Novo Volkswagen Golf: “Um clássico intemporal para todos”

26/10/2019

A frase é de Herbert Diess, CEO da Volkswagen, referindo-se ao Golf e tem razão de ser. Aos 45 anos, o Golf tomou o elixir da juventude e está rejuvenescido como nunca. Com mais de 35 milhões de unidades vendidas, o Golf é o modelo mais bem-sucedido da marca. O êxito justifica o lançamento de nova geração com pompa e circunstância em Wolfsburgo, na Alemanha, a casa mãe da Volkswagen.

A apresentação, com streaming em direto para 80 países, quase parecia um evento da Victoria Secrets, em que todos os modelos das anteriores gerações desfilaram perante uma plateia cheia. Estiveram ainda convidados especiais como o Giorgetto Giugiario, responsável pelo design da primeira geração, e até mesmo Joachim Löw, o selecionador nacional da equipa alemã de futebol.

A reação ao vislumbrar a oitava geração é um misto de surpresa e tranquilidade. É um Golf. A identificação do modelo torna-se imediata, o design do Golf 8 revela a preocupação em manter uma continuidade em relação às gerações que o precedem.

No exterior, as maiores diferenças verificam-se na frente. Com um capot curvo e mais baixo, em que os faróis assumem uma nova assinatura luminosa. Os designers aproveitam a flexibilidade permitida pela tecnologia LED para assim delinear também o perfil de forma contínua até à traseira. Aí as óticas têm um novo recorte e a palavra Golf aparece exatamente no centro da mala, imediatamente, por baixo do redesenhado logo da Volkswagen.

Nesta nova geração, o Golf muda as suas dimensões, apresentando-se com 4,28 m de comprimento (mais 26 mm), 1,80 m de largura (menos 1 mm) e 1,46 m de altura (menos 36 mm), ganhando 16 mm na distância entre eixos ou seja, crescendo de 2,62 m para 2,64 m. Na bagageira, a capacidade não se alterou, continuando a ser de 380 litros.

Contrastando com o exterior, lá dentro é onde está tudo diferente, mais digital, sempre conectado ao exterior e mais inteligente. A perspetiva do condutor é dominada pelo “Digital Cockpit” de 10,25″ que complementa o sistema de infoentretenimento de série com 8,25”.

Opcionalmente, este pode ser substituído por um ecrã de 10”, que em conjunto com o sistema de navegação Discover Pro disponibiliza o que a marca chama de Innovision Cockpit. Há ainda a hipótese de ter um head-up display com projeção no para-brisas. O clássico botão rotativo no lado esquerdo do painel de instrumentos dá lugar a um painel digital para controlar as luzes ou o desembaciador. Até o teto de abrir passa a ser controlado por um slider tátil.

A aposta na conetividade é forte e com a tecnologia Car2X o Golf está, permanentemente, ligado ao exterior de série em todas as versões, podendo receber e transmitir informações de tráfego ou de outros veículos, notificando o condutor no “Digital Cockpit”.

Mais eficiência e menos poluição são as palavras de ordem também em relação ao Golf. “Deixamos que o cliente escolha o quanto ecológico quer ser”, diz Herbert Diess, CEO. Para isso, a marca disponibiliza motorizações tradicionais a gasolina (TSI), diesel (TDI), semi-híbrido (eTSI) que faz uso da correia/alternador para reduzir consumos até 10% e disponibilizar mais um pouco de potência e hibrido plug-in (eHybrid).

Ainda sem preços definidos, a Portugal chegarão em março de 2020 as versões eTSI com motorizações 1.0 turbo com 110 cv, e ainda uma versão 1.5 EVO eTSI com 130 cv, e outra 1.5 eTSI com 150 cv. Nas motorizações diesel, o 1.6 TDI deixa de existir e passamos a ter duas hipóteses 2.0 TDI com 115 cv e 150 cv, respetivamente. Mais tarde, irão chegar o Gti com 245 cv ,o Gtd com 200cv, o Golf R com 333cv e regressa o GTE com versões de 204 e 245 cv.

Os níveis de equipamento assumem uma nova nomenclatura e passam a chamar-se: Golf, para o nível base, seguindo-se o Life, Style e R-Line. A base da gama conta assim de série com: faróis e óticas LED, sistema Keyless, volante multi-funções, cockpit digital, ar condicionado automático, serviços e funções We Connect e We Connect Plus, Lane Assist, Front Assist (com deteção de peões) e Car2X. Além dos upgrades online, será também possível adquirir serviços opcionais após a compra do Golf, sistemas como navegação, light assist, hot spot wi-fi, cruise control adaptativo, entre outros, podendo ser instalados posteriormente.

Finalmente, o Golf será o primeiro Volkswagen a ter disponível o assistente pessoal digital Alexa, cujo acionamento por voz permite executar variadas tarefas sem nunca tirar as mãos do volante. Herbert Diess bem avisou: “O futuro da Volkswagen começa com o novo Golf”.

*Em Wolfsburgo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.