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Novo Nissan Qashqai com preços a partir dos 29 mil euros

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A Nissan anunciou os preços para a nova geração do Qashqai, com a continuação do seu bem-sucedido SUV a arrancar nos 29 mil euros da versão de entrada Visia. O motorização híbrida e-Power chegará mais tarde. Os modelos com motor 1.3 DIG-T eletrificado em variante mild-hybrid chegam já em junho.

Com mais de 56 mil unidades vendidas em Portugal desde que o primeiro Qashqai foi comercializado no nosso país, o modelo que é considerado fundador do segmento C-SUV mantém na sua terceira geração os princípios orientadores que impulsionaram o conceito das duas anteriores ‘vidas’ do modelo, nomeadamente a forma elegante e robusto, o espaço a bordo e os grupos motrizes eficientes, a que se juntam a qualidade de construção e a condução.

A estrutura da gama para Portugal mantém os habituais cinco graus de equipamento: Visia, Acenta, N-Connecta, Tekna e Tekna+. Os preços estão escalonados desde os 29 mil euros para a versão base de gama até aos 43 mil euros para o topo de gama Qashqai Tekna+ com caixa Xtronic. Oito pacotes adicionais de equipamento permitem que o cliente possa personalizar o seu novo Qashqai de acordo com as suas necessidades e preferências.

“A terceira geração do Nissan Qashqai encerra todos os ensinamentos que recolhemos junto de milhões de clientes ao longo de 14 anos. Como pioneiros e líderes nos crossover, beneficiamos deste manancial de informação para compreender as preferências e reais necessidades dos nossos clientes e, particularmente, aquilo que valorizam no crossover que utilizam e no qual confiam diariamente e para perceber como podemos continuar a conquistar a preferência daqueles que ainda não conduzem um Qashqai. Com esta nova geração a Nissan volta a inovar e a introduzir tecnologias pioneiras no segmento, tornando ainda melhor a experiência dos nossos clientes e elevando o conforto, refinamento e tecnologia a novos patamares. Estou certo, por isso, que o novo Nissan Qashqai vai continuar a liderar o segmento dos C-SUV em Portugal”, afirma Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.

O estilo para o novo Qashqai foi concebido no centro de design europeu da Nissan em Londres, mantendo uma identidade e formatos que o tornam imediatamente reconhecível, com linhas de ombro proeminentes, evolução da grelha ‘V-Motion’ e, pela primeira vez, imponentes jantes de liga leve de 20 polegadas. A distância entre eixos aumentou 20 mm para um comprimento total com mais 35 mm. Também cresceu 25 mm em altura e a largura aumentou 32 mm, um crescimento geral que lhe confere uma presença ainda mais marcante na estrada.

A iluminação frontal no novo Qashqai representa uma forte evolução face ao modelo anterior com um formato mais esguio e acentuado, graças à tecnologia LED. O novo Qashqai estará disponível em 11 cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, criando 16 variações diferentes, para que os clientes possam dar o seu toque pessoal ao seu novo Qashqai.

Controlo conectado

O novo Qashqai oferece um novo sistema de infoentretenimento com um portefólio amplo de serviços conectados, incluindo a integração simplificada de smartphones com carregador sem fios, Wi-Fi no automóvel para até sete dispositivos e a NissanConnect Services, uma aplicação dedicada com a qual o proprietário pode interagir e monitorizar remotamente o seu automóvel Nissan. O ecrã NissanConnect de maior resolução e com nove polegadas é um portal digital para as definições do automóvel, para a navegação e o entretenimento, compatível com o Android Auto e Apple CarPlay, tendo sido o Apple CarPlay sem fios agora também introduzido.

Um novo ecrã TFT com 12.3 polegadas para o condutor, totalmente digital, de alta definição e com múltiplas informações, oferece uma escolha de disposições configuráveis para exibir informações sobre navegação, entretenimento, trânsito ou automóvel, tudo controlado a partir de um interruptor tátil no volante. Uma textura de vidro esculpido tradicional “Kiriko” é também acrescentada ao fundo digital do TFT, numa alusão ao ADN japonês da Nissan.

Um novo ecrã frontal projetado (HUD – Head-up Display) de 10.8 polegadas oferece o maior tamanho de imagem do segmento. As principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada são projetadas no para-brisas, dentro da linha de visão do condutor.

