Apresentado recentemente na sua especificação europeia, o novo Toyota GR86 assume o papel deixado vago pelo GT86, ganhando potência e competências dinâmicas. Com o lançamento previsto para 2022, o que também já está garantido é que dentro de dois anos este coupé desportivo deixará de ser vendido na Europa. A própria Toyota aponta: “quando acabar… acabou”!

O novo GR86 será o terceiro modelo da gama desportiva GR, criada para dar um elemento suplementar de adrenalina e emoção à Toyota. Tendo já surgido no Supra e, mais recentemente, no Yaris, a sigla GR volta a adornar a carroçaria de outro automóvel, desta feita, o coupé desportivo de tração traseira desenvolvido novamente em parceria com a Subaru.

Este será o ponto de entrada na gama GR da Toyota, com a marca a garantir que muitos pontos admirados do anterior GT86 foram melhorados, nomeadamente, a dinâmica, a entrega da potência e a robustez da mecânica, com ajustes técnicos no motor e transmissão. Por outro lado, mantém a configuração de motor dianteiro e tração traseira, beneficiando ainda de melhorias no chassis em termos de rigidez estrutural e redução de peso. A marca nipónica apostou numa utilização mais extensa do alumínio para baixar o peso geral e na redução do centro de gravidade para melhorar a sua agilidade. A suspensão também beneficiou de ajuste específico para otimizar a performance, enquanto os designers receberam ajuda dos colegas da área da competição para tornar a aerodinâmica mais eficaz.

Uma vez mais, o motor boxer foi escolhido, embora agora com maior cilindrada. Este bloco de quatro cilindros opostos apresenta uma cilindrada de 2.4 litros, sendo parte integrante do esforço para reduzir o centro de gravidade. Utiliza o mesmo bloco que o anterior, mas a sua capacidade foi aumentada de 1998 cc do GT86 para os 2387 cc do sucessor. A potência cresceu em 17%, passando dos 200 CV para os 234 CV às 7000 rpm, o que lhe vale uma redução de mais de um segundo na aceleração dos zero aos 100 km/h – cumpre esse exercício agora em 6,3 segundos na versão de caixa manual e em 6,9 segundos na de caixa automática (velocidades máximas de 226 km/h e 216 km/h, respetivamente). O binário também aumentou, sendo agora de 250 Nm às 3700 rpm contra os 205 Nm às 6600 rpm do antecessor.

Por tudo isso, a Toyota revela que este modelo foi concebido como um carro analógico para a era moderna, sendo efetivamente um dos últimos exemplares desta filosofia de paixão pela condução pura, que na língua japonesa tem uma expressão própria: ‘waku doki’.

Mas esta ideia será de curta duração na Europa, uma vez que o GR86 não irá cumprir todo o seu ciclo de vida na Europa. Lançado na primavera de 2022, este Toyota terá uma produção limitada a dois anos, sendo descontinuado depois devido ao incumprimento das regras relacionadas com as tecnologias de segurança para o Velho Continente. Noutros continentes, o GR86 continuará a ser vendido.

Esta é mais uma machadada no segmento dos pequenos coupés desportivos em solo europeu (pelo menos no formato tradicional de motores de combustão), uma vez que também já se sabe que o novo Nissan Z não chegará ao Velho Continente devido às restrições de emissões de CO2.

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