Complementando a sua gama de modelos de estilo crossover, a Peugeot apresentou ao mundo o seu novo 408, uma berlina de visual bastante agressivo que pretende cativar uma franja de clientes mais jovens, mas ao mesmo tempo adeptos da filosofia de rigor e dinamismo da marca do ‘leão’. O novo modelo estará disponível com motor a gasolina de 130 CV ou em duas variantes híbridas plug-in, inserindo-se na estratégia de ‘poder de escolha’.

Definido pela Peugeot como um ‘fastaback’ dinâmico, o novo 408 vem complementar a gama da marca como uma berlina de maior altura ao solo com carroçaria mais estilizada com indícios de coupé. Entre os destaques visuais deste novo modelo, a marca aponta a grelha na mesma cor da carroçaria (na qual se encontra o novo emblema da marca de Sochaux), o recorte invertido do para-choques traseiro e grandes jantes de 20” (pode receber medidas entre 17 e 20 polegadas) com desenho geométrico disruptivo.

À frente, a assinatura luminosa em forma de presas integra o 408 na família Peugeot, tal como as luzes LED de três garras na traseira. A tecnologia de iluminação pode ser Matrix LED para maior capacidade e versatilidade na condução noturna.

No interior, repete-se a aposta no sistema de mais recente geração i-Cockpit, que combina volante compacto e painel de instrumentos digital em posição elevada, com a Peugeot a indicar ainda que coloca o foco na qualidade e na conectividade. Localizado ao nível dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora um ecrã de 10″, podendo receber, no acabamento GT, tecnologia 3D de apresentação da informação. O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização, que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo.

A construção do novo painel de instrumentos do 408 baseia-se numa arquitetura de ‘saídas de ar elevadas’, que posiciona as saídas de ar da ventilação num local superior, mesmo à frente da cabeça dos passageiros de forma a melhorar o seu conforto térmico. Esta arquitetura permite que o ecrã tátil central de 10″ esteja mais próximo das mãos. O sistema dispõe de i-toggles totalmente configuráveis.

Na conectividade, este crossover permite a integração com os smartphones pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além de navegação conectada TomTom. O mapa é apresentado em todo o ecrã de 10″ para facilitar a sua leitura. O sistema é atualizado ‘over the air’, ou seja, diretamente através da transmissão dos dados via rede de telecomunicações. O utilizador pode ainda recorrer aos comandos por voz através da frase ‘OK Peugeot’, que permite o acesso a todos os pedidos relacionados com funções do infoentretenimento.

Dimensões generosas

Com um comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m, o 408 foi desenvolvido com a ideia de oferecer mais espaço na segunda fila de bancos, com 188 mm de espaço para as pernas, tirando partido das potencialidades da plataforma EMP2. A bagageira oferece um volume de 536 litros que pode ser aumentado para 1611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. A sua altura é de 1,48 m, com uma silhueta esguia e elegante, o que melhora a eficiência aerodinâmica.

A este respeito, a eficiência foi uma das principais prioridades dos designers do 408, graças à combinação de esforços em termos de aerodinâmica, redução de peso (a partir dos 1396 kg) e motores de baixas emissões, tanto para as versões híbridas, como para a versão a gasolina de 130 CV.

Aliás, o Diesel parece estar agora fora da equação na gama da marca na Europa, sendo apenas anunciado o motor 1.2 PureTech de 130 CV e duas versões híbridas recarregáveis com 180 e 225 CV. As três estão acopladas a uma caixa automática EAT8 de oito velocidades. Uma versão totalmente elétrica seguir-se-á alguns meses mais tarde.

Em detalhe, os híbridos plug-in estarão disponíveis em dois níveis de potência, ambos com tração dianteira. O mais potente tem 2225 CV de potência combinada, obtidos a partir da aliança entre o motor 1.6 PureTech de 180 CV e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades e-EAT8. A outra versão debita 180 CV de potência total, combinando o mesmo motor 1.6 PureTech mas com 150 CV e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades.

Os valores de consumos e de emissões estão em homologação em ambos os casos, esperando-se que sejam revelados mais tarde.

A bateria de iões de lítio em ambas as versões híbridas plug-in tem uma capacidade de 12.4 kWh e uma potência de 102 kW. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3.7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7.4 kW disponível como opcional, com o qual pode repor a totalidade da carga em 1h55 a partir de uma wallbox (32 A).

Já numa tomada reforçada (16 A) e com o carregador monofásico de bordo de 3.7 kW, a bateria estará totalmente carregada em 3h50.

O modelo estará disponível em seis cores: Azul Obsession (nova cor, selecionada para marcar o lançamento do modelo), Cinzento Titanium (nova cor), Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure), Vermelho Elixir e Branco Pearl.

O novo 408 chegará ao mercado logo no início de 2023. Sendo um automóvel com uma ambição global, será produzido inicialmente em Mulhouse, França, para o mercado europeu e pouco depois na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.

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