Prestes a chegar ao mercado, a nova geração do Peugeot 308 já tem preços indicativos, com o modelo de entrada a ter um preço de 25.100€. O mais recente modelo compacto de segmento C da marca francesa chega em novembro com uma série de novas tecnologias, como o i-Cockpit e o i-Connect, e versões a gasolina, Diesel e híbridas plug-in (PHEV).

Com mais de sete milhões de unidades vendidas ao longo das suas várias gerações, o 308 conta agora com um novo design, apresentando a evolução da identidade da Peugeot. Ostenta já o novo símbolo da marca, o qual esconde o radar dedicado às assistências à condução, enquanto a matrícula encontra-se, agora, colocada na zona inferior do para-choques. Os faróis dispõem de tecnologia LED de série, embora os níveis de equipamento de topo GT e GT Pack contem com projetores Full LED mais finos de tecnologia Matrix LED.

Face ao modelo anterior, o novo 306 cresceu em 11 cm para 4,36 metros de comprimento, ao passo que a distância entre eixos aumentou em 55 mm para alongar a sua silhueta e oferecer mais espaço aos passageiros traseiros, enquanto a altura diminuída em 20 mm, confere mais dinamismo às linhas da carroçaria. Na secção traseira, concebida em túnel de vento, destaca-se o longo spoiler, um elemento distintivo desta nova geração e, igualmente, essencial para o seu exemplar desempenho aerodinâmico. Os farolins adotam tecnologia full LED, exibindo três garras para uma assinatura luminosa moderna, específica da marca.

Interior tecnológico

Parte integrante do ADN da marca, o i-Cockpit assume-se, a cada nova geração, como um elemento cada vez mais ergonómico e tecnológico, beneficiando, igualmente, de um novo design e qualidade acrescida, bem como de um novo sistema de infoentretenimento, o i-Connect. O novo volante compacto integra sensores que são capazes de detetar as mãos do condutor aquando da utilização dos novos auxiliares de condução.

O painel de instrumentos dispõe de um ecrã de 10” desde o nível de equipamento Active Pack e conta com tecnologia 3D no nível GT. Estão disponíveis vários modos de visualização, totalmente parametrizáveis e personalizáveis.

A gama de motorizações volta a apostar na filosofia do poder de escolha para os clientes, com unidades a gasolina, Diesel e híbridas Plug-in (PHEV). No caso dos modelos a gasolina, há duas versões do bloco 1.2 PureTech de três cilindros, com 110 CV e 130 CV, esta última possível de encomendar com caixas manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. Para os Diesel, a escolha recai no bloco 1.5 BlueHDi de 130 CV, com opção entre caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.

No caso dos híbridos, há duas variantes de potência, em ambos os casos com tração dianteira. A mais potente debita 225 CV de potência total, recorrendo à associação entre o motor PureTech de 180 CV e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa e-EAT8 (com emissões de CO2 26 g/km e autonomia elétrica de 59 km, ainda com homologação em curso). Haverá ainda uma versão de 180 CV de potência total, graças à associação do motor PureTech de 150 CV com um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa e-EAT8 (com emissões de 25 g/km de CO2 e autonomia elétrica de 60 km, com homologação em curso).

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 12.4 kWh e uma potência de 102 kW, estando disponíveis dois tipos de carregadores embarcados, que vão ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento pretendidas pelo cliente, um carregador monofásico de 3.7 kW, de série, e outro de 7.4 kW, igualmente monofásico, opcional. Com este último e numa ‘wallbox’ de 7.4 kW, o tempo de carregamento é de 1h55m. Numa tomada standard (8 A), permite uma carga completa em 7h05 com o carregador embarcado monofásico (3,7 kW).

A versão 1.2 PureTech 110 CV de caixa manual tem um custo de 25.100 € com o nível de equipamento Active Pack, aumentando 700€ para o 1.2 PureTech 130 CV de caixa manual no mesmo nível de equipamento. O 1.5 BlueHDi 130 CV de caixa manual terá um custo de 29.200€, com o Hybrid 180 CV e-EAT8 a ter um preço de acesso de 37.450€. O Hybrid 225 CV e-EAT8 estará disponível nos níveis de equipamento GT e GT Pack, com um preço de entrada para o primeiro de 44.500€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.