Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Opel Astra Sports Tourer amplia versatilidade e eficiência

Opel Astra Sports Tourer (2021)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Opel revelou a versão carrinha do novo Astra, que mantém a identidade da versão de cinco portas apresentada anteriormente e que faz da versatilidade o seu grande trunfo. Esta variante estará disponível com motores térmicos a gasolina e Diesel, mas também com duas variantes eletrificadas Plug-in (PHEV), tornando-se, assim, na primeira carrinha eletrificada da marca alemã.

O novo Astra Sports Tourer segue a tradição de sucesso da Opel em carrinhas compactas, iniciada há quase 60 anos com o Kadett Caravan, o primeiro modelo nesta classe lançado por uma marca alemã. Agora, a nova etapa dá-se com um reforço nas dimensões e na vertente prática.

Com 4642 mm de comprimento, 1860 mm de largura, 1480 mm de altura e um plano de carga de apenas 600 mm de altura, o novo Astra Sports Tourer tem um comprimento total 60 mm inferior ao do modelo anterior graças à projeção dianteira particularmente curta, apesar da distância entre eixos consideravelmente maior (2732 mm, ou seja, mais 70 mm), sendo igualmente 57 mm mais longa do que no novo Astra de cinco portas.

Esteticamente, o novo Astra Sports Tourer beneficia do mesmo tratamento que o hatchback, sendo também a primeira carrinha a contar com o novo ‘rosto’ da marca, o Opel Vizor, que acompanha o Opel ‘Compass’ onde se intersectam os eixos verticais e horizontais – o vinco pronunciado no capô e o grafismo em forma de asa das luzes diurnas – com o logótipo da Opel ao centro. O Opel Vizor integra também tecnologias como os faróis adaptativos Intelli-Lux LED Pixel e a câmara dianteira.

Na secção traseira, o conceito Opel Compass vê-se repetido pelo logótipo montado centralmente, a luz de travagem superior colocada em posição vertical, e as óticas traseiras especialmente finas, idênticas às da versão berlina de cinco portas (hatchback).

Também o interior replica o que já foi visto neste último. A Interface Homem-Máquina (IMH) Pure Panel, totalmente digital, oferece não só um painel de instrumentos digital, como também um ecrã tátil de grandes dimensões. As principais configurações, como o controlo da climatização, podem também podem ser selecionadas diretamente através de um reduzido número de teclas. Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto podem ser ativados através de smartphones compatíveis.

Bagageira versátil com piso móvel

Com as costas dos bancos traseiros em posição normal, a bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece 608 litros de espaço de arrumação útil e um máximo de 1634 litros com as costas dos bancos traseiros rebatidas. Além do rebatimento assimétrico (40/20/40) das costas dos bancos traseiros, de série em todas as versões, o piso apresenta-se completamente plano. A capacidade da bagageira decai ligeiramente no caso dos modelos híbridos, devido ao alojamento da bateria de iões de lítio sob o piso – nestes, a carga útil chega aos 548 e 1574 litros em posição normal e com as costas rebatidas, respetivamente.

O volume de carga das versões com motor de combustão apresenta-se otimizado através do sistema ‘Intelli-Space’. Este piso de carga móvel pode ser facilmente ajustado, com apenas uma mão, em posições elevadas ou baixas, e posicionado num ângulo de 45 graus. Além disso, para ainda maior conveniência, a cobertura retrátil da bagageira pode ser retirada e alojada quando o piso móvel está numa posição elevada ou inferior, algo que não é possível nos modelos concorrentes, que só permitem a arrumação da cobertura quando o piso está na posição elevada.

Da lista de equipamento, destaque para os faróis de matriz LED Intelli-Lux LED Pixel. O sistema, composto por 168 elementos LED, é herdado diretamente dos topo de gama Opel Insignia e Grandland, permitindo maior segurança na condução noturna.

O novo Astra Sports Tourer com ‘Intelli-Space’ pode também facilitar a tarefa de trocar uma roda em caso de furo. Os ‘kits’ de reparação de pneus e de primeiros socorros estão alojados em práticos compartimentos sob o piso, com acesso a partir do porta-bagagens ou dos bancos traseiros. Isto significa que ambos podem ser alcançados sem necessidade de retirar toda a carga da bagageira. O portão traseiro abre e fecha automaticamente, com comando elétrico, podendo fechar ou abrir com um movimento do pé sob o para-choques traseiro.

Combustão e Plug-in

O novo Astra Sports Tourer estará disponível com motores a 1.2 a gasolina e 1.5 Diesel de elevada eficiência com potências entre os 110 CV e os 130 CV. No caso das versões híbridas Plug-in, a potência pode chegar aos 225 CV na mais potente. As motorizações a gasolina e gasóleo estão equipadas de série com caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma caixa automática de oito velocidades (eletrificada nas versões híbridas Plug-in) para os motores mais potentes.

Na sua tarefa, os condutores contam com o apoio de sistemas de assistência de última geração, tais como o ‘head-up display’ Intelli-HUD e o Intelli-Drive 2.0. A deteção de mãos fora do volante garante que os condutores estão sempre envolvidos no controlo do veículo.