Mantendo a postura robusta típica de um SUV, o novo GLC conta com detalhes específicos como as proteções inferiores cromadas, as barras do tejadilho e, opcionalmente, os estribos laterais para ajudar a subir ou a descer do veículo. Estes elementos ajudam assim a equilibrar os lados da elegância, desportividade e capacidades fora de estrada.
Visualmente, mantém-se o ar de família da Mercedes-Benz, com a grelha de maiores dimensões e as pequenas estrelas cromadas no seu interior para um padrão mais requintado ou com as lâminas pretas verticais, combinando-se com os faróis mais amendoados, os quais podem contar com a tecnologia opcional Digital Light para assinatura luminosa diferente. A grelha na versão Avantgarde tem um contorno cromado de série. A traseira segue os mesmos princípios de robustez, com farolins esguios e horizontais que oferecem uma sensação de largura maior, havendo também revestimentos inferiores no para-choques a simular uma proteção para fora de estrada.
O chassis foi revisto para oferecer uma experiência de condução simultaneamente dinâmica e confortável, com uma nova suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão independente multibraços atrás. A suspensão de série foi concebida já para equilíbrio entre agilidade, precisão e conforto, mas a marca disponibiliza ainda nos opcionais o sistema Airmatic de amortecimento pneumático com ajuste variável.
Entre os opcionais do novo GLC está também o sistema de direção no eixo traseiro (até 4.5 graus) para um maior ângulo de viragem, que se combina com uma rácio mais direto da direção no eixo dianteiro, o que lhe vale um raio de viragem de 11 metros.
Todo o trabalho aerodinâmico efetuado na carroçaria do GLC traduz também uma redução do atrito e do arrasto, com um valor de 0.29 Cd, numa melhoria de 0.2 face ao anterior modelo, tornando-se assim mais eficiente.O interior combina a fórmula de modernidade, luxo e desportividade que são característicos da Mercedes-Benz, com o tablier a dividir-se horizontalmente em duas secções, compostas por revestimentos requintados e um ecrã do sistema de infoentretenimento MBUX que aparenta flutuar sobre o tablier. Sobre a tecnologia, o GLC recorre à mais recente evolução do sistema MBUX com dois ecrãs de grandes dimensões – um para a instrumentação e outro para o infoentretenimento –, com navegação de série, assistente por voz (com possibilidade de aprendizagem) e funcionalidade MBUX Smart Home, que se liga aos utensílios de casa de forma inteligente, interagindo com alguns dispositivos remotamente.
Entre as novidades do MBUX está o facto de integrar as principais plataformas de streaming e também a possibilidade de ouvir as notícias selecionadas por preferência pessoal do condutor, enquanto conduz. Para quem gosta de música, a Mercedes-Benz disponibiliza um sistema áudio opcional da Burmester com 15 altifalantes e 710 W.
Nota ainda para o trabalho feito nos revestimentos interiores e na insonorização, com a Mercedes-Benz a adiantar que o interior do GLC está agora muito mais silencioso.
Melhor fora de estrada e mais eletrificado
Por outro lado, o novo GLC foi desenvolvido para ser utilizado em modo híbrido, estabelecendo assim novos padrões para a eficiência. A gama é composta por motores de quatro cilindros a gasolina e Diesel combinados com motor elétrico: quatro das versões são mild-hybrid de 48 V com um motor de arranque/gerador de segunda geração. Outros três modelos são híbridos plug-in, com potências até aos 381 CV e binário até aos 750 Nm. Todas as versões híbridas de ligar à tomada apresentam mais de 100 quilómetros de autonomia em ciclo combinado WLTP.
O modelo apresenta ainda os mais recentes sistemas de assistência à condução, incluindo o cruise control adaptativo Distronic, assistente de direção ativa, leitor de sinais de trânsito e assistente de estacionamento com câmara de 360 graus. Entre os pontos altos tecnológicos, o sistema Digital Light, que já foi apresentado noutros modelos de topo da Mercedes-Benz, chega agora ao GLC, sendo capaz de projetar símbolos de aviso no piso ou marcações auxiliares quando as mesmas não existem, por exemplo, em locais de obras, demonstrando a largura do veículo e por onde deverá passar.
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