Identidade completamente renovada para o Opel Grandland, que perde o ‘X’ tal como o Mokka, mas que ganha em novas tecnologias e no visual mais aguerrido, seguindo os derradeiros padrões estilísticos da marca alemã. Com o novo Grandland, a Opel continua também a desenvolver a sua estratégia de eletrificação, com variantes híbridas plug-in de elevada eficiência de tração dianteira ou integral.

Em destaque na estética do Grandland está o Opel Vizor, que é o novo ‘rosto’ da marca, integrando a grelha, o emblema da Opel e os faróis, que podem receber agora a tecnologia de iluminação adaptativa IntelliLux LED Pixel, com 168 elementos LED – 84 por farol, como no Insignia –, que adapta o feixe de luz de acordo com a situação de condução e do ambiente em redor, sem criar encandeamento para os outros utilizadores da via.

Outros detalhes estéticos incluem os para-choques e os painéis laterais pintados na cor da carroçaria, bem como as proteções inferiores da carroçaria em preto brilhante e prateado. O novo Grandland está também disponível com a pintura de dois tons no carroçaria/tejadilho. As luzes diurnas LED integradas nas óticas dianteiras conferem a assinatura de ‘asa’ característica Opel.

Outra tecnologia do novo Grandland que aumenta, ainda mais, a segurança de todos os utentes da estrada, especialmente à noite em estradas secundárias mal iluminadas, é a ‘Night Vision’. Recorrendo a uma câmara infravermelha, o sistema deteta pessoas e animais até 100 metros à frente do Grandland, com base na sua diferença de temperatura em relação ao meio ambiente. O Night Vision avisa o condutor e mostra a posição dos peões, por exemplo, no ‘Driver Info Centre’ integrado no ecrã digital de 12 polegadas.

O conceito de utilização do posto de condução do novo Grandland é futurista, optando por dois ecrãs de grandes dimensões, integrados numa única unidade, formando o Opel Pure Panel, integrando as mais recentes tecnologias digitais e mostrando as informações mais importantes. O ecrã tátil central, que pode ter até 10 polegadas, encontra-se orientado para o condutor, trazendo também novas potencialidades de conectividade.

Reforços na segurança

Igualmente novo, em combinação com a transmissão automática, é o ‘Highway Integration Assist’. Utilizando uma câmara e sensores de radar, o sistema combina vários sistemas para assumir o controlo da condução em autoestrada. O cruise control adaptativo mantém a distância ao veículo da frente de acordo com a velocidade definida e, a par do sistema de posicionamento ativo na faixa de rodagem, mantém o Grandland no centro da sua faixa. A velocidade do veículo aumenta ou diminui para acompanhar o veículo da frente – sem exceder a velocidade definida – e pode travar até à total imobilização, se necessário. Graças à função “Stop & Go”, o Grandland equipado com ‘Highway Integration Assist’ retoma automaticamente a condução após uma paragem.

Em termos de equipamento, o novo modelo da Opel dispõe ainda de inúmeros outros sistemas de assistência à condução, como a câmara panorâmica de 360 graus, ou o assistente de estacionamento automático que identifica os lugares de estacionamento longitudinais e transversais e conduz automaticamente o Grandland no acesso e saída do lugar de estacionamento. O sistema de alerta de ângulo cego evita possíveis colisões ao virar ou mudar de faixa. O equipamento de série de todas as versões Grandland inclui alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência, deteção de peões, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, deteção de cansaço do condutor e programador de velocidade.

Dada a flexibilidade da plataforma multienergia, os clientes do Grandland podem escolher o seu sistema de propulsão preferido – desde eficientes motores Diesel e a gasolina até híbridos eletrificados plug-in.

A bordo, os bancos ergonómicos ativos para condutor e passageiro dianteiro, certificados pela agência independente “Aktion Gesunder Rücken e.V.” destacam-se pela vasta amplitude de regulações, desde a inclinação elétrica dos assentos até ao apoio lombar eletropneumático. Os bancos revestidos a couro oferecem aquecimento e ventilação. O portão traseiro é controlado por sensores que permitem abrir e fechar apenas com um movimento do pé por baixo do para-choques traseiro.

A conectividade e o entretenimento são assegurados por sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Em combinação com os serviços OpelConnect, o Multimedia Navi Pro topo de gama disponibiliza informações de tráfego em tempo real, atualizações de mapas online e navegação da mais recente geração. O carregamento sem fios na consola central proporciona um “reabastecimento” simples e prático, sem cabos, disponível para smartphones compatíveis.

Dentro de algumas semanas, a Opel anunciará a gama e preços, abrindo igualmente as encomendas para o seu SUV topo de gama. Produzido na Alemanha, na fábrica de Eisenach, as entregas do novo Grandland terão início no Outono.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.