Novo Mercedes-Benz Classe B: Faceta desportiva reforçada

24/11/2018

Os tempos mudam e as vontades também. Atualmente, proliferam os SUV dos mais variados feitios: mais desportivos, mais confortáveis, mais versáteis ou mais urbanos. Fugindo à tendência, o novo Classe B mostra que os monovolumes podem reformular-se e continuar na berra. A nova geração deste Mercedes-Benz chega a Portugal em fevereiro, com preços ainda não definidos, mas com o modelo de entrada a apresentar um custo entre os 33.000 e os 35.000€ para o B 180 d.

O sucesso do Classe B é contado em vendas: no total das duas primeiras gerações, o Classe B registou mais de 1.5 milhões de unidades vendidas, o que atesta a validade de um conceito que, apesar da ascensão dos SUV, mantém intacta a sua apetência. Mas, como os tempos são outros e inco ao encontro de quem precisa de espaço e versatilidade com dimensões compactas e condução dinâmica, a Mercedes-Benz destaca a vertente mais desportiva deste modelo que também conta com as mais recentes tecnologias de segurança e de conectividade, como o sistema MBUX.

Esse é um dos pontos fortes deste novo Classe B, tirando partido de interface intuitiva e da capacidade de adaptação deste sistema que assenta em gráficos de alta resolução, comando de voz “Olá Mercedes”, ecrã tátil de série e recursos como a função de Realidade Aumentada MBUX (MBUX Augmented Reality) para ajudar à condução. Note-se que o sistema da marca está em constante evolução, com novas funcionalidades a surgirem ocasionalmente.

Conforto em família

No entanto, o Classe B assume como premissa a vida familiar em conforto. Assim, este novo Mercedes-Benz conta com uma distância entre eixos de 2729 mm, em contraponto com as extremidades muito curtas para uma impressão de visual mais compacta, algo ao que a linha de tejadilho ligeiramente rebaixada e as rodas com dimensões até 19 polegadas também ajudam.

O desenho, que lhe permite ostentar o título não oficial de ‘Classe B mais bonito’ foi apurado para ser desportivo em linha com as restantes gamas recentes da marca germânica, merecendo relevância o coeficiente aerodinâmico de 0,24 contra os 0,25 do modelo anterior.

Visualmente, há muitas semelhanças com o novo Classe A, o que não é de estranhar uma vez que fazem parte da mesma família. Os faróis de baixo perfil H7 e luzes diurnas de LED também merecem destaque. Na versão com faróis de LED ou superior, o Classe B vem com a sua própria ‘assinatura’ de luzes diurnas de condução, na forma de projetores duplos. Opcionalmente, estão disponíveis faróis Multibeam LED para aspeto mais desportivo e regulação eletrónica do feixe de luz, adaptando-os a cada situação de trânsito.

O interior segue os mesmos princípios já vistos em gamas como a do Classe A, com uma forte tónica na tecnologia. Para o condutor, que viaja sentado 90 mm mais alto do que no ‘meio-irmão’ A, há a possibilidade de contar com três versões diferentes de painel de instrumentos: com dois ecrãs de 7 polegadas (17,78 cm) de série, um ecrã de 7 polegadas e outro de 10,25 polegadas (26 cm) e versão Widescreen com dois ecrãs de 10,25 polegadas ao comprimento do tablier, bastante mais estilizado. Também há uma versão disponível com mostrador Head-up display, uma estreia no B. Tal como no Classe E ou S, a iluminação ambiente com 64 cores permite ajustes individuais, até mesmo para se adequar ao estado de espírito do condutor.

Os bancos oferecem uma posição sentada mais plana, bem como uma gama de ajuste maior, o que também aumenta o espaço máximo para a cabeça. Há também mais espaço na largura: com 1456 milímetros (mais 33 mm) e possibilidade de receber bancos climatizados e bancos multicontorno com função de massagem. Para viagens longas, existe tecnologia dos bancos Energizing, que consiste em bancos que oferecem suporte ortopédico benéfico nas mudanças de postura, fazendo regularmente pequenos ajustes no ângulo do assento e do encosto. Esta inovação está disponível para os bancos dianteiros em combinação com o sistema de regulação totalmente elétrico com função de memória.

Nos lugares traseiros, a abertura de entrada foi melhorada até ao túnel central, oferecendo um acesso mais fácil ao banco central. Os encostos dos bancos traseiros têm divisão 40:20:40 de série. Consoante a versão, a partir de meados de 2019, os bancos traseiros poderão ser movidos 14 centímetros em sentido longitudinal e o encosto poderá ser rebatido até uma posição mais inclinada, para variar a capacidade do compartimento de bagagem atrás dos assentos traseiros entre 455 e 705 litros.

