Novo Suzuki Jimny oficialmente apresentado

A Suzuki apresentou ontem o novo Jimny, ficámos finalmente a conhecer os principais detalhes técnicos da quarta geração do popular SUV nipónico.

As unidades Jimny destinadas ao mercado europeu estão equipadas com um motor a gasolina de quatro cilindros e 1.5 litros que substitui o velhinho bloco de 1.3 litros. A nova motorização debita 100 cv de potência e desenvolve 130 Nm de binário máximo às 4.000 rpm. De acordo com a Suzuki, o aumento de binário é particularmente sentido a baixas rotações, o que melhora a já excelente capacidade todo-o-terreno do pequeno jipe. Vale a pena referir que apesar do aumento de cilindrada, o novo motor é 15% mais leve que o antecessor e significativamente mais eficiente em termos de consumos.

De série, o novo Suzuki Jimny inclui uma caixa manual de 5 velocidades com rácios optimizados em função do bloco de 1.5 litros, o que confere mais eficiência e uma sensação de robustez ao passar de uma velocidade para outra. Como opção, está disponível uma caixa automática de 4 velocidades.

A tracção é transferida para as quatro rodas graças ao sistema de tracção integral Allgrip Pro AWD, supostamente desenvolvido para profissionais. O sistema é auxiliado por controlo de tracção e inclui três modos de condução facilmente alternáveis entre si através de uma alavanca: 4×2, 4×4 e 4×4 com engrenagem de redução ligada.

Como era esperado, o novo Jimny assenta numa estrutura de suporte (chassis) independente da carroçaria. A suspensão foi revista, inclui componentes adicionais que reforçam a rigidez torcional e confere um ângulo de entrada de 37 graus, um ângulo break-over de 28 graus e um ângulo de saída de 49 graus.

O novo Suzuki é mais seguro que o modelo que substitui, conta com avançada tecnologia de assistência à condução, como por exemplo travagem de emergência autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.