Tendo sido a primeira marca a converter-se dos motores de combustão interna para a eletrificação total, ainda em 2019, a smart surge agora reinventada e pronta para ‘atacar’ a nova era da mobilidade com #1 (lê-se ‘hashtag’) Para tal, reúne conceitos e argumentos que povoam hoje a indústria automóvel: a adesão ao formato SUV, a tónica na conectividade e na personalização e a motorização elétrica. O novo modelo estreia soluções tecnológicas como motor traseiro de 200 kW/272 CV e mais de 400 quilómetros de autonomia.

Muito mudou no mundo e na indústria automóvel em três anos. Para a smart, as mudanças foram ainda mais profundas, dada a passagem para os motores 100% elétricos em 2019 e, depois, com a concretização da parceria entre a Daimler e a Geely, que resultou num plano estratégico que visa reforçar a posição da smart como marca irreverente e de espírito jovem, mas aberta a todas as idades.

O primeiro resultado desta nova fase é o #1, um nome minimalista, mas que simboliza precisamente as tendências dos novos tempos, repletas de referências nas redes sociais – daí o ‘cardinal’ que, em inglês, tem mais estilo ao dizer-se ‘hashtag’ em associação ao dígito 1, em representação do primeiro de uma nova smart. O #1 resulta de uma nova abordagem em que as equipas da China e da Europa trabalharam em conjunto para oferecerem um modelo capaz de agradar a diferentes tipos de clientes e estilos de vida.

Se dúvidas existissem, as palavras de Tong Xiangbei, CEO global da smart Automobile Co. Ltd., clarificam este mesmo ‘arranque’ para uma nova era. “A estreia mundial do smart #1 em Berlim assinala outro marco na incrível jornada de desenvolvimento que iniciámos com a renovação da companhia. Sendo o primeiro da família de veículos totalmente elétricos da nova geração, o novíssimo smart #1 é a personificação perfeita desta renovação”, refere Xiangbei, acrescentando que o primeiro produto desta abordagem de duas ‘casas’ tem tudo para ser um sucesso.

“Agora, a smart entrou numa nova fase de desenvolvimento a toda a velocidade, impulsionada ainda mais pela nossa estratégia empresarial ‘dual-home’ da Europa e da China. A nossa equipa, que trabalha na Europa e na China, está a fazer progressos fantásticos e estamos extremamente confiantes de que o mercado global irá acolher a oferta única e superior de mobilidade urbana totalmente elétrica da smart”, finaliza.

Tão diferente, mas ainda smart

O desenho do novo smart é totalmente novo, mas ainda assim revela alguma inspiração nos modelos e concepts do passado. A ligação não é totalmente quebrada, assim como o vínculo à Mercedes-Benz, já que o design do #1 é precisamente resultado do esforço de Gorden Wagener, diretor de Design da Mercedes-Benz Group AG, que tem sido também o ‘pai’ das mais recentes criações da marca germânica, como o EQS.

Entre os critérios a respeitar como marca irreverente e de perfil urbano, Wagener explica que o #1 “é adulto, cool e incorpora a beleza com soluções inteligentes. Portanto, é novo, fresco e encantador. O nosso novo smart #1 tem o potencial de tornar a smart uma marca líder em design”.

A forma do smart #1 é caracterizada por formas arredondadas e visual tecnológico, demonstrado por exemplo pelos grupos óticos com tecnologia LED com assinatura luminosa diurna em ‘V’ igualmente em LED (podendo receber tecnologia LED Matrix), destacando-se ainda por elementos como os puxadores das portas elétricos ocultos, as portas sem moldura ou o teto panorâmico com um em vidro com um anel de luz para adicionar complexidade ao ‘jogo’ da luminosidade.

Dirk Adelmann, CEO smart Europe GmbH: “Temos muito orgulho em apresentar finalmente a versão de produção do nosso smart #1. Não é apenas um símbolo da nova abordagem da smart, mas é também o núcleo de todas as coisas que estão para vir. Com a renovação da marca, vamos concentrar-nos ainda mais numa experiência de mobilidade sem lacunas.

No entanto, o smart #1 não abandona a sua missão urbana, com dimensões compactas, mas ainda assim maiores do que qualquer outro modelo da marca antes deste: mede 4270 mm de comprimento, 1822 mm de largura e 1636 mm de altura, enquanto o posicionamento das rodas mais nas extremidades cria uma distância entre eixos de 2750 mm para melhorar a habitabilidade. As jantes máximas de 19 polegadas contribuem para uma pose musculada e agressiva com toques tipicamente SUV. O peso cifra-se nos 1820 kg em vazio. Nota ainda para o facto de contar com uma nova plataforma modular desenvolvida pela Geely para automóveis elétricos e que dará origem a outros modelos.

