Apesar da semelhança estética com o modelo ainda no mercado, trata-se de um modelo totalmente novo, que não herda um único componente da geração anterior, privilegiando a qualidade no interior e o ganho tecnológico a bordo, ficando ainda mais seguro com uma série de novos assistentes que vêm incrementar a sua funcionalidade e segurança.
Na nova geração, o Clio estará disponível com uma gama completa de motores a gasolina e Diesel, disponíveis num intervalo de potências entre os 85 e os 130 CV. A partir de 2020 e, pela primeira vez no Grupo Renault, será proposto um motor híbrido, designado por E-Tech. No total, estarão disponíveis 9 combinações motor/caixa de velocidades.
Nova aura a gasolina
Inédito na gama Renault, o 1.0 TCe (3 cilindros, turbocomprimido) é o mais recente dos motores resultantes das sinergias da Aliança, surgindo equipado com avançadas tecnologias, como o turbocompressor com válvula de descarga de comando elétrico, o coletor de escape parcialmente integrado na cabeça de motor, o duplo comando variável hidráulico da distribuição na admissão ou ainda o revestimento específico em aço dos cilindros (Bore Spray Coating). Com 100 CVe 160 Nm de binário às 2750 rpm, este bloco da nova geração tem mais 10 cavalos e 20 Nm relativamente ao TCe 90 que substitui, reduzindo o consumo e as emissões de CO2.
Está associado a uma caixa manual de 5 velocidades, permitindo reivindicar consumo médio de 5,2 l/100 km e atingir os 187 km/h de velocidade máxima.Mais tarde, estará também acoplado a uma caixa automática X-Tronic da última geração e adaptada à utilização europeia, a qual irá dispor da função D-Step que reproduz o comportamento de uma caixa de múltiplas relações em percursos polivalentes e aquando das acelerações. O motor TCe 100 será, igualmente, proposto numa versão bi-fuel a GPL.
Para níveis superiores de condução, o modelo contará com o motor 1.3 TCe FAP depois de prestar provas nos modelos Captur, Mégane, Scénic e Kadjar. Proposto na versão de 130 CV e 240 Nm, está associado à caixa automática EDC de 7 velocidades, com 200 km/h de velocidade máxima e 9,0 segundos para cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h. A caixa EDC de dupla embraiagem contribui para a redução dos consumos (entre os 5,7 e os 5,8 l/100 km em ciclo misto) e das emissões de CO2. Sublinhe-se que o Novo Clio TCe 130 EDC FAP é dotado de patilhas no volante.
Mantêm-se os Diesel
Quanto aos Diesel, mantém-se a aposta no 1.5 Blue dCi, adequando-se, por isso, a quem percorre muitos quilómetros ou para as frotas de empresa. É proposto em duas versões: 85 CV/220 Nm, para uma condução sóbria, e 115 CV/260 Nm, para uma condução mais dinâmica.
Clio TCe 100
Intens 17.790€
RS Line 19.900€
Exclusive 20.400€
Clio TCe 130 EDC FAP
RS Line 23.920€
Exclusive 24.420€
INITIALE PARIS 27.420€
Clio Blue dCi 85
Intens 22.530€
RS Line 24.660€
Clio Blue dCi 115
RS Line 25.160€
Exclusive 25.640€
INITIALE PARIS 28.640€
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