A versão mais extrema do Porsche 718 Cayman debita quase 500 CV em combinação com um peso ligeiro de 1415 kg. Sem compromissos e focado no condutor e nas capacidades, o novo Cayman GT4 RS foi criado pela marca alemã com o objetivo de “redefinir o termo ‘prazer de condução’”, sendo o novo topo de gama da família 718.
Com um design arrojado e construção ligeira, o 718 Cayman GT4 RS destaca-se pela conceção em busca de maior agilidade, mas também pela aerodinâmica sofisticada e pela sonoridade única proveniente dos escapes.

O motor atmosférico de seis cilindros opostos, familiar dos modelos 911 GT3 Cup e 911 GT3 de produção em série, é a ‘peça’ central deste Cayman. Com os seus 500 CV de potência e ‘redline’ quase às 9000 rpm, o novo GT4 RS tem mais 80 CV do que o 718 Cayman GT4, resultando numa relação peso-potência de 2,83 kg/CV. O binário máximo sobe dos 430 para os 450 Nm.
Como qualquer modelo RS moderno, o novo 718 GT4 RS está disponível, exclusivamente, com a transmissão Porsche de dupla embraiagem (PDK) de sete relações, garantindo performance máxima. A caixa pode ser comandada a partir das patilhas atrás do volante ou, alternativamente, pode utilizar a redesenhada alavanca da caixa colocada na consola central.
A combinação técnica permite-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos (uma melhoria face aos 3,9 segundod do GT4 com PDK) e tem uma velocidade máxima de 315 km/h (GT4 com PDK: 302 km/h), a qual alcança na sétima velocidade. No Nürburgring Nordschleife, ultrapassa o seu irmão, o 718 Cayman GT4, em mais de 23 segundos. Durante a fase final de ajustes, o embaixador Porsche, Jörg Bergmeister, completou uma volta ao circuito de 20,832 quilómetros em 7m09,300s. Na mais curta versão de 20,6 km, a qual serviu anteriormente como referência, rodou em 7m04,511s, ou seja, 23,6 segundos mais rápido do que o 718 Cayman GT4.
Em termos aerodinâmicos, não se poupou no trabalho. Uma das caraterísticas marcantes do novo topo de gama 718 é a dupla de entradas de ar colocadas atrás das janelas do condutor e passageiro. Normalmente, o 718 Cayman tem aqui pequenas janelas. As novas entradas de ar melhoram o fluxo de ar de admissão mas, ao mesmo tempo, resulta numa sonoridade de admissão mesmo junto aos ouvidos dos ocupantes. As características entradas de ar à frente das rodas traseiras foram mantidas e são utilizadas para a refrigeração do motor.
O peso foi uma preocupação dos engenheiros, pelo que o Cayman GT4 RS fica-se pelos 1415 kg (com o depósito de combustível cheio e sem condutor), o que significa menos 35 kg do que um 718 GT4 equipado com a caixa PDK. Esta redução de peso é alcançada através da utilização de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) em componentes como o capot e os guarda-lamas dianteiros. A alcatifa mais ligeira também poupa peso, assim como também o faz a redução da quantidade de material de isolamento. O óculo traseiro é produzido em vidro ligeiro. Os painéis das portas mais ligeiros possuem puxadores de abertura em tecido e re-de nos compartimentos de arrumação de modo a eliminar todos os gramas supérfluos.
A nova asa traseira fixa, com a sua fixação “Swan Neck” e os suportes da mesma em alumínio, são elementos diferenciadores do design exterior. Este princípio altamente eficiente da asa deriva do Porsche 911 RSR GT de competição e foi adaptado pela primeira num Porsche de produção em série com o 911 GT3. Em combinação com a altura ao solo reduzida em 30 milímetros face ao 718 Cayman, as grelhas nos guarda-lamas dianteiros, o fundo da carroçaria aerodinamicamente otimizado com difusor traseiro, o difusor dianteiro com ajustes múltiplos e o novo lábio do spoiler dianteiro com lamelas laterais, no modo Performance reservado para a utilização em pista, o GT4 RS gera, aproximadamente, 25% mais de força descendente do que o GT4.
As modificações no chassis contribuem também para a sua elevada performance. Os casquilhos apertam firmemente o chassis à carroçaria para oferecer um comportamento mais preciso e direto. O chassis ajustável tem uma definição de amortecimento específica para o RS, assim como molas e barras estabilizadoras específicas.
O opcional Pacote Weissach leva o design dinâmico do GT4 RS ainda mais além. A tampa do compartimento de arrumação dianteiro, as entradas de ar, a cobertura da caixa de ar, as molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores e a asa traseira possuem acabamento em carbono. As saídas de escape em titânio apresentam uma imagem similar ao sistema de escape utilizado no Porsche 935. A célula de segurança colocada na traseira é também produzida em titânio. A secção superior do tablier é revestida em Race-Tex e um generoso logótipo Porsche é integrado no óculo traseiro. Com o Pacote Weissach, as jantes de 20” em magnésio forjado podem ser escolhidas, com custo extra, no lugar das jantes de 20” em alumínio forjado.
O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS celebra a sua estreia mundial no Salão de Los Angeles, mas já pode ser encomendado em Portugal por um preço a partir de 197.143 euros, com o início das entregas previsto para dezembro. O 718 Cayman GT4 RS Clubsport de competição celebra também a sua estreia em Los Angeles e será lançado em diversas provas em 2022.

