Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Porsche 718 Cayman GT4 RS com tempo ‘canhão’ no Nordschleife

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ampliando a gama de modelos desportivos, a Porsche vai integrar no 718 Cayman uma variante GT4 RS, cuja estreia mundial terá lugar em novembro. Atualmente a enfrentar os seus testes finais de desenvolvimento, este novo desportivo tem vindo a demonstrar todas as suas qualidades.

O piloto de desenvolvimento e embaixador da marca, Jörg Bergmeister, realizou uma volta de 20.832 quilómetros ao circuito alemão de Nürburgring Nordschleife em 7m09,300s num automóvel ligeiramente camuflado, enquanto a volta ligeiramente mais curta de 20,6 km, que servia anteriormente como referência, foi cumprida em 7m04,511s, sendo 23,6 segundos mais rápido que o seu irmão mais pequeno, o 718 Cayman GT4.

Embora se tratasse de um modelo de produção em série (com certificação por um notário), o 718 Cayman GT4 RS utilizado na volta rápida utilizava um banco de competição, enquanto os pneus utilizados foram os Michelin Pilot Sport Cup 2 R, que estarão disponíveis como opção.

“Durante o desenvolvimento, demos ao 718 Cayman GT4 RS tudo o que carateriza um RS genuíno: construção ligeira, mais força descendente, mais potência e, claro, um ainda mais elevado nível de resposta às indicações do condutor. O fantástico tempo por volta no Nordschleife é uma prova impressionante de quão notórios são estes aperfeiçoamentos no comportamento dinâmico”, explicou Andreas Preuninger, Diretor da gama de modelos GT da Porsche. “Os nossos clientes podem esperar um automóvel focado no condutor e que tem como absoluta prioridade uma emocionante experiência de condução”, acrescenta o responsável da marca alemã.

Sem dados concretos de potência, sabe-se que o motor deverá ter mais do que os 420 CV da versão GT4 de base, enquanto a redução do peso e o trabalho a nível aerodinâmico também terão um impacto na alteração da dinâmica.

a carregar vídeo

Também o piloto de testes, Jörg Bergmeister, se mostrou impressionado com as capacidades do 718 Cayman GT4 RS, considerando-o mesmo “uma máquina de condução sem compromissos. Parece tão ágil como um kart nas estradas de montanha e ainda incrivelmente estável e equilibrado em circuito. Se assim não fosse, um tempo por volta como este não seria possível”.

Mais ainda, o piloto admitiu após os seus progressos em pista, que o GT4 RS “é um dos automóveis mais acutilantes que a Porsche alguma vez desenvolveu. E temos que apreciar por nós o som de cortar a respiração que emana”. De notar que Bergmeister dedicou mais de 500 horas ao 718 Cayman GT4 RS durante os testes de desenvolvimento.

a carregar vídeo