Num corte radical com o passado, o Nissan Micra transfigurou-se por completo, surgindo melhorado em todos os aspetos face ao modelo anterior. Para que não restem dúvidas: este Micra é considerado pela marca nipónica como o melhor de sempre e tem como objetivo agradar aos europeus. O novo modelo chega ao mercado nacional em março (encomendas já abertas) com um preço de entrada de 15.400 euros na versão 0.9 IG-T de 90 CV no nível Visia+.

O primeiro choque é visual: o Micra tem agora um aspeto de ‘micro-machine’, ou seja, os antigos carrinhos pequenos de aspeto radical e agressivo que faziam as delícias das crianças há alguns anos. A intenção foi assumir um risco em termos de imagem, oferecendo um modelo de linhas agressivas, mas naturalmente com traços identificativos da Nissan, como são os casos da grelha dianteira em ‘V’ ou os faróis com a temática do ‘boomerang’, tanto à frente como atrás. Os faróis de halogénio são equipamento de fábrica em todas as versões, com a iluminação LED completa disponível como opção.

Koji Nagano, ou Nagano-San, como foi apelidado durante a apresentação, garantiu que houve uma preocupação de afastar o novo Micra de uma perceção de carro apenas para o público feminino, visando assim uma franja mais alargada de potenciais clientes. A ideia foi bem-sucedida, já que este novo modelo tem linhas expressivas associadas também a uma noção de maior qualidade percebida.

O mesmo se aplica no interior, onde existiu uma preocupação na melhoria da qualidade dos materiais. Acaba por ser esse um dos elementos de destaque do mais recente Micra, com revestimentos macios na parte superior do tablier e construção à prova de reparos numa apreciação inicial. A posição de condução é bastante satisfatória e a ergonomia dos comandos é igualmente muito competente, com o ecrã tátil a dominar a consola central. O painel de instrumentos combina elementos analógicos com um ecrã TFT de 5.0″ do computador de bordo a cores para as principais informações da condução.

Micra Gen5

Mais crescido

Com 4,0 metros de comprimento, o novo Micra é 17 cm mais longo, 7,8 cm mais largo e 5,5 cm mais baixo, apresentando ainda uma bagageira de 300 litros, medidas que a marca identifica como importantes para aumentar o espaço a bordo e reposicioná-lo no coração do segmento B europeu de dois volumes.

Essa ideia de crescimento reflete-se também na forma como o Micra se conduz, sendo muito mais dinâmico e interessante de conduzir. O conjunto de suspensões bem trabalhadas, o chassis rígido e a direção com sensibilidade e precisão de elevado nível tornam o Micra numa proposta divertida de conduzir, mas também competente na maneira como lida com o piso menos suave, se bem que na apresentação não tenham existido muitas oportunidades para testar o Micra em pisos esburacados.

Para a condução espirituosa muito contribui também a gama de motores testada e aprovada na forma das unidades a gasolina de 1.0 litro a gasolina de 73 CV (chega em maio) atmosférico e que será a versão de entrada, e dos sobrealimentados 0.9 IG-T e 1.5 dCi, ambos de 90 CV de potência e com registos muito semelhantes em termos de prestações. Tanto um como o outro são muito eficazes nas respostas, sobressaindo o motor a gasolina pela maior suavidade na entrega da potência, com acelerações e recuperações muito interessantes em virtude do bom escalonamento da caixa manual de cinco velocidades (comum a todos os motores) que tira bom partido dos 140 Nm de binário.

O 1.5 Diesel caracteriza-se pela prontidão nas respostas, sendo impetuoso na forma como entrega a potência e sobe de regime, com os 220 Nm de binário a tornarem a condução muito dinâmica. O 0.9 IG-T e o 1.5 dCi contam com sistema start-stop para reduzir as emissões e os consumos. No caso do primeiro, contam-se 4,4 l/100 km de média de consumos e 99 g/km de CO2, ao passo que o segundo tem consumo médio anunciado de 3,2 l/100 km e emissões de CO2 de 85 g/km.

Palavra chave: personalização

A marca definiu ainda um leque de equipamento amplo e passível de 125 variantes de personalização exterior e interior, com dez cores de carroçaria, três tipos de revestimento interior e decalques para que cada Micra seja único.

Quanto ao equipamento, o novo Micra está disponível em quatro níveis de equipamento, começando na Visia+ e teminando na mais equipada Tekna. Pelo meio situam-se as versões Acenta e N-Connecta. De série, o Visia+ conta com jantes de aço de 15″, luzes diurnas LED, vidros dianteiros elétricos, defletor traseiro, Arranque Assistido em Subidas, Sistema Anti colisão Inteligente, assento do condutor ajustável em altura, volante ajustável em inclinação/alcance e painel de instrumentos em dois tons, entre outros.

A versão Acenta acrescenta jantes de aço de 16″, puxadores de porta à cor da carroçaria, sistema de infoentretenimento tátil de 7.0 polegadas DisplayAudio e controlo da velocidade de cruzeiro, enquanto a N-Connecta tem como atributos as jantes de liga leve de 16 polegadas, faróis de nevoeiro dianteiros, espelhos retrovisores aquecidos e rebatíveis, vidros fumados, volante em pele, ar-condicionado automático, sistema de infoentretenimento tátil de 7.0 polegadas Nissan Connect.

A mais equipada variante Tekna conta com jantes de liga leve de 17 polegadas, Chave Inteligente Nissan com botão de arranque do motor, câmara de visualização traseira com sensores traseiros de estacionamento, sistema áudio BOSE Personal com seis altifalantes (incluindo um no encosto de cabeça do condutor) e Safety+.

Falando de segurança…

O novo Nissan Micra será submetido nas próximas semanas aos ensaios da Euro NCAP para averiguação da segurança, mas o otimismo é reinante na marca. As razões assentam no número de tecnologias de segurança disponíveis para este modelo: Alerta de Colisão Dianteira com Travagem Automática de Emergência, Sistema Inteligente de Manutenção de Faixa, Leitor de Sinais de Trânsito, Aviso de Ângulo Morto e Monitor de Visualização da Área Envolvente (360º).

E os preços?

A marca revelou igualmente os preços para esta nova geração do Micra, que se iniciam nos 15.400 euros do 0.9 IG-T no nível Visia+ e vão aos 22.400 do 1.5 dCi no nível Tekna. As versões com o motor 1.0 atmosférico de 73 CV chegará em maio, com um custo de 14.550 euros no Visia e 15.200 euros no Acenta, sendo ambos os preços ainda provisórios.

LISTA DE PREÇOS

5p IG-T 90 CV VISIA+ 15.400
5p IG-T 90 CV ACENTA 16.050
5p IG-T 90 CV N-CONNECTA 16.700
5p IG-T 90 CV TEKNA 18.200
5p 1.5dCi 90 CV VISIA+ 19.600
5p 1.5dCi 90 CV ACENTA 20.250
5p 1.5dCi 90 CV N-CONNECTA 20.900
5p 1.5dCi 90 CV TEKNA 22.400

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.