Totalmente elétrico, o novo EQS é apresentado pela Mercedes-Benz como o momento de viragem para a marca. Afigurando-se como um ‘alter ego’ do Classe S, o EQS recorre aos mesmos critérios de luxo e de requinte dessa berlina, mas com uma arquitetura totalmente elétrica e tecnologia de ponta que lhe permitirá, por exemplo, conduzir-se sozinho em autoestrada com condução autónoma de Nível 3. Com uma bateria de nova geração, a sua autonomia pode chegar aos 770 quilómetros.

Poder-se-á dizer que a Mercedes-Benz não poupou esforços na definição deste seu novo elétrico como o corolário da experiência de luxo em formato elétrico. Sendo o primeiro automóvel da companhia a ser produzido de raiz com fundamento elétrico numa plataforma modular para os executivos elétricos, o novo EQS promete uma conjugação de funcionalidades capaz de impressionar condutor e ocupantes. Ola Källenius não se escusou mesmo a referir-se a este modelo como “um verdadeiro ponto de viragem na marca, sendo o resultado do esforço de muita gente da nossa equipa que trabalhou arduamente para fazer deste automóvel uma realidade”.

Este é apenas um dos pilares traçados pela marca com o seu programa Ambition 2039, com o qual espera obter uma frota completamente neutra em carbono dentro de 20 anos.

Visualmente, o EQS prima pela ‘limpeza’ nas suas linhas, com um trabalho meticuloso na eficiência aerodinâmica que lhe vale mesmo o epíteto de automóvel de produção em série mais aerodinâmico do mundo com apenas 0.20 Cx de coeficiente de arrasto. Ou seja, as suas linhas foram pensadas sobretudo para não interferirem com o propósito de uma autonomia mais estendida.

A recuperação energética promete ser ainda determinante nesse fator, podendo recuperar até 290 kW apenas com o sistema de regeneração de energia cinética. A desaceleração automática é acionada igualmente caso o veículo detete outro modelo adiante, em proximidade, numa tecnologia de recuperação inteligente de energia que já se pode encontrar nos híbridos plug-in da marca atualmente e nos seus elétricos. No EQS são ainda utilizados dados da topografia e do sistema de navegação para ajudar na eficiência energética. O condutor poderá selecionar manualmente o nível de recuperação, tendo três níveis à sua disposição (quatro se se considerar o modo que desativa o propósito de retenção): D, D- e D–.

Um dos destaques estéticos está na opção de desenho da secção dianteira, com uma unidade designada de ‘Painel Preto’, com os faróis, ligados por uma faixa de luz, e a grelha do radiador em preto a formarem a face distintiva do modelo. Mas, noutro retoque de exclusividade, está disponível opcionalmente um padrão de estrela tridimensional. Este designado padrão Mercedes-Benz está disponível em conjunto com a linha de equipamento AMG Line Exterior ou Electric Art Exterior.

Potência sem ruído

Os primeiros modelos no mercado serão o EQS 450+ com 245 kW (329 CV) de potência e 568 Nm de binário e o EQS 480 4MATIC com 385 kW (516 CV) de potência e 855 Nm de binário máximo, com o primeiro a dispor de tração traseira e o segundo de tração integral 4MATIC. A bateria de iões de lítio de 107.8 kWh que congrega os mais recentes avanços da marca na sua conceção, permitirá uma autonomia até 770 quilómetros de acordo com o mais exigente ciclo WLTP. A marca revela ainda que haverá uma bateria de 90 kWh, mas não revelou detalhes dessa unidade.

O EQS estreia uma gama de baterias de nova conceção com uma maior densidade energética, com a maior das duas baterias a dispor de uma capacidade utilizável de 107.8 kWh, cerca de mais 26% do que o EQC 400 4MATIC. Um dos pontos de destaque deste componente é o facto de todo o seu software de gestão ter sido desenvolvido internamente com vista às necessidades de eficiência e fiabilidade, permitindo ainda atualizações posteriores ‘over-the-air’.

O modelo de entrada acelera dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos, enquanto o mais potente cumpre o mesmo exercício em bem mais desportivos 4,3 segundos, com velocidades máximas de 210 km/h em ambos os casos. Ainda assim, está já garantida a criação de uma versão mais desportiva com uma potência de 560 kW (751 CV), não havendo muitos detalhes sobre a mesma.

