Com uma imagem totalmente nova e com versão eletrificada pela primeira vez na sua história, o Opel Astra prepara-se para uma fase totalmente nova da sua vida. Agora plenamente inserida no conglomerado multifacetado que é a Stellantis, a Opel apresenta o novo Astra com novos argumentos para dar continuidade a uma história que começou há 30 anos, como descendente do emblemático Kadett. O novo modelo chegará ainda este ano, apenas em versão de cinco portas.

Na configuração híbrida plug-in’, o novo Astra estará disponível em dois níveis de ‘performance’, mas o novo modelo não irá ainda abandonar as opções a gasolina e a gasóleo, em combinação com caixas manuais de seis velocidades, otimizadas ao nível do atrito dos elementos internos, e transmissões automáticas de oito velocidades.

A nova geração foi concebida e desenvolvida na sede da Opel em Rüsselsheim, onde a produção terá início este outono. Ao nível do desenho, o novo Astra segue de perto a imagem revelada pelo Mokka e pelo Grandland, com linhas puras e bem definidas e com a nova identidade da marca, a frente Opel Vizor. Com um ‘design’ de perfil baixo e promessa de mais espaço do que o seu antecessor, o novo Astra tem um comprimento de 4374 milímetros (apenas 4 mm mais longo do que o anterior Astra) e uma largura de 1860 mm. Apesar de ser pouco mais comprido, o novo Astra revela um ganho de 13 mm na distância entre eixos, para um total de 2675 mm. Já a bagageira assume 422 litros.

Tal como o antecessor lançado em 2015, o recém-chegado Astra traz inovações ao segmento dos compactos que os clientes só conheciam anteriormente de automóveis mais caros. O Astra pode, por exemplo, transformar a noite em dia: a mais recente evolução da iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel é herdada diretamente do topo de gama da Opel, o Insignia, e com 168 elementos LED, coloca-se no topo do segmento de mercado dos veículos compactos.

O habitáculo da nova geração Astra dá um salto no tempo em direção ao futuro. Com o Pure Panel, totalmente digital, os instrumentos analógicos foram remetidos para a história. No seu lugar, a nova interface homem-máquina (HMI) assume uma tónica digital num ‘cockpit’ digital expandido (opcionalmente, com acabamento em vidro) a apresentar dois ecrãs de 10 polegadas, perfeitamente integrados, em conjunto com a saída de ar lateral do condutor, em disposição horizontal, assemelhando-se ao funcionamento e estilo de um ‘smartphone’.

Além disso, configurações essenciais como o controlo da climatização ainda podem ser definidas através de teclas e interruptores físicos. O condutor é apoiado por sistemas de assistência à condução de última geração que vão desde o ‘head-up display’ até ao sistema semiautónomo de assistência Intelli-Drive e à câmara Intelli-Vision de 360 graus.

Também não há necessidade de cabos, uma vez que a nova geração de sistemas de infoentretenimento com serviços conectados – que podem ser operados através da função de controlo por voz em linguagem natural, bem como por toque – dispõe, de série em todas as versões, de conectividade sem fios de ‘smartphones’ compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Nota ainda para os bancos dianteiros, desenvolvidos pela marca, com certificação AGR (“Aktion Gesunder Rücken e.V.”) para conforto superior em viagens mais longas, oferecendo funções de massagem e ventilação

Mais um membro da nova filosofia de ‘design’ Opel

Depois dos SUV Mokka, Crossland e Grandland, o novo Astra é o primeiro compacto da Opel a interpretar a nova filosofia de ‘design’ da marca. O Opel Vizor alonga-se por toda a secção dianteira, fazendo o novo Astra parecer ainda mais largo, integrando tecnologias como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED e a câmara frontal do sistema Intelli-Vision.

Na traseira, o logótipo Opel está colocado ao centro, destacando-se ainda a luz de travão superior verticalmente alinhada e os farolins traseiros (com tecnologia LED de baixo consumo energético, tal como a restante iluminação exterior). O emblema do relâmpago funciona, também, como manípulo de abertura para a porta traseira, produzida num inovador material compósito de última geração.

Plataforma de virtudes

Longe vão as multiplataformas com que a Opel costumava viver no tempo da General Motors (GM). Agora, tira partido do foco na eficiência completa liderada pela Stellantis, recorrendo desta forma à terceira geração da versátil plataforma multienergias EMP2, com o ADN Opel incorporado desde o início do seu desenvolvimento para que a marca alemã possa garantir comportamento “tão sereno quanto dinâmico” e “Autobahnproof”, ou seja, concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs. Por outras palavras, o excelente desempenho a alta velocidade era um objetivo primordial do processo de desenvolvimento.

A direção e a rigidez lateral do chassis – suspensão do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás – foram concebidas para um elevado controlo dos movimentos de transferências de massas em mudanças de direção (amortecimento do movimento em torno do eixo vertical). Nas imobilizações, o novo modelo proporciona uma forte potência de travagem e a marca garante que enorme estabilidade em curva, bem como em linha reta. A rigidez de torção do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior.

A arquitetura do novo Astra incorpora também os mais recentes sistemas de assistência automatizada ao condutor. Para além da câmara multifunções colocada no para-brisas, a tecnologia inclui quatro câmaras na carroçaria (uma à frente, uma atrás e uma de cada lado), cinco sensores de radar (um à frente e um em cada canto), bem como sensores ultrassónicos dianteiros e traseiros.

As câmaras e sensores estão integrados com conectividade e-horizon no Intelli-Drive 2.0, que expande o alcance das câmaras e do radar. Isto permite ao sistema adaptar a velocidade em curvas, fazer recomendações de velocidade e efetuar mudanças semiautomáticas de faixa. O sistema de deteção de mãos fora do volante garante que o condutor permanece sempre atento e capaz de intervir. O assistente de ângulo cego de longo alcance, o alerta de tráfego traseiro e o assistente ativo de posicionamento na faixa, capaz de manter o automóvel ao centro da faixa de rodagem, compõem o Intelli-Drive 1.0.
a carregar vídeo

A longa lista de sistemas automatizados de assistência ao condutor inclui também o cruise control adaptativo, que, com a caixa automática, recorre à função “Stop & Go”.

Chegam os híbridos plug-in

O novo Astra estará disponível desde o início da sua comercialização com uma potente motorização eletrificada, híbrida ‘plug-in’, bem como motores a gasolina e Diesel altamente eficientes. O Astra surge numa versão eletrificada pela primeira vez na história da marca, podendo chegar aos 225 CV na versão de topo.

Sem grandes surpresas, a gama de motorizações deverá ter por base os motores 1.2 PureTech e 1.5 BlueHDi já conhecidas de outras marcas do grupo, com potências entre os 110 CV e os 130 CV. Os propulsores a gasolina e Diesel têm acoplada de série a caixa manual de seis velocidades, com uma transmissão automática de oito velocidades (eletrificada nos híbridos ‘plug-in’) a estar disponível como opcional nos motores mais potentes.

A Opel abrirá as encomendas para o novo Astra no próximo outono. A entrega das primeiras unidades está marcada para o início do próximo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.