das versões de equipamento disponíveis. O spoiler traseiro reforça o aspeto robusto.

Trata-se, também, do primeiro Lexus produzido com base numa variação da plataforma global GA-B para modelos mais compactos, oferecendo baixo centro de gravidade, capacidade de arrumação nos diferentes componentes do módulo híbrido e estrutura altamente rígida. A marca indica ainda que é também o elemento fundamental para um carácter de condução mais divertida, prometendo agilidade em sintonia com conforto e refinamento.

A carroçaria foi fortalecida com adesivos estruturais e soldagem em pontos específicos, além da colocação estratégica de reforços para incrementar a rigidez geral, embora a Lexus tenha demonstrado igualmente a sua preocupação em manter o peso contido através da utilização de materiais ligeiros, como o alumínio (no capot) ou resina moldada (nas cavas das rodas traseiras, por exemplo).

Interior típico de qualidade

A bordo, a Lexus não faz concessões, apostando na tónica do acolhimento com qualidade dos ocupantes (a filosofia Omotenashi), com recurso a materiais de primeira linha e muitos componentes que dão uma ambiência mais tecnológica. Há revestimentos em couro, mas também a possibilidade de contar com um interior vegan com couro sintético nos bancos, volante e painéis das portas.

O conceito do cockpit baseia-se na ideia do ‘Tazuna’ que foi estreado para o NX, colocando os principais comandos e funções em redor do condutor para que tenha o mínimo de distrações. No LBX, o condutor tem direito a um novo painel de instrumentos digital de 12.3”, uma estreia na Lexus, sendo personalizável e variando as suas informações consoante o modo de condução.

Ao centro, está um ecrã tátil de 9.8” para o sistema Lexus Link Connect com ligação online e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto (este apenas por cabo). O sistema de Lexus conta ainda com navegação com base na ‘cloud’, oferecendo assim informações de trânsito em tempo real, além de assistente por voz que responde aos comandos dos passageiros dos bancos da frente.

A tecnologia de chave digital que permite destrancar e arrancar o carro apenas com o smartphone também está presente, bem como as atualizações remotas ‘over-the-air’ para os sistemas multimédia e de segurança. Parceira de longa data na conceção de sistemas de áudio, a Mark Levinson concebeu também um sistema premium opcional para o LBX, com 13 altifalantes especialmente colocados e um subwoofer. O compartimento de carga chega aos 332 litros.

Nova geração híbrida

O sistema híbrido deste LBX tem por base um motor 1.5 de três cilindros bastante compacto e melhorado em diversos aspetos, ao passo que muitos dos componentes híbridos foram revistos, incluindo a unidade de controlo de potência, com vista à melhoria da eficiência e redução do seu peso. Há também uma nova bateria de hidreto metálico de níquel (NiMH) que permite uma atuação melhorada do motor elétrico de tração (existe um outro motor elétrico que funciona como gerador/motor de arranque).

No total, o sistema debita 136 CV de potência e um binário máximo de 185 Nm, com a Lexus a prometer respostas muito melhoradas graças ao funcionamento do motor elétrico e também uma melhoria na eficiência, já que poderá cumprir mais tempo em modo 100% elétrico.

A marca garante também que a área do refinamento foi muito trabalhada para oferecer baixos níveis de vibrações e de ruído, sobretudo ao nível dos materiais de isolamento acústico.

Para a gama, a marca propõe vários níveis de equipamento, com a base LBX a dispor de itens como jantes de 17″, bancos em tecido e o ecrã multimédia de 9.8″, sendo esta uma versão que servirá de entrada com um preço de 34.950€. Porém, apenas chegará ao mercado nacional em junho de 2024, ou seja, cerca de três meses depois das primeiras versões de equipamento a chegarem ao mercado.

A gama compreende, então as versões LBX (base), Elegant, Emotion, Relax, Cool e Cool+, cada uma com as suas próprias especificidades em termos de equipamentos.

Quando chegar ao mercado, em março, enquanto não chegar a versão de base, os preços começam nos 38.500€ da versão Elegant, com a Emotion a ter um custo de 41.500€, a Relax 44.000€, a Cool 44.350€ e a Cool+ um total de 47.500€.

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