Um dos modelos mais importantes da Lexus no mercado europeu, o NX recebe uma nova geração que aposta na melhoria da sua eficiência com a introdução de um modelo híbrido plug-in pela primeira vez. Linhas mais agressivas e um interior muito mais moderno com novas tecnologias – incluindo um novo sistema multimédia – dão à marca nipónica uma dose reforçada de ambição para conquistar o mercado europeu.

Dono de uma estética em linha com a dos atuais modelos da Lexus, o novo NX assume-se como um elemento central na estratégia europeia da marca, com os seus responsáveis a não hesitarem mesmo em considerar este SUV no centro em redor do qual gravita o sucesso da companhia. A comprová-lo estão as mais de 170 mil unidades vendidas do modelo de última geração, lançado em 2014. A grande maioria foram novos clientes, pelo que a ambição com o novo NX é trazer ainda mais clientes de outras marcas para a Lexus.

Com base na plataforma GA-K que permite maior rigidez graças à utilização de aços de ultra-elevada resistência e alumínio, o novo NX tem 95% de peças completamente novas, comprovando igualmente o grande processo de transformação e desenvolvimento a que foi sujeito. Com essa plataforma, o novo NX beneficia também de um centro de gravidade mais baixo, além de melhor compactação de todos os componentes, especialmente os do sistema híbrido.

A marca mantém-se igualmente fiel ao princípio de distinção que a norteia desde há alguns anos, procurando agora uma ‘simplicidade alicerçada na tecnologia’, com linhas mais limpas em fusão com a tecnologia, não abdicando, ainda assim, da natural agressividade de design, patente na grelha dianteira tão característica, mas mais ampla e vertical. Com vias mais largas, o NX de nova geração é 20 mm mais longo, crescendo também a distância entre eixos em 30 mm, o que permite ganhar espaço a bordo. A largura cresceu outros 20 mm e a altura 5 mm. As jantes podem chegar às 20 polegadas de diâmetro.

Na traseira as superfícies revelam um estilo muito mais simples e ‘limpo’, com farolins em forma de ‘L’ com a assinatura da Lexus a ser sublinhada por uma barra de iluminação horizontal. Já o emblema da Lexus saiu de cena e passou a ter a palavra ‘Lexus’ ao centro da tampa da bagageira, refletindo uma tendência de mercado na atualidade. No desenho deste modelo houve uma grande preocupação com a eficiência aerodinâmica, atendendo a que a mesma determina igualmente consumos e emissões poluentes. Dessa forma, a carroçaria foi pensada neste aspeto, com uma cobertura inferior do motor com superfície semelhante à de uma bola de golfe a permitir que o fluxo de ar ‘viaje’ de forma mais desobstruída.

Ecrã tátil ‘despede’ touchpad

No interior, o NX é o primeiro modelo da marca a fazer uso do conceito ‘Tazuna’ para o cockpit, sendo a palavra japonesa para descrever o controlo do cavaleiro sobre o seu cavalo utilizando as rédeas focando-se assim no que é essencial. Mais uma referência ao mundo equestre por parte de uma marca automóvel, depois de também a Mazda recorrer ao ‘Jinba Ittai’ para ideia semelhante… A Lexus refere que procura assim ter uma sensação de ‘mãos no volante, olhos na estrada’.

Com efeito, o novo NX tem um interior bastante diferente, procurando conciliar os detalhes de luxo e de requinte com a funcionalidade, com o destaque a ser o novo ecrã central tátil que põe de parte o tantas vezes criticado touchpad, que deixará de constar nos modelos da Lexus. Há agora um novo volante com botões que podem ser personalizados com os comandos preferidos do condutor, além de uma indicação no sistema ‘head-up display’ que revela qual é o botão que está a ser pressionado para que o condutor não tenha de tirar os olhos da estrada.

O painel de instrumentos é também digital, fazendo em consonância com o ecrã central uma superfície curva, com os comandos centrais como o botão de arranque, alavanca da caixa e controlos do ar condicionado numa mesma área entre os bancos. De resto, mantém-se também a ideia ‘omotenhashi’ de bem receber, com materiais premium e detalhes de requinte, incluindo iluminação de 64 cores disponíveis para o interior. A bagageira tem acionamento elétrico.

Estreia com os plug-in

A Lexus faz a estreia no segmento dos híbridos plug-in, com o NX 450h+ a posicionar-se como o elemento de topo na gama, munindo-se de um sistema em quase tudo idêntico ao do Toyota RAV4 PHEV, mas com alguns acertos específicos para a Lexus. Esta versão tem 306 CV de potência combinada, com uma autonomia de 63 quilómetros em modo elétrico e emissões de CO2 abaixo dos 40 g/km.

Tirando partido dos mais de 15 anos de experiência em tecnologia híbrida, o novo NX 450h+ acelera a estratégia de eletrificação da Lexus, oferecendo uma versão para cada tipo de cliente. Combina motor 2.5 de ciclo Atkinson com dois motores elétricos, um por eixo, o que lhe permite oferecer tração integral eletrificada. Com uma bateria de iões de lítio de 18.1 kWh, espera uma autonomia de 63 quilómetros (velocidade máxima em modo elétrico de 135 km/h) e uma aceleração dos zero aos 100 km/h em pouco mais de seis segundos. O consumo ficará abaixo dos 3,0 l/100 km.

A marca garante que o novo NX mantém a elevada eficiência do sistema híbrido assim que a bateria chegar ao seu nível mais baixo, entrando assim em modo híbrido ‘autorecarregável’ que, afirma, é cerca de 20% melhor do que a dos seus rivais com dimensões semelhantes. A capacidade da bagageira é idêntica à da versão híbrida, não perdendo espaço pela adição de uma bateria maior.

Ainda no campo da eletrificação, o híbrido NX 350h conta com o sistema híbrido de quarta geração que consegue reduzir as emissões em 10% e aumentar a potência em 22% graças a melhorias significativas em todos os campos. A potência sobe 22% para 242 CV, garantindo uma aceleração dos zero aos 100 km/h cerca de 15% mais rápida para 7,7 segundos. Os consumos serão 10% mais baixos do que os da terceira geração. Pode rodar em modo 100% elétrico até aos 125 km/h e estará disponível com versões de tração dianteira e integral, ambas com uma capacidade de reboque até 1.5 toneladas.

Outros mercados, como o russo, terão direito a mecânicas convencionais a gasolina, como o motor 2.4 turbo do NX 350 com 279 CV e caixa automática de oito velocidades, com tração integral. Outra versão, a NX 250 terá um motor 2.5 atmosférico de 199 CV, assumindo o patamar de modelo de entrada nesses mesmos mercados. O motor tem uma eficiência energética acrescida, surgindo também com caixa automática e tração integral. partida, não deverão vir para a Europa Ocidental.
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De resto, a plataforma permite igualmente novidades na suspensão e direção para uma condução mais dinâmica e com melhor compromisso com o conforto dos ocupantes.

No capítulo da tecnologia, o NX recebe de série a terceira geração do sistema Lexus Safety System+ com novos sistemas de assistência à condução e de segurança. No seu conjunto, complementa mais 36% de cenários de colisão do que antes, com atenção a animais, objetos ou ciclistas.

As pré-reservas para o novo NX irão abrir no mercado nacional no último trimestre, mas apenas deverão começar a ser entregues no início de 2022.

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