Novo Volkswagen Golf: Evolução profunda de um ícone

25/10/2019

Mesmo no revolucionário ambiente da eletrificação da indústria automóvel, um Golf reveste-se sempre de fundamental relevância. Afinal, trata-se do modelo mais vendido na Europa, dando continuidade a uma linhagem de enorme sucesso para a Volkswagen. A oitava geração volta a prefigurar novos parâmetros em termos de conectividade, funcionalidade e tecnologia, aplicável também na motorização.

O formato não se altera. Nem precisa. O Golf tem sido consistentemente um dos modelos mais vendidos da Europa, provando que as linhas mais clássicas do que disruptivas são argumento de sucesso. Ainda assim, inova onde necessário, como é o caso dos faróis que se ‘rasgam’ para a zona das cavas das rodas dianteiras. Mas as proporções mantêm-se, embora mais atual e com farolins com tecnologia LED atrás.

Nesta nova geração, o Golf muda as suas dimensões, apresentando-se com 4,28 m de comprimento (mais 26 mm), 1,80 m de largura (menos 1 mm) e 1,46 m de altura (menos 36 mm), ganhando 16 mm na distância entre eixos ou seja, um acréscimo de 2,62 m para 2,64 m.

Além de estar dotado de tecnologia Car2X, ou seja, o primeiro Volkswagen com a capacidade avançada de comunicar com a rede, o modelo alemão surgirá no mercado com cinco motorizações, incluindo uma ofensiva híbrida, com tecnologia de 48 V, com alternador/gerador por correia, bateria de iões de lítio de 48 V e a mais recente geração de motores a gasolina TSI, com dão corpo ao sistema mild-hybrid eTSI. O consumo foi reduzido em 10% e terá três níveis de potência: 110 CV, 130 CV e 150 CV.

Além disso, a oitava geração também terá duas variantes Plug-in híbridas, com a criação de uma versão mais eficiente de 204 CV e a existência de uma mais desportiva GTE com 245 CV. Ambos terão uma bateria de iões de lítio de 13 kWh que permite um autonomia em modo elétrico para 60 quilómetros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.