A Volkswagen ampliou a sua gama de modelos elétricos com a chegada a Portugal do novo ID.5 (também em formato mais desportivo GTX), que pretende reforçar o empenho da marca alemã no capítulo da eletrificação e colocar em cima da mesa uma opção de aspeto mais desportivo, mesmo que a base técnica seja a mesma do ID.4.

Empenhada na sua estratégia ‘Way to Zero’ de redução das emissões de CO2 (tendo como objetivo atingir a neutralidade carbónica em todas as suas operações até 2050), a Volkswagen lança agora mais um modelo para a sua gama de elétricos em Portugal, o ID.5, modelo de estilo SUV Coupé que vem complementar a oferta do ID.4 em termos de identidade e de posicionamento.

Na prática, o ID.5 revela um desenho mais desportivo que faz do design um dos seus argumentos, graças a um perfil exterior muito dinâmico, sobretudo quando visto de traseira, com linha de tejadilho descendente e uma pequena asa traseira ‘escondida’ junto ao vidro, dando-lhe um ar de coupé sobrelevado que tem dado cartas nos últimos anos. Ou, como a Volkswagen, faz questão de o apelidar: o seu primeiro SUV e-coupé.

A preocupação com a aerodinâmica foi também central ao desenvolvimento deste novo modelo, ambicionando assim uma premissa mais eficiente em termos de consumos, algo que acaba por estar bem associado ao desenho mais dinâmico e emocional. A Volkswagen assegura que o ‘target’ em termos de clientes são as famílias mais jovens, tecnológicas e mais irreverentes que buscam algo diferente em termos de estilo sem prejudicar o conforto e o refinamento.

Essa é, aliás, uma das tónicas do interior, já que a marca aponta cuidados adicionais com os acabamentos e materiais, colocando o ID.5 no patamar dos premium. Utilizando a plataforma MEB que também serve de base a todos os outros elétricos de nova geração do Grupo Volkswagen, a disposição do interior segue de perto aquilo que já se conhece, por exemplo, dos ID.3 e ID.4, com uma configuração minimalista nos comandos e preponderância dos comandos táteis na consola central e nas portas. O ambiente sofisticado ganha depois mais força com o ecrã de infoentretenimento que estreia mais uma evolução do software, neste caso, na geração 3.0, que permite já algumas novidades em termos de conectividade e de digitalização.

O ID.Software 3.0 oferece assim maior conectividade e mais sistemas de assistência à condução, a que se juntam ainda a capacidade de carregamento até 135 kW, Park Assist com função de memória de cinco manobras distintas, sistema Travel Assist com dados por enxame (‘swarm’) e mudança de faixa assistida em autoestrada a velocidades superiores a 90 km/h.

Adicionalmente, admite conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como comandos por voz otimizados, novo grafismo para o sistema de realidade aumentada, iluminação interior ambiente ID.Light melhorada, planeamento de rotas otimizadas para veículos elétricos e tecnologia Battery Care Mode, que protege a longevidade da bateria ao impedir o seu carregamento até ao máximo.

O conceito da plataforma MEB permite que o ID.5 revele dimensões generosas no interior com medidas relativamente compactas no exterior. Mede 4599 mm de comprimento, 1852 mm de largura e 1613 mm de altura, oferecendo ainda 2766 mm de distância entre eixos. Já a bagageira acomoda entre 549 litros e 1561 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Nota ainda para o facto de o ID.5 ter uma capacidade de reboque até 1400 kg.

A mesma bateria, três versões

O ID.5 contará com três versões de potência e configurações de tração, embora a bateria de iões de lítio, posicionada ao centro, sob o piso, para reduzir o centro de gravidade, seja sempre de 77 kWh.

Na base da gama estará a versão Pro, de tração traseira, motor singular de 174 CV de potência e 235 Nm, enquanto no nível intermédio estará a versão Pro Performance, também com tração traseira e motor singular, mas com 204 CV de potência e 310 Nm de binário. Ambos os modelos têm os 160 km/h como velocidade máxima.

Por fim, no topo, com elementos especiais como cores e costuras interiores específicas, encontrar-se-á a versão GTX, que é sigla indicativa de maior performance para os elétricos da Volkswagen, com tração integral fruto de dois motores (um por eixo), 299 CV de potência e 460 Nm de binário para uma velocidade máxima de 180 km/h.

As autonomias atingem os 534 quilómetros com uma única carga (no melhor dos casos), sendo preciso também destacar a possibilidade de carregar a 135 kW em postos de carga rápida (CC), uma melhoria face aos anteriores 125 kW, possibilitando repor de 5 a 80% em 29 minutos (36 minutos no caso do ID.5 GTX). Quando em viagem, o ID. Charger Travel, um sistema de carga semelhante a uma Wall Box fixa, pode carregar todos os modelos ID.5 no destino a 11 kW.

Quanto aos preços, arrancam nos 51.461€ para o ID.5 Pro, passando pelos 53.175€ pelo Pro Performance e terminando nos 60.985€ para o mais desportivo GTX.

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