A Ford revelou o novo Mustang que se caracteriza pelo design desportivo evoluído e pelo reforço da vertente tecnológica com cockpit digital, novo sistema de infoentretenimento e a manutenção do motor V8 a gasolina (a par do 2.3 EcoBoost), demonstrando fidelidade aos motores de combustão sem menção -ainda – a qualquer espécie de eletrificação, mesmo que parcial.

O impacto do Mustang vai muito além dos mais de dez milhões de automóveis vendidos nos seus 58 anos de produção contínua. O seu legado persiste nos milhares de aparições em filmes, televisão, música e videojogos e é o veículo mais apreciado do mundo no Facebook. A sua presença tornou-se ainda mais significativa desde que o modelo passou a ser comercializado noutros mercados que não apenas o americano. Desde que o último Mustang foi introduzido em 2014, tornou-se no coupé desportivo mais vendido a nível mundial todos os anos desde então.

Apresentando já nas versões coupé e descapotável, o desenho do novo Mustang foi evoluído, mas sem romper profundamente com a geração anterior, mas ostentando melhorias e progressos noutras áreas, como no software dinâmico e de infoentretenimento, nas afinação e na melhoria do motor V8 de 5.0 litros que vai já na sua quarta geração, para uma resposta e desempenho superiores.

Design com inspiração no passado

O exterior está subtilmente inspirado noutras gerações passadas do Mustang, embora apresente uma nova imagem atualizada em termos de design, enquanto permite uma maior personalização. A sétima geração demarca-se pela linha baixa e horizontal do capot, dispondo ainda de faróis com tecnologia LED, mas cujo desenho é influenciado pelo modelo original da década de 1960, preocupando-se ao mesmo tempo com a proteção dos peões. O vão traseiro reduzido é também fiel às proporções autênticas da primeira geração, enquanto os guarda-lamas traseiros alargados destacam a potência sobre as rodas.

Já atrás, um módulo com um spoiler alargado aloja uma nova iluminação com assinatura de três barras e um difusor redesenhado, para um melhor equilíbrio aerodinâmico.

Pela primeira vez, cada derivativo da novíssima gama Mustang incorpora a sua própria secção dianteira, permitindo aos clientes escolher o visual que melhor se adapta às suas próprias personalidades. O GT, coração da marca Mustang, apresenta aberturas de grelha maiores, concebidas para permitir um maior fluxo de ar, refletindo o aumento de potência e desempenho. A aerodinâmica do veículo é ainda mais otimizada com a adição de novas aberturas no capot e de um difusor frontal redesenhado.

O Mustang descapotável continua o seu legado de oferecer a máxima liberdade ao ar livre, bastando pressionar uma tecla no habitáculo para ativar a colocação do tejadilho de tecido totalmente forrado e isolado. O design compacto do tejadilho e a suspensão traseira independente também contribuem para um espaço de bagagem substancial que pode acomodar até dois sacos de golfe.

Sob o capot, uma nova cobertura do motor, uma barra preta que une as torres da suspensão, um novo design dos símbolos e cablagens, linhas de combustível e de travagem, contribuem para uma melhor estética em torno do coração do Mustang. Iluminação animada de boas-vindas e ecrãs de boas-vindas exclusivos do Mustang também saúdam o cliente na aproximação ao automóvel.

O novíssimo Mustang é apresentado com 12 opções de cor, incluindo três novos tons – Blue Ember, Vapor Blue e Yellow Splash. Os clientes podem também escolher entre pinças de travão Brembo em Preto ou Vermelho, ambas com o logótipo Mustang, bem como uma escolha de dois novos designs para as jantes de liga leve de 19 polegadas.

Cockpit mais imersivo

No interior, a marca americana destaca o cockpit “tecnologicamente mais avançado e centrado no condutor de qualquer Mustang até à data”, dispondo agora de um painel de instrumentos digital de 12.4 polegadas, que pode ser personalizado para exibir diferentes estilos, personalizáveis e dependentes do modo de condução, havendo uma apresentação clássica a fazer lembrar os painéis analógicos de outras épocas.

