Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Volvo EX30 concentra todas as funções interiores num só ecrã

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Volvo continua a divulgar algumas informações do seu novo SUV elétrico compacto, o EX30, o qual promete ser um dos automóveis mais seguros e sustentáveis do mercado, mas também um dos mais acolhedores e funcionais. Inspirando-se no design escandinavo, o minimalismo ganha importância e os botões físicos passam a ser (quase todos) uma coisa do passado.

Segundo a marca sueca, a interação com o EX30 irá oferecer uma experiência de utilizador simplificada, removendo camadas de complexidade em prol de uma condução mais objetiva, baseando-se num conceito mais tecnológico e simples de um único ecrã central com 12.3 polegadas, que oferecerá todas as informações relevantes ao condutor.

Este ecrã foi concebido para oferecer, também, uma vista tranquilizadora, ao eliminar tudo o que não é informação relevante para o condutor, melhorando a concentração, sobretudo à noite, evitando dessa forma as distrações e reduzindo o esforço dos olhos durante as viagens mais longas.

A nível tecnológico, o novo EX30 tem o sistema Google incorporado, no qual se incluem aplicações como o Google Assistant ou o Google Maps, a que se juntam ainda outras apps favoritas no Google Play. O EX30 será também o primeiro automóvel da Volvo a incorporar a conexão ao sistema Apple CarPlay sem fios.

O sistema de infoentretenimento vem ainda com conectividade 5G e com as plataformas tecnológicas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Automotive para assegurar uma resposta rápida do sistema.

Outra particularidade deste novo EX30 é a de incremento de espaços de arrumação, com o porta-luvas, por exemplo, a passar para uma posição por baixo do ecrã central. Isto significa que, tanto o condutor como o passageiro podem agora aceder-lhe facilmente, uma vez que este utiliza o espaço extra proporcionado pelo piso plano.

A consola central é também extremamente versátil, com um sistema deslizante que permite escolher exatamente a forma como o condutor pretende utilizar o espaço. A parte superior do suporte para copos pode ser deslizada para fora para segurar objetos ou movida para trás conseguindo criar ainda mais espaço de arrumação. O túnel inferior tem uma área de arrumação que protege os pequenos objetos, como os óculos de sol ou os auriculares, sendo possível, no espaço maior em cima colocar, por exemplo, uma mala.

Olhando às necessidades dos novos tempos, os smartphones dos passageiros podem ser guardados em compartimentos especiais nos encostos dos bancos dianteiros, enquanto uma caixa de arrumação desliza para fora da consola central. No interior da porta da bagageira, está incluído um guia prático de tamanhos – perfeito para quando se vai comprar mobiliário em embalagens planas e não se tem a certeza se estas vão ou não caber.

“O Volvo EX30 combina todos os melhores elementos do design escandinavo. Com os novos materiais conseguimos acrescentar texturas criativas, cor e personalidade ao habitáculo, enquanto funcionalidade inteligente e uma excelente experiência de utilização são já a imagem de marca de qualquer novo produto Volvo. Todos estes elementos conseguem, em conjunto, apresentar a essência da Volvo num modelo de menores dimensões”, refere Lisa Reeves, responsável de Design Interior da Volvo Cars.

Experiência sonora premium

Num detalhe inovador, o EX30 contará com uma barra de som a toda a largura do painel de instrumentos, inspirada no design dos sistemas de áudio domésticos e que reúne várias colunas numa única barra para um som de qualidade superior, sobretudo quando equipado com o sistema da Harman Kardon.

A Volvo refere que este conceito de barra de som é mais um bom exemplo de design inteligente, pois consegue agrupar várias colunas numa só componente e reduzir a quantidade de cabos e de materiais, sendo ainda altamente discreta (está situada sob o para-brisas e integrada no design do cockpit). Desta forma, remove a necessidade de altifalantes nas portas, onde há mais espaço de arrumação. Os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central.

De resto, sublinhe-se que o mais pequeno SUV da Volvo apresentará um interior em linha com o pensamento sustentável da marca sueca, com uma escolha criteriosa de materiais interiores capazes de realçar um design gráfico distinto. Através de materiais reciclados e renováveis, como a ganga, o linho e a lã, bem como uma variedade de cores e texturas expressivas, o interior deste novo modelo personifica os princípios do design responsável.