A Maserati apresentou o segundo SUV da sua gama, o Grecale, que se junta ao Levante, mostrando um equilíbrio muito regrado entre desportividade e funcionalidade, a que não falta também uma vertente de arrojo para fora da estrada. Disponível inicialmente com motores de combustão, o novo Grecale terá também uma variante 100% elétrica sob a filosofia Folgore.

Após muita expectativa, a Maserati apresentou o seu novo membro da família SUV, o Grecale, que foi desenvolvido pela marca italiana em Modena e cuja produção terá lugar na fábrica de Cassino, igualmente em Itália.

Com um estilo assumidamente desportivo em formato compacto (não faltando alguns pontos de semelhança com o… Ford Puma), este novo modelo da Maserati destaca-se também por incorporar filosofia estreada no MC20. Na dianteira, o destaque vai para a grelha mais larga e baixa, enquanto o perfil sobressai pela fluidez e cavas das rodas musculadas, não faltando alguns elementos em fibra de carbono. Já a parte traseira recorre aos farolins em formato ‘boomerang’ inspirados pelo 3200 GT da Giugiaro, com linhas próximas às de um coupé.

No interior, a Maserati aposta numa visão moderna e tecnológica, mas sem retirar o tradicional relógio central da marca do ‘tridente’ (ainda que agora digital). Porém, a variedade de competências tecnológicas do Grecale é agora bastante ampla, com comandos por voz para interação com o veículo, a que se alia uma ‘limpeza’ refinada do habitáculo, quase totalmente desprovido de comandos físicos – as suas funcionalidades são assumidas por ecrãs e sistemas táteis.

Ao centro, para o sistema de infoentretenimento Maserati Intelligent Assistant (MIA), está um ecrã de 12.3”, o mais de sempre alguma vez equipado num Maserati, havendo mais um de 8.8” para outros controlos e um terceiro ecrã disponível para os ocupantes dos bancos traseiros.

Para garantir o requinte e o luxo associados à marca, está assegurada a utilização de materiais como madeira, fibra de carbono e couro em diversos pontos do interior e consoante o nível de equipamento escolhido.

Motorizações diversas

A gama de motorizações cobre praticamente todas as necessidades, com versões de combustão interna, híbrida e elétrica, estando esta última prevista para daqui a um ano. Será o primeiro SUV totalmente elétrico da história da marca.

Estão previstas três versões no lançamento: a GT contará com motor 2.0 de quatro cilindros em linha ‘mild hybrid’ capaz de debitar 300 CV, ao passo que a Modena recorre a esse mesmo motor de quatro cilindros em linha ‘mild hybrid’ para debitar 330 CV (ambos oferecem 450 Nm de binário máximo). No topo da gama estará o Trofeo, com recurso ao motor V6 de 3.0 litros e 530 CV que tem como base o ‘Nettuno’ estreado no MC20.

Para completar a gama, em 2023, chegará o Grecale Folgore com tecnologia elétrica de 400 V e detalhes visuais específicos desta versão, como as jantes ou a palete de cores.

Naturalmente, entre as motorizações do lançamento, será a Grecale Trofeo a apresentar os valores mais desportivos em termos de aceleração dos zero aos 100 km/h – 3,8 segundos – e de velocidade máxima – 285 km/h. Todas as versões estão associadas a uma caixa automática de oito velocidades fornecida pela ZF, contando ainda com tração integral.

Para modificar as sensações ao volante, o Grecale contará com um novo sistema de controlo de dinâmica Maserati Vehicle Dynamic Control Module (VDCM) e diferentes modos de condução: ‘Comfort’, ‘GT’, ‘Sport’, ‘Corsa’ (exclusivo do Trofeo) e ‘Off-Road’.

Na versão GT, mede 4846 mm de comprimento, 1670 mm de altura e 2163 de largura (com espelhos retrovisores), para uma distância entre eixos de 2901 mm.

Quanto a níveis de equipamento, o Grecale terá em destaque no lançamento uma versão especial PrimaSerie Launch Edition com diverso equipamento exclusivo.

Outra das particularidades deste modelo é o seu sistema de som Sonus faber 3D que na sua faceta de base disponibiliza um total de 14 altifalantes, podendo mesmo chegar aos 21 altifalantes na variante mais completa.

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