Revolução interior

Apegando-se às noções de conectividade e de partilha que são hoje fundamentos da experiência automóvel, o smart #1 cria um ambiente interior moderno e tecnológico, dominado por uma consola central flutuante e redução dos elementos disruptivos, como botões e teclas. Além disso, beneficia de uma interface de utilizador personalizável para informações e entretenimento, com base num ecrã tátil de 12.8 polegadas (com 1920×1080 pixéis) que serve de centro para o comando de quase todas as funcionalidades deste veículo. O painel de instrumentos é de 9.2 polegadas.

Na sua interface de utilizador, o novo smart irá incluir um avatar como companheiro inteligente com controlo de voz baseado em IA que se liga facilmente ao ecossistema interconectado do automóvel, à aplicação smart e às clouds de dados – tudo ligado com o smart ID pessoal e protegido pelos mais elevados padrões de encriptação de segurança cibernética.

A este respeito, a smart explica que o novo #1 e todos os produtos e serviços conectados formam um ecossistema “intuitivo e adaptado”. Uma arquitetura de computação centralizada e de alto desempenho garante atualizações ‘Over-The-Air’, para que mais de 75% de todas as ECU (Eletronic Control Unit) no automóvel possam ser continuamente atualizadas remotamente.

No capítulo estético, nota para luz ambiente personalizável com 64 cores e 20 níveis de iluminação para tornar o ambiente interior ainda mais característico. Quanto ao espaço, houve a preocupação de melhorar a habitabilidade, numa consequência direta da grande distância entre eixos, podendo também variar o espaço da bagageira graças ao deslizamento do banco traseiro (proporção 60/40) em até 13 cm, com a capacidade a variar assim entre os 273 litros e os 411 litros com todos os lugares funcionais. Adicionalmente, o smart #1 conta ainda com uma pequena bagageira na frente (‘frunk’) com 15 litros.

Potência e agilidade

O smart #1 estreia um sistema elétrico de última geração, com recurso a um motor de 200 kW/272 CV que transmite a potência às rodas traseiras, com 343 Nm de binário máximo disponível. A velocidade máxima declarada é de 180 km/h. Dispõe de uma bateria de 66 kWh, o que lhe permitirá uma autonomia (WLTP) entre os 420 e os 440 quilómetros. Ou seja, este smart já não se limita à cidade e faz questão de revelar atributos estradistas, até porque irá contar também com sistema de tração integral para o futuro.

Quanto ao carregamento, admite um máximo de 22 kW em corrente alternada (AC), levando menos de três horas a repor de 10 a 80% da carga. O carregador de bordo de 22 kW surge de série. Com o carregamento super rápido de corrente contínua (CC) com máximo de 150 kW, isto pode ser realizado em menos de 30 minutos.

Funcional e seguro

O SUV compacto permite aos utilizadores ligarem o smart #1 a amigos através da aplicação e inclui uma chave digital com um sistema ‘peer-2-peer’. Dessa forma, o modelo admite uma outra forma de partilha.

Igualmente no entretenimento, nota para o sistema de áudio de alta definição Beats premium composto por um amplificador e 13 altifalantes, incluindo subwoofer.

O smart #1 também foi concebido para garantir a segurança dos passageiros da melhor forma com sete airbags e vários sistemas de assistência ao condutor, como o Extensive smart Pilot com capacidade de condução semiautónoma em autoestrada. Este conjunto de tecnologias engloba o controlo da velocidade de cruzeiro adaptável com função Stop & Go, sistema ativo de manutenção na faixa de rodagem, assistência à monitorização de ângulos mortos, assistência à condução em autoestrada e engarrafamentos, a que se juntam outros sistemas como o auxiliar de estacionamento automático ou o assistente de luzes de máximos.

Em rede e na rede: o modelo de negócio futuro da smart

A smart permanece empenhada em oferecer uma experiência inovadora para os seus clientes também na aquisição, pelo que foi criado um ecossistema digital que tem por objetivo redefinir o conceito de comércio e mobilidade diária. Em conjunto com a sua rede de parceiros experientes, a smart irá implementar uma experiência omnicanal orientada para o cliente ao longo de toda a jornada, mas sem desvalorizar a tradicional venda física a retalho, a qual considera um fator chave de sucesso do modelo de negócio.

Na Europa, a smart trabalha em estreita colaboração com parceiros estratégicos para criar a rede mais adequada e com a dimensão exata. Com um novo visual, os espaços da smart irão refletir o ADN do novo design.

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