Graças à sua arquitetura elétrica de nova geração, o EQS permitirá carregamentos ultrarrápidos de até 200 kW em DC, bastando 15 minutos ligado à tomada para recuperar até 300 quilómetros (WLTP). O carregador de bordo de série é de 11 kW, podendo receber um de 22 kW opcionalmente. Assim, no caso de ligação AC a uma ‘wallbox’ de 11 kW o tempo de carregamento completo é de 10 horas, baixando para as cinco horas no caso de uma ‘wallbox’ de 22 kW. Nalguns países, como no Japão, o EQS terá ainda a função de energia bidirecional, oferecendo a sua energia à rede doméstica em caso de falha ou de pico no consumo energético, ajudando dessa forma a equilibrar a rede.

Na sua estratégia de sustentabilidade, a Mercedes-Benz garante que a corrente de carregamento fornecida pelo Mercedes me Charge é obtida através de energia de fontes renováveis, num processo a que deu o nome de carregamento verde. O EQS estreia ainda processo de carregamento simplificado com o serviço Plug & Charge, que permite carregar o automóvel com este a fazer ‘as contas’ de forma automática. Com a IONITY Unlimited, todos os clientes europeus do Mercedes me Charge podem utilizar a rede de postos de carregamento rápido gratuitamente durante um ano.

Em termos técnicos, é oferecido, tal como sucede no Classe S, o sistema de direção do eixo traseiro, embora aqui seja de série, com um ângulo da direção de até 4.5°. Em alternativa, a direção do eixo traseiro com um ângulo da direção de até 10° pode ser encomendada ou subsequentemente ativada através de uma atualização remota de software. Isto permite um diâmetro de viragem de 10.9 metros para o EQS, que mede mais de cinco metros de comprimento (5126 mm).

Interior espaçoso e futurista

A bordo, o novo EQS dá mais um passo no processo de digitalização e funcionalidade, valendo-se da nova plataforma e da melhor arrumação de componentes para oferecer aquele que garante ser o habitáculo mais espaçoso da sua classe. Além disso, evolui o conceito de infoentretenimento com o novo sistema MBUX Hyperscreen (opcional), que atravessa quase todo o tablier na horizontal com uma superfície de 141 cm.

Ao todo, três ecrãs são agrupados sob uma grande cobertura de vidro, parecendo fundir-se num único para um visual mais refinado e tecnológico. O passageiro recebe conta também com um ecrã de 12.3 com tecnologia OLED para ter acesso ao seu próprio centro de entretenimento. Para garantir que o condutor não cai na tentação de se distrair da sua função, uma câmara inteligente orientada para o condutor – que deteta também a fadiga, por exemplo – avalia se o condutor está a olhar para o dito ecrã do passageiro. Se tal for detetado, o ecrã é imediatamente escurecido.

Recorrendo a tecnologia de software adaptativo, o sistema MBUX pode oferecer sugestões personalizadas ao utilizador. Sob o conceito de ‘camada zero’, as aplicações mais importantes estão posicionadas sempre em posição de destaque no campo de visão, de acordo com a situação e com o contexto. A bordo, as funcionalidades de luxo e de assistência aos ocupantes, como os bancos com massagem, reclinação elétrica, ventilação e aquecimento, estão disponíveis. De série, oferece configuração semelhante de ecrãs MBUX do Classe S.

Em termos de tecnologia de segurança, o EQS propõe uma leva de novos sistemas, destacando-se alguns elementos de especial relevo, como o de deteção de micro-sono, ou seja, com a câmara orientada para o condutor a detetar os movimentos das pálpebras para detetar sinais de fadiga e de sonolência associada (apenas em associação com o MBUX Hyperscreen, que será posicionado como a oferta tecnológica de topo). Além desse, o sistema de condução autónoma, que se prevê que esteja disponível a partir de 2022, dará a possibilidade ao condutor de delegar no automóvel a responsabilidade de se conduzir em autoestrada, atingindo o Nível 3 de automação na condução.

O sistema de iluminação Digital Light, com tecnologia Full LED adaptativa e capaz de usar 1.3 milhões de microespelhos refletores por cada farol, está igualmente presente, oferecendo dessa forma uma segurança adicional na condução noturna.

 

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