A nova geração do Mitsubishi ASX terá motorizações especificamente pensadas para o mercado europeu, com propostas convencionais (exclusivamente de combustão) e híbridas a pensar numa maior eficiência. O novo SUV compacto da marca japonesa será revelado mundialmente a 22 de setembro, estando as vendas agendadas para a primavera de 2023.

Desenvolvido com especial atenção para o mercado europeu, o novo ASX tirará partido das sinergias da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, assumindo-se como um dos esteios da renovação da marca dos ‘três diamantes’ no velho continente. O novo ASX terá por base a plataforma CMF-B, desenvolvida pela aliança para os modelos de nova geração, e será produzido na fábrica da Renault em Valladolid (Espanha).

O motor de entrada na gama será um bloco sobrealimentado de 1.0 litro a gasolina e três cilindros, com injeção multiponto, que estará disponível com uma caixa de velocidades manual de seis velocidades. Designado 1.0 MPI-T, debita 91 CV de potência, com emissões de CO2 situadas entre 132 e 136 g/km.

Para os clientes que valorizam mais as elevadas prestações, estará disponível uma unidade 1.3 de quatro cilindros turbo com injeção direta (1.3 DI-T), com opções de transmissão manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT). Na variante com caixa manual, esta motorização apresenta uma potência máxima de 140 CV e emissões de CO2 entre 130 e 134 g/km. Com a transmissão automática, o 1.3 é oferecido numa versão de 158 CV de potência máxima, para emissões de CO2 entre 131 e 137 g/km.

O ASX de segunda geração será o primeiro modelo da Mitsubishi a ser lançado na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido (Hybrid Eletric Vehicle, HEV), conjugando um motor de combustão de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos, alimentado por uma bateria de 1.3 kWh. A potência máxima atinge 145 CV, enquanto as emissões de CO2 se situam entre 107 e 113 g/km.

O topo de gama será a versão híbrida plug-in (PHEV), que inclui um motor de 1.6 litros a gasolina combinado com dois motores elétricos e uma bateria de 10.5 kWh. Esta versão terá uma potência máxima 160 CV, recorrendo igualmente a uma transmissão automática. As emissões de CO2 situam-se entre 30 e 31 g/km.
Imagem conceptual do novo ASX, previsto para a primavera de 2023

Todas as motorizações estarão disponíveis no momento do lançamento do modelo, embora o conjunto de versões disponíveis possa variar em função do mercado.

Referindo-se sobre este novo modelos, o Presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, Frank Krol, explicou que “a nova geração do ASX será um produto extremamente competitivo, que beneficia de uma gama de motorizações também elas muito competitivas. As necessidades dos clientes do segmento B-SUV europeu são, de um modo geral, muito diversas, pelo que é importante que a nossa oferta de produtos responda a essa realidade”.

Ou seja, o ASX terá gamas adaptadas a cada país, sendo de esperar que a eletrificação assuma preponderância nuns mercados em detrimento de outros.