Completamente renovado, o S-Cross de nova geração foi apresentado pela Suzuki com a missão de oferecer um posicionamento mais competitivo entre o segmento SUV, recebendo um estilo mais ousado e dinâmico, além de reforçar a componente tecnológica, de segurança e de eficiência ambiental, com uma gama de veículos híbridos com lançamento previsto no próximo ano.

O novo S-Cross é o mais recente modelo da gama SUV de tração integral (AWD) que a Suzuki tem vindo a construir ao longo de 50 anos.

A estética troca a sua exuberância pela elegância e refinamento, com destaque para uma grelha dianteira de generosas dimensões em preto brilhante, que se combina com faróis mais elegantes equipados com tecnologia LED de três pontos de alta luminosidade. Os guarda-lamas quadrangulares nas rodas dianteiras e traseiras, em conjunto com detalhes prateados à frente e atrás, transmitem a agressiva natureza SUV do novo S-Cross.

O S-Cross terá 4300 mm de comprimento, 1785 mm de largura e 1585 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2600 mm.

Por outro lado, o S-Cross oferece solução eletrificada com recurso à combinação entre o motor turbo 1.4 Boosterjet de injeção direta (129 CV de potência e 235 Nm de binário) e o sistema mild hybrid de 48 V, que é capaz de oferecer 10 kW (14 CV) e 50 Nm de assistência elétrica nas acelerações.

O sistema 4×4 AllGrip Select também fará parte do conjunto tecnológico deste novo Suzuki, que é complementado ainda por um elevado número de tecnologias de segurança avançada.

O interior conta com um design tridimensional, destacando-se o ecrã do sistema de infoentretenimento de 9.0 polegadas, que serve de centro de comando das principais funcionalidades do veículo. O habitáculo acomoda cinco adultos, oferecendo ainda 430 litros de capacidade para a bagageira. O teto solar panorâmico incrementa a luminosidade a bordo para viagens mais agradáveis.

Híbrido chega na segunda metade de 2022

Na apresentação mundial deste novo SUV compacto, o Presidente Toshihiro Suzuki declarou que “na Europa, todos os nossos automóveis de turismo são mild hybrid ou ‘strong’ hybrid [NDR: híbridos puros], e incrementaremos a nossa gama de ‘strong’ hybrids no ano que vem”. Ou seja, no segundo semestre do próximo ano, o novo S-Cross terá a sua variante híbrida pura, ou seja, com um motor elétrico de maior potência a permitir deslocações sem qualquer emissões.

Este sistema combina um motor de combustão de novo desenvolvimento com um único motor-gerador (‘Motor Generator Unit’, ou MGU) e uma caixa de velocidades robotizada (‘Auto Gear Shift’, ou AGS). O motor elétrico pode auxiliar o motor de combustão ou assumir as despesas de locomoção, reduzindo dessa forma o consumo de combustível.

Um elemento importante do novo sistema é a localização do motor-gerador elétrico no extremo da saída da caixa de velocidades robotizada. Graças a esta configuração, a força da MGU é transmitida diretamente ao eixo de transmissão, para preencher o vazio de binário durante a troca de mudança, o que transmite uma sensação de suavidade nesta operação. Para mais, ajuda a recuperar a energia cinética e gera eletricidade de forma eficiente, ao desligar e soltar a embraiagem durante a desaceleração.

É possível escolher entre o modo standard e o modo Eco. No modo standard, o MGU assiste mais frequentemente o motor, para uma condução mais enérgica, enquanto no modo Eco aumenta a frequência da condução elétrica, para melhorar a eficiência de consumo de combustível.

O novo sistema híbrido estará disponível na Europa no próximo ano, primeiro no Vitara, e logo depois no S-Cross, que será fabricado na infraestrutura de Magyar Suzuki, na Hungria, e será vendido na América Latina, na Oceânia e na Ásia. As vendas na Europa terão início no final do ano.

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