O impacto do Mustang vai muito além dos mais de dez milhões de automóveis vendidos nos seus 58 anos de produção contínua. O seu legado persiste nos milhares de aparições em filmes, televisão, música e videojogos e é o veículo mais apreciado do mundo no Facebook. A sua presença tornou-se ainda mais significativa desde que o modelo passou a ser comercializado noutros mercados que não apenas o americano. Desde que o último Mustang foi introduzido em 2014, tornou-se no coupé desportivo mais vendido a nível mundial todos os anos desde então.
Apresentando já nas versões coupé e descapotável, o desenho do novo Mustang foi evoluído, mas sem romper profundamente com a geração anterior, mas ostentando melhorias e progressos noutras áreas, como no software dinâmico e de infoentretenimento, nas afinação e na melhoria do motor V8 de 5.0 litros que vai já na sua quarta geração, para uma resposta e desempenho superiores.
Design com inspiração no passado
O exterior está subtilmente inspirado noutras gerações passadas do Mustang, embora apresente uma nova imagem atualizada em termos de design, enquanto permite uma maior personalização. A sétima geração demarca-se pela linha baixa e horizontal do capot, dispondo ainda de faróis com tecnologia LED, mas cujo desenho é influenciado pelo modelo original da década de 1960, preocupando-se ao mesmo tempo com a proteção dos peões. O vão traseiro reduzido é também fiel às proporções autênticas da primeira geração, enquanto os guarda-lamas traseiros alargados destacam a potência sobre as rodas.
Já atrás, um módulo com um spoiler alargado aloja uma nova iluminação com assinatura de três barras e um difusor redesenhado, para um melhor equilíbrio aerodinâmico.Pela primeira vez, cada derivativo da novíssima gama Mustang incorpora a sua própria secção dianteira, permitindo aos clientes escolher o visual que melhor se adapta às suas próprias personalidades. O GT, coração da marca Mustang, apresenta aberturas de grelha maiores, concebidas para permitir um maior fluxo de ar, refletindo o aumento de potência e desempenho. A aerodinâmica do veículo é ainda mais otimizada com a adição de novas aberturas no capot e de um difusor frontal redesenhado.
O Mustang descapotável continua o seu legado de oferecer a máxima liberdade ao ar livre, bastando pressionar uma tecla no habitáculo para ativar a colocação do tejadilho de tecido totalmente forrado e isolado. O design compacto do tejadilho e a suspensão traseira independente também contribuem para um espaço de bagagem substancial que pode acomodar até dois sacos de golfe.
Sob o capot, uma nova cobertura do motor, uma barra preta que une as torres da suspensão, um novo design dos símbolos e cablagens, linhas de combustível e de travagem, contribuem para uma melhor estética em torno do coração do Mustang. Iluminação animada de boas-vindas e ecrãs de boas-vindas exclusivos do Mustang também saúdam o cliente na aproximação ao automóvel.
O novíssimo Mustang é apresentado com 12 opções de cor, incluindo três novos tons – Blue Ember, Vapor Blue e Yellow Splash. Os clientes podem também escolher entre pinças de travão Brembo em Preto ou Vermelho, ambas com o logótipo Mustang, bem como uma escolha de dois novos designs para as jantes de liga leve de 19 polegadas.
No interior, a marca americana destaca o cockpit “tecnologicamente mais avançado e centrado no condutor de qualquer Mustang até à data”, dispondo agora de um painel de instrumentos digital de 12.4 polegadas, que pode ser personalizado para exibir diferentes estilos, personalizáveis e dependentes do modo de condução, havendo uma apresentação clássica a fazer lembrar os painéis analógicos de outras épocas.
O ecrã central de 13.2 polegadas é o centro do sistema SYNC 4, estando ligeiramente orientado na direção do condutor. A Ford optou ainda por uma tonalidade em cobre e cores escuras para o interior, assemelhando-se ao do SUV Mustang Mach-E.
Ao escolher as configurações personalizadas do modo de condução, é exibida uma visualização da configuração do automóvel no ecrã central utilizando o software Unreal Engine 3D, um motor de jogos de computador que produz renderizações em tempo real. Ao interagir com o ecrã tátil, as configurações do veículo podem ser ajustadas, deslizando o gráfico para rodar o automóvel virtualmente.
As versões superiores em termos de gama beneficiam de uma escolha de costuras coloridas para o volante e de um padrão único de perfuração do forro em toda a consola central, complementado por uma faixa decorativa assimétrica e colorida nos cintos de segurança. A consola central incorpora também uma zona de carregamento sem fios para telemóvel graças ao espaço adicional concedido ao mover mais funções para o ecrã tátil.
O mais recente sistema SYNC 4 da Ford é totalmente compatível com Apple CarPlay e Android Auto, integrando-se com a aplicação FordPass, dispondo ainda de capacidade de atualização sem fios Ford Power-Up.
Nota ainda para o sistema de som Bang & Olufsen opcional regista 12 altifalantes e um subwoofer, incluindo a utilização da tecnologia Ford Electronic Sound Enhancement para amplificar os sons do motor diretamente para o habitáculo.
Atlético e focado no máximo desempenho
Com efeito, o novo Mustang GT com motor V8 apresenta um novo sistema de admissão de ar com uma dupla entrada de ar e uma borboleta de admissão de corpo duplo, minimizando as perdas por indução e permitindo taxas de fluxo mais elevadas.
Porém, ainda não se conhecem os dados técnicos concretos para esta versão, nem os referentes ao vindouro modelo com motor 2.3 EcoBoost, o qual também irá transitar para o mercado europeu a partir da geração anterior.
Focando-se no GT, então, este terá até seis modos de condução interativos e personalizáveis que otimizam as capacidades de desempenho através de uma variedade de condições de condução: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track e uma configuração personalizável com múltiplos perfis disponíveis, adaptados às preferências individuais do condutor.
A função “rev-matching”, que mantém as rotações do motor quando a embraiagem é acionada para reter o binário de pico entre passagens manuais de relação de caixa, é proposta de série no GT, o qual está equipado com caixa automática de dez velocidades ou manual de seis velocidades. Nesta versão, o Pack Performance, de série, inclui jantes de liga leve de 19 polegadas, um diferencial desportivo de deslizamento limitado para maior tração, travões Brembo de 19 polegadas e um sistema de escape ativo que proporciona sons de motor ajustáveis para se adequar ao cenário de condução.
A suspensão ativa MagneRide opcional monitoriza as condições do piso cerca de mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para combinar a resistência do amortecimento com as condições da estrada. A direção conta também com uma relação mais rápida que melhora a dinâmica em curva.
O novo desportivo da marca americana terá ainda à sua disposição o mais recente conjunto de tecnologias de segurança disponíveis, como o sistema de Reconhecimento de Sinais de Velocidade, Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, Assistente de manutenção no centro da faixa de rodagem, Assistente Evasivo de Direção e Assistente de Travagem em marcha-atrás. Outra funcionalidade nova é a Mitigação Ativa de Buracos na Estrada, que monitoriza continuamente a suspensão, a carroçaria, a direção e os inputs de travagem e ajusta a resposta da suspensão em conformidade. A função Serviços de Veículos Roubados do pacote FordPass, que fornece apoio 24 horas por dia em caso de roubo, é outra novidade para o Mustang.
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