Com o banco traseiro rebatido e a bagagem até ao tejadilho, o compartimento de carga, que é plano graças ao piso da bagageira ajustável, pode acomodar até 1540 litros atrás dos bancos dianteiros. A porta da bagageira Easy-Pack surge série, permitindo abrir ou fechar a porta traseira de forma automática, mediante o pressionar de um botão ou através de um movimento com pé, em combinação com o sistema Hands-Free Access de acesso mãos-livres (opcional).

Novo motor Diesel e caixa automática de oito velocidades

Todos os motores do novo Classe B cumprem os limites impostos pela norma Euro 6d-TEMP e procuram responder a uma ampla gama de necessidades dos condutores. Entre os turbodiesel, a nota dominante vai para as versões de 150 (200 d) e 190 CV (220 d) do motor de dois litros, com cárter de alumínio e processo de combustão com pistões de cabeça escalonada.

Graças ao sistema de pós-tratamento dos gases de escape com um catalisador SCR adicional colocado sob o piso, o Classe B é o primeiro modelo compacto da Mercedes-Benz a ter homologação conforme a norma Euro 6d, que será obrigatória para novos modelos apenas a 1 de Janeiro de 2020. Além desse, existe ainda o motor 1.5 de quatro cilindros (OM 608), já conhecido do Classe A, até 115 CV de potência e até 260 Nm de binário, que fará de entrada na gama na forma da sigla 180 d.

Preços (estimados)

B 180 d 7G-DCT: entre 33 e 35.000€

B 200 d 8G-DCT: entre 39 e 41.000€

B 220 d 8G-DCT: entre 45 e 47.000€

B 200 CM6: entre 33 e 35.000€

Este modelo também está disponível com dois motores a gasolina de quatro cilindros com cilindrada de 1.33 litros e potências de 135 e de 160 CV. As inovações incluem sistema de gestão dos cilindros (em combinação com caixa 7G-DCT), da cabeça de motor de formato delta e filtro de partículas de gasolina.

Inicialmente, o novo Classe B vai estar disponível em exclusivo com caixa de dupla embraiagem. Neste domínio, a novidade vai para a nova unidade 8G-DCT de oito velocidades, usada em combinação com o motor turbodiesel de maior cilindrada. Vão seguir-se outros motores novos, bem como modelos de tração integral 4MATIC. De série, o depósito de combustível oferece 43 litros, mas há um depósito opcional com 51 litros, consoante o motor.

Tecnologia de condução semiautónoma

O novo Classe B vem com sistemas de assistência de condução e, pela primeira vez, tem capacidade semiautónoma de condução em determinadas situações. Para isso, o veículo usa sistemas aprimorados de câmara e radar para antecipar o tráfego até 500 metros à sua frente, bem como dados cartográficos e de navegação para as funções de assistência. Por exemplo, o Assistente Ativo de Controlo da Distância DISTRONIC, como parte do pack de Assistência à Condução, consegue dar ao condutor suporte cartográfico em numerosas situações de condução e ajustar a velocidade de forma preditiva e conveniente, por exemplo, na aproximação às curvas, cruzamentos ou rotundas. Como parte do equipamento também se encontram, por exemplo, o Assistente Ativo de Travagem de Emergência e o Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem.

Além disso, o novo modelo germânico está equipado com o Assistente de Travagem Ativo de funcionalidades aumentadas que pode ajudar a atenuar as consequências de uma colisão na traseira de veículos parados ou em movimento lento – e agora até mesmo com peões ou ciclistas. Utilizando dados e inovações oriundas da investigação realizada a acidentes do mundo real, muitos dos componentes da carroçaria são feitos de aço de resistência elevada e ultraelevada, obtendo-se maior robustez com o menor peso possível

No que diz respeito à condução, a marca salienta o carácter mais dinâmico do chassis, sendo que, consoante a versão, estão disponíveis várias opções para a configuração básica, incluindo uma suspensão conforto rebaixada de série e uma suspensão com amortecimento adaptativo ativo, que permite ao condutor controlar a afinação dos amortecedores durante a condução, graças ao controlo Dynamic Select.

Todas as versões do novo Classe B têm suspensão dianteira de arquitetura McPherson, mas na traseira nem todos os B são iguais: isto porque os modelos equipados com motores menos potentes vêm com um eixo traseiro por barra de torção de configuração básica. Em combinação com as variantes de motor mais potentes ou se o cliente optar por um dos sistemas de suspensão opcionais, o veículo é equipado com um sofisticado eixo traseiro de quatro braços, fabricado extensivamente em alumínio para reduzir o peso não suspenso.

O início das vendas do novo Classe B será a 3 de dezembro de 2018, com entregas previstas para fevereiro de 2019.

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