As linhas gerais podem não fugir muito daquelas que caracterizam o atual Polo, mas a Volkswagen operou uma grande e profunda mudança no seu importante modelo destinado ao segmento dos utilitários. Maior e mais funcional, o novo Polo chega ao mercado nacional no final do ano, com promessas igualmente de dinâmica melhorada e de motores eficientes que prometem deixar os bem-sucedidos Renault Clio e Peugeot 208 em maiores apuros.

Tal como o novo SEAT Ibiza, o Polo recorre igualmente à plataforma MQB A0, o que permite a este modelo aumentar as suas dimensões gerais. O comprimento aumentou para os 4.053 mm, enquanto o ganho principal está na distância entre eixos, que aumentou 94 mm, o que permite assim mais espaço no habitáculo, respondendo àquela que era uma das principais críticas do modelo anterior. Também a bagageira beneficiou imenso com esta nova plataforma, dispondo de uma capacidade de 351 litros.

Por outro lado, o estilo exterior não foge ao tradicionalismo da Volkswagen, com duas partes horizontais muito definidas na secção dianteira: em cima, grelha e faróis integrados e, em baixo, faróis de nevoeiro e entrada de ar para o motor. Ainda assim, conta com desenho mais evoluído em todos os aspetos. Já o interior está completamente renovado, com um painel de instrumentos novos em associação, surgindo ao lado do ecrã tátil na parte superior da consola central, além de ter também um aspeto mais jovial: afinal, é um dos alvos a que este modelo se destina.

Tecnologicamente, a Volkswagen aplicou sistemas como o Assistente de Colisão Dianteira com Travagem de Emergência e Deteção de peões e um limitador de velocidade. Opcionalmente, a marca dispõe de cruise control adaptativo (com função Stop&Go nos modelos com caixa automática DSG), Alerta de objetos no Ângulo Morto, Assistente de tráfego cruzado na traseira e Assistente de Estacionamento.

a carregar vídeo

Nota, ainda, para a estreia da segunda geração do painel de instrumentos digital Active Info Display (opcional), com este a oferecer uma visibilidade melhorada, melhor funcionalidade e utilização mais lógica, de acordo com a Volkswagen. O ecrã do sistema de infoentretenimento recebe os ensinamentos da mais recente atualização do Golf e surge com uma integração melhor no restante tablier, sendo concebido em vidro com dimensões a partir das 6.5 polegadas no modelo de base e de 8.0 polegadas no nível de equipamento mais completo.

Quanto a motores, a Volkswagen volta a recorrer a unidades a gasolina e Diesel de elevada eficiência, com a oferta a iniciar-se com o 1.0 a gasolina. Este surge em variantes atmosférica e turbocomprimida, com potências entre os 65 CV e os 115 CV, havendo ainda que contar com o novo motor a gasolina 1.5 TSI de 150 CV. Todos os motores acima dos 90 CV podem ser associados a caixa automática DSG de dupla embraiagem. No topo da oferta a gasolina estará o GTI com o motor 2.0 TSI de 200 CV que já é conhecido do Golf GTI, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos.

Os Diesel também marcam presença, naturalmente, com o motor 1.6 TDI a surgir em potências que vão dos 80 CV aos 95 CV.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.