A Skoda revelou a versão Monte Carlo do novo Fabia, completando assim a gama desta quarta geração com uma aura mais desportiva. Estará disponível com dois motores a gasolina, 1.0 TSI de 110 CV e 1.5 TSI de 150 CV e diversos elementos de carroçaria com vocação mais dinâmica.

Estreada no Fabia em 2011, a sigla Monte Carlo faz um elo de ligação com a vertente desportiva, mais concretamente dos ralis, que está inscrita na marca checa, apresentando já diversos triunfos nas provas de ralis ao longo dos anos. Para simbolizar essa mesma aliança, o novo Skoda Fabia Monte Carlo volta a apostar nos detalhes mais desportivos, destacando-se os elementos exteriores a preto, enquanto no interior há apontamentos em vermelho e fibra de carbono nos apoios de braços e tablier.

Produzido com base na plataforma MQB-A0, a quarta geração do Fabia volta a apresentar um design racional, mas com imagem mais robusta, incluindo-se nesta versão Monte Carlo a grelha específica em preto, spoilers à frente e atrás, difusor traseiro em preto e jantes de 17 e 18 polegadas igualmente em preto. As jantes de 17 polegadas ‘Procyon’ são exclusivas do Fabia Monte Carlo e surgem de série.

O exterior é ainda reforçado pela iluminação em LED de série, com tecnologia Full LED opcional com iluminação adaptativa e máximos automáticos. A denominação ‘Skoda’ na tampa da bagageira surge em preto, havendo também um tejadilho opcional em preto para uma aparência contrastante. Para complementar a especificidade deste modelo, a carroçaria conta com insígnias ‘Monte Carlo’ nas cavas das rodas dianteiras e vidros escurecidos.

A bordo, há ainda elementos de série como os bancos desportivos, instrumentação digital Virtual Cockpit de 10.12 polegadas (personalizável) com fundo mais dinâmico, volante desportivo multifunções, num ambiente que é predominantemente preto, mas com as já referidas partes em vermelho e embelezamentos em carbono. Os pedais também têm uma aparência em alumínio, ao passo que as soleiras das portas apresentam o logótipo ‘Fabia’. A iluminação ambiente em LED fornece uma maior personalidade ao habitáculo.

Graças a uma maior otimização aerodinâmica, o coeficiente de arrasto é de 0.28 Cd, melhorando a sua eficiência. Para tal, tira partido de funcionalidades como a grelha ativa que permite ajustar o fluxo de ar de refrigeração consoante as necessidades de arrefecimento do motor. Em resultado, a poupança pode chegar aos 0,2 l/100 km quando viaja numa velocidade constante de 120 km/h. Por cada quilómetro percorrido com a grelha fechada, a poupança nas emissões de CO2 atinge os cinco gramas.

Esta versão surge com duas opções de infoentretenimento, podendo o condutor escolher entre a versão de série Bolero com ecrã de 8.0 polegadas e a opcional e mais completa Amundsen com ecrã de 9.2 polegadas com controlo por gestos e a assistente digital ‘Laura’ com controlos por voz. O Fabia Monte Carlo está sempre online com um cartão eSIM que permite, por exemplo, rádio digital e diversos serviços conectados da Skoda Connect. Os smartphones podem ser ligados sem fios e pode receber carregador opcional por indução (‘PhoneBox’ opcional). Também opcionalmente, o sistema Wireless SmartLink permite conectar os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Em termos de segurança, o novo Fabia Monte Carlo pode oferecer até nove airbags, havendo airbag de joelho para o condutor e airbags laterais traseiros disponíveis como opcionais.

Também o sistema Travel Assist com cruise control adaptativo e assistente de faixa completo está disponível na lista de opcionais, permitindo assim ao condutor uma viagem mais tranquila em condições de autoestrada.

Motores combinam potência e eficiência

A gama de motores do Fabia Monte Carlo aposta apenas em duas versões a gasolina, uma com base no motor 1.0 TSI de três cilindros de 110 CV e 200 Nm e a mais potente com base no 1.5 TSI Evo de 150 CV e 250 Nm, estando este acoplado exclusivamente à caixa automática DSG de sete velocidades. Esta variante acelera dos zero aos 100 km/h em 8,0 segundos, ao passo que o consumo combinado no ciclo WLTP é de 5,6 l/100 km e as emissões CO2 são de 127-138 g/km. Para melhorar a eficiência, esta versão 1.5 TSI conta também com sistema de desativação de dois dos quatro cilindros quando não existe carga elevada no acelerador.

A versão 1.0 TSI estará disponível com caixa manual de seis velocidades ou, opcionalmente, com a caixa automática de sete velocidades. Tirando partido de uma nova solução de revestimento dos cilindros, a fricção interna é reduzida, ao mesmo tempo que se melhora a dissipação do calor na câmara de combustão.

A versão com caixa manual acelera dos zero aos 100 km/h em 10 segundos (9,9 segundos com caixa DSG), apontando ainda consumos combinados de 4,9 l/100 km (5,4 l/100 km com caixa DSG) e emissões CO2 entre os 113 e os 127 g/km (124-136 g/km com caixa DSG).

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