O ecrã central de 13.2 polegadas é o centro do sistema SYNC 4, estando ligeiramente orientado na direção do condutor. A Ford optou ainda por uma tonalidade em cobre e cores escuras para o interior, assemelhando-se ao do SUV Mustang Mach-E.

Ao escolher as configurações personalizadas do modo de condução, é exibida uma visualização da configuração do automóvel no ecrã central utilizando o software Unreal Engine 3D, um motor de jogos de computador que produz renderizações em tempo real. Ao interagir com o ecrã tátil, as configurações do veículo podem ser ajustadas, deslizando o gráfico para rodar o automóvel virtualmente.

De resto, o Mustang apresenta bancos de couro e plásticos de toque suave através do painel de instrumentos e forros de porta, com um volante completamente em couro.

As versões superiores em termos de gama beneficiam de uma escolha de costuras coloridas para o volante e de um padrão único de perfuração do forro em toda a consola central, complementado por uma faixa decorativa assimétrica e colorida nos cintos de segurança. A consola central incorpora também uma zona de carregamento sem fios para telemóvel graças ao espaço adicional concedido ao mover mais funções para o ecrã tátil.

O mais recente sistema SYNC 4 da Ford é totalmente compatível com Apple CarPlay e Android Auto, integrando-se com a aplicação FordPass, dispondo ainda de capacidade de atualização sem fios Ford Power-Up.

Nota ainda para o sistema de som Bang & Olufsen opcional regista 12 altifalantes e um subwoofer, incluindo a utilização da tecnologia Ford Electronic Sound Enhancement para amplificar os sons do motor diretamente para o habitáculo.

Atlético e focado no máximo desempenho

“Este é o Mustang mais atlético e que mais confiança inspira ao condutor de sempre”, disse Ed Krenz, engenheiro chefe do Mustang. “Quer se conduza com uma transmissão automática ou manual, graças aos modos de condução combinados com um motor minuciosamente afinado, suspensão e comandos de direção, somos agora capazes de dar aos condutores o máximo desempenho em qualquer lugar, desde as suas estradas favoritas até à sua pista local”, complementa.

Com efeito, o novo Mustang GT com motor V8 apresenta um novo sistema de admissão de ar com uma dupla entrada de ar e uma borboleta de admissão de corpo duplo, minimizando as perdas por indução e permitindo taxas de fluxo mais elevadas.

Porém, ainda não se conhecem os dados técnicos concretos para esta versão, nem os referentes ao vindouro modelo com motor 2.3 EcoBoost, o qual também irá transitar para o mercado europeu a partir da geração anterior.

Focando-se no GT, então, este terá até seis modos de condução interativos e personalizáveis que otimizam as capacidades de desempenho através de uma variedade de condições de condução: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track e uma configuração personalizável com múltiplos perfis disponíveis, adaptados às preferências individuais do condutor.

A função “rev-matching”, que mantém as rotações do motor quando a embraiagem é acionada para reter o binário de pico entre passagens manuais de relação de caixa, é proposta de série no GT, o qual está equipado com caixa automática de dez velocidades ou manual de seis velocidades. Nesta versão, o Pack Performance, de série, inclui jantes de liga leve de 19 polegadas, um diferencial desportivo de deslizamento limitado para maior tração, travões Brembo de 19 polegadas e um sistema de escape ativo que proporciona sons de motor ajustáveis para se adequar ao cenário de condução.

A suspensão ativa MagneRide opcional monitoriza as condições do piso cerca de mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para combinar a resistência do amortecimento com as condições da estrada. A direção conta também com uma relação mais rápida que melhora a dinâmica em curva.

O novo desportivo da marca americana terá ainda à sua disposição o mais recente conjunto de tecnologias de segurança disponíveis, como o sistema de Reconhecimento de Sinais de Velocidade, Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, Assistente de manutenção no centro da faixa de rodagem, Assistente Evasivo de Direção e Assistente de Travagem em marcha-atrás. Outra funcionalidade nova é a Mitigação Ativa de Buracos na Estrada, que monitoriza continuamente a suspensão, a carroçaria, a direção e os inputs de travagem e ajusta a resposta da suspensão em conformidade. A função Serviços de Veículos Roubados do pacote FordPass, que fornece apoio 24 horas por dia em caso de roubo, é outra novidade para o Mustang.

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