A Citroën demonstra o seu empenho no segmento dos SUV com a revelação no Salão de Genebra de mais um concept, desta feita para um modelo compacto denominado C-Aircross que antecipa uma futura versão de produção.

Apelando nitidamente ao caminho da diferença, este C-Aircross Concept replica a imagem apresentada anteriormente por modelos como o C4 Cactus ou pelo mais recente C3, com uma dianteira imediatamente reconhecível e com linhas gerais arredondadas para fazer deste modelo mais apelativo ao olhar.

Num detalhe muito interessante, depois de dar a conhecer os Airbump para a carroçaria, pequenas bolhas de ar que protegem de toques ligeiros de carrinhos de compras ou das portas doutros carros, a marca, que tanto foco faz da sua área de criatividade, desenvolveu um outro conceito estilizado para as zonas envolventes das cavas das rodas, portas e para-choques.

Tratam-se de proteções em preto brilhante que revestem a parte inferior da carroçaria, aumentando a sua aptidão para a aventura, além de frisos de proteção laterais na zona inferior. Para acentuar ainda mais o seu visual robusto, o concept dispõe de jantes de 18 polegadas, com efeito diamante. Neste aspeto, relevo ainda para o sistema Grip Control para melhoria da motricidade em diversos tipos de piso.

Com o C-Aircross Concept, a marca apresenta uma carroçaria de dimensões compactas, numa forma que supera por pouco os quatro metros de comprimento (4,15 m) e que tem na largura e altura valores generosos de 1,74 m e 1,63 m, respetivamente.

Outro aspeto de relevo está no interior, que combina conforto, elevados níveis de ergonomia e tecnologia na medida certa, de acordo com a Citroën, servindo de inspiração para os futuros modelos da companhia gaulesa. Para facilitar o acesso ao habitáculo, a marca adotou um sistema de abertura oposta das portas, dando primazia à simplicidade de movimentos.

O painel de instrumentos, por exemplo, assenta numa lâmina de pequenas dimensões idêntica à de um sistema ‘head-up display’, no qual se podem encontrar as principais informações do veículo durante a condução. Contudo, solução idêntica não deverá sobreviver no veículo de produção, quando for revelado, o mesmo devendo ocorrer com o o sistema de retrovisor com câmaras.

Fazendo jus ao programa Citroën Advanced Comfort, o C-Aircross revela tecnologia de fácil utilização, como, por exemplo, o dispositivo de recarga de smartphones por indução, ou o infoentretenimento que permite que todos a bordo tenham informações sobre o trajeto graças à navegação conectada 3D com reconhecimento vocal Citroën Connect Nav. Cada um pode escolher a sua própria música ou ver o seu filme favorito. Uma vez escolhido o tipo de experiência a bordo, são possíveis diversas configurações: 1/3 – 2/3 ou 2/3 – 1/3 ou ecrã integral. O C-Aircross Concept dispõe igualmente da aplicação Share with U. Este novo serviço garante entretenimento a todos os passageiros. Funciona através do spot de Wi-Fi do veículo e permite a partilha fácil dos ficheiros multimédia (jogos, música, vídeos) com os todos os companheiros de viagem.

O Citroën ConnectedCAM, câmera HD on-board estreada no novo C3, grava o que condutor visualiza no exterior e, ao simples toque num botão, convida à partilha dessas imagens e vídeos nas redes sociais.

 

A estreia deste concept irá decorrer no Salão de Genebra, em março.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.