Grupos motopropulsores eletrificados

Apoiando o objetivo da Nissan de alcançar 50% de vendas com base em modelos eletrificados na Europa até 2024, o novo Qashqai não só estará disponível com um motor 1.3 DiG-T a gasolina equipado com tecnologia mild-hybrid, como também representa a estreia europeia da motorização e-Power (esperado numa fase posterior). Além disso, numa grande amplitude de opções, oferece ainda variantes 2WD e 4WD, caixa manual de seis velocidades ou a nova Xtronic.

As opções mild hybrid têm por base o motor 1.3 DIG-T a gasolina em dois níveis de potência, 140 e 158 CV. O sistema mild-hybrid de 12V disponível no novo Nissan Qashqai é uma tecnologia híbrida acessível que proporciona assistência ao binário, uma paragem ao ralenti alargada, reinício rápido do motor e apoio à velocidade cruzeiro [apenas Xtronic], com melhorias na economia de combustível e nas emissões de CO2 (-4 g/km). O sistema mild-hybrid adiciona apenas 22kg ao peso total do veículo.

Durante a desaceleração, a energia é recuperada por regeneração e armazenada na bateria de 12V de iões de lítio. Esta energia é, posteriormente, utilizada durante a paragem ao ralenti, movimento a velocidade de cruzeiro (apenas versões com Xtronic) e assistência ao binário.

Quando circular a velocidade de cruzeiro, a velocidades inferiores a 18km/h, e se acionar o travão, o motor irá desligar-se e a energia armazenada é utilizada para alimentar o equipamento elétrico do veículo. Como resultado, isto permite prolongar a paragem do motor e diminuir o consumo de combustível.

O motor a gasolina de 1.3 litros será disponibilizado com duas potências – 140 CV e 158 CV – com transmissão manual de seis velocidades ou a nova caixa de velocidades Xtronic (apenas com motor de 158 CV), enquanto o binário máximo de 270 Nm fica disponível às 1750 rpm nas variantes de 158 CV, Xtronic e transmissão manual.

Nas versões manuais, a caixa de velocidades foi melhorada para um engrenamento mais rápido, mais direto e mais desportivo. A transmissão Xtronic de nova geração proporciona melhor economia de combustível e aceleração graças a diversas evoluções, incluindo um sistema de bomba de óleo dupla com nova bomba de óleo elétrica.

A transmissão às rodas dianteiras está disponível nas versões de 140 CV e 158 CV, enquanto a 4WD apenas estará disponível em modelos Xtronic de 158 CV.

Note-se que o novo Qashqai é o primeiro modelo na Europa a utilizar a plataforma CMF-C da Aliança, afirmando-se como uma arquitetura tecnológica de última geração já pensada para os desafios da eletrificação. Na sua construção, a carroçaria base utiliza materiais mais leves, recorrendo a avançadas técnicas de estampagem e soldagem para aumentar a resistência e reduzir o peso. Outros exemplos do cuidado com o peso passam pela produção das portas dianteiras e traseiras, do para-choques dianteiro e do capot em alumínio, o que possibilita uma poupança de peso total de 21 kg, comparativamente com a carroçaria base da versão atual do Qashqai.

A vantagem real para os clientes, graças às avançadas técnicas de produção, é o facto de que a carroçaria será 60 kg mais leve e 41% mais rígida face ao modelo atual.

O novo Qashqai estará equipado ainda com a nova geração da assistência ao condutor ProPILOT com Navi-link, num sistema concebido para reduzir o cansaço e o stress durante a condução, estando apenas disponível com transmissão Xtronic. Essa tecnologia ProPILOT com Navi-link é capaz de acelerar e travar o veículo durante a deslocação numa única faixa em autoestrada com função de stop & go. O sistema será capaz de retomar automaticamente caso o veículo se encontre parado durante menos de três segundos e o trânsito à frente do automóvel se comece a movimentar.

Outras melhorias incluem um aviso de “proteção de flanco” para situações de condução urbana, que alerta o condutor no caso de risco de contacto com um objeto na lateral do automóvel, como, por exemplo, aquando da entrada num lugar de estacionamento. O novo Qashqai poderá também intervir para evitar uma colisão ao sair do estacionamento em marcha atrás, graças a uma melhoria do alerta da Deteção de Objeto em Movimento existente, acionando os travões e parando o automóvel caso seja detetado um obstáculo em movimento nas imediações.