Novo Peugeot 2008: Estilo arrojado para o ‘leão’ SUV de nova geração

19/06/2019

Alguns meses depois do 208, a Peugeot revela agora o novíssimo 2008, o novo SUV compacto que repete muitos dos traços doutros modelos da marca, nomeadamente o 3008. Visualmente arrojado, o novo 2008 também o será tecnicamente, uma vez que terá motorizações a gasolina, Diesel e, também, elétrica.

Esteticamente, o novo ‘leão’ de Sochaux é arrojado, diferenciando-se pela grelha de grandes dimensões (da cor da carroçaria na versão elétrica) associada a faróis, nas quais se encontram as três ‘garras’ luminosas da Peugeot. As jantes de 18″ apresentam inserções específicas que facilitam a personalização e diminuem significativamente o peso em nada menos de quatro quilos no conjunto das quatro rodas. Na traseira, os grupos óticos estão interligados por uma faixa preta, sendo que nas versões equipadas com as motorizações PureTech 130/155 e BlueHDi 130, a estética traseira é reforçada por dupla saída de escape.

O interior recorre, uma vez mais, ao conceito i-Cockpit, que mantém os seus princípios fundamentais, como o volante compacto, o ecrã 3D para a instrumentação e o grande ecrã tátil HD na consola central.

Tendo por base a plataforma multienergia CMP, o novo 2008 regista proporções musculadas, sendo 14 cm mais comprido (4,34 m de comprimento) do que o anterior modelo, o que em conjunto com a distância entre eixos de 2,60 m, promete beneficiar a habitabilidade e a capacidade de bagageira, que é de 360 litros em todos os modelos (434 litros incluindo o fundo falso), incluindo no EV, que tira partido da colocação inteligente do pack de baterias sob o piso em posição central. Consoante as versões, o touchscreen pode ter até 10 polegadas.

Quanto a motorizações, o 2008 terá então as variantes a gasolina 1.2 PureTech de 100 CV, 130 CV e de 155 CV, esta última a mais desportiva, enquanto nas opções a gasóleo o bloco 1.5 BlueHDi é chamado ao serviço com 100 CV e 130 CV, proporcionando elevada economia no primeiro caso e apelando à maior desportividade no segundo.

Já o e-2008 terá o mesmo pack tecnológico que o e-208, o que equivale a dizer que terá uma potência de 136 CV (100 kW) e binário de 260 Nm, recorrendo a uma bateria de 50 kWh para uma autonomia de até 310 quilómetros em ciclo WLTP. A bateria do Peugeot tem uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros. O carregamento pode ser feito em modo rápido até 100 kW para ‘preencher’ 80% da sua capacidade em cerca de meia hora.

Já numa tomada de parede pode chegar às 16 horas, tempo que é reduzido as cinco horas e 15 minutos numa ‘wallbox’ de 11 kW de carregador opcional trifásico ou as oito horas do carregador monofásico de 7.4 kW).

Além do recarregamento pelos métodos convencionais de tomada, o e-2008 conta ainda com a funcionalidade de regeneração de energia cinética nas desacelerações, com dois modos disponíveis, um deles o ‘Drive’, semelhante à condução de um modelo com motor térmico, ou o ‘Brake’, que permite maior recuperação desde logo a partir do momento em que se levanta o pé do acelerador.

Tecnologia em força

A nível tecnológico, o novo 2008 exemplifica a tendência de democratização de novos sistemas, com a introdução do Drive Assist, que dá o ‘tiro de partida’ para a via da condução semiautónoma, e que combina diversos elementos: a ajuda à manutenção ativa da posição dentro da faixa de rodagem, o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go com a caixa automática EAT8, o Park Assist, que gere automaticamente a direção para entrar e sair de um lugar de estacionamento, com apenas 60 cm de espaço entre os veículos, ou a travagem automática de emergência de última geração, que deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, de 5 km/h a 140 km/h.
a carregar vídeo

Também na vertente tecnológica, disporá de alerta ativo de transposição involuntária de faixa (ou do limite), comutação automática das luzes de circulação, para melhor concentração ao volante, reconhecimento alargado de sinais de trânsito (sentido proibido, stop), vigilância de ângulo morto e travão de estacionamento elétrico.

O novo 2008 chega ao mercado no início de 2020, tanto nas versões com motor térmico, como o elétrico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.