O futuro Polestar 5 será o primeiro modelo da marca a contar com uma plataforma de alumínio fundido, a qual prefigura uma maior componente sustentável e redobrada eficiência de produção. O novo modelo será inspirado no protótipo Precept apresentado recentemente, afirmando-se como mais um desportivo 100% elétrico de aparência musculada.

Este desportivo de quatro portas contará com esta nova solução para a conceção da sua estrutura, sendo apresentada como uma plataforma de baixo peso e altamente rígida, oferecendo vantagens em termos de performance e ambientais. Fundir as principais partes da estrutura numa única peça de alumínio reduz o peso, o que, por sua vez, melhora a eficiência energética aumentando a autonomia do automóvel.

Embora os seus benefícios sejam já conhecidos, a sua utilização nos automóveis de produção tem vindo a enfrentar dificuldades em termos de custos e de produção, apresentando grandes dificuldades para produção em massa sem sacrificar a qualidade.

Porém, de acordo com a Polestar, a experiência dos membros que passaram pela Fórmula 1, ajudaram a criar uma forma de conceber esta nova estrutura em alumínio, com a ‘carroçaria em vazio’ (‘body-in-white’, em inglês), ou seja a plataforma completa com a carroçaria, a apresentar um peso inferior ao dos modelos de menores dimensões dos segmentos inferiores.

Esta nova plataforma tem vindo a ser desenvolvida pela divisão britânica da Polestar, com Thomas Ingenlath, CEO da marca sueca de performance, a apontar que “este misto de engenharia e de perícia tecnológica permite-nos desenvolver uma tecnologia automóvel desportiva avançada e de baixo peso com um pensamento criativo e um espírito que abarca a engenharia inovadora. Isto irá diferenciar a Polestar dos demais nos anos vindouros”.

A marca argumenta que este desenvolvimento permitirá ao novo Polestar 5 de quatro portas obter uma rigidez torsional superior à dos desportivos tradicionais de duas portas ou até mesmo dos supercarros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.