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Novo Volvo EX30: Pequeno nas dimensões, grande nas ambições

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Pequeno nas dimensões, mas grande nas ambições, o novo Volvo EX30 é o SUV mais pequeno da marca sueca, reforçando as fileiras da eletrificação plena, mas com foco claro também na segurança e na sustentabilidade. Este novo SUV vem complementar a gama elétrica composta atualmente pelos XC40, C40 e EX90 (em breve), com as encomendas a abrirem hoje com preços a partir dos 37.900€.

O segmento dos B-SUV continua em crescendo a nível mundial, sendo uma tendência à qual também a Volvo adere agora com a apresentação do EX30, um SUV mais pequeno, de apenas 4233 mm, que serve de entrada na marca e que tem por missão ir ‘buscar’ novos tipos de clientes – mais tecnológicos, adeptos da conectividade e mais responsáveis ecologicamente, mantendo também o foco na já tradicional questão da segurança. Mas, sobretudo, também com a premissa fundamental de um preço mais acessível, para que a mobilidade elétrica chegue a mais pessoas.

Essa foi uma das ideias que a marca quis passar no evento de apresentação internacional do novo EX30, que decorreu na cidade italiana de Milão, demonstrando que a Volvo pretende tornar-se mais apelativa, mas sem perder o lado mais requintado ou a paixão pela simplicidade do design sueco.

“O EX30 pode ser o nosso SUV mais pequeno de sempre, mas representa um grande passo para os nossos clientes e para a marca. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem mais pequena. Como qualquer Volvo, é um produto excecional, seguro e produzido em função das pessoas e das suas necessidades”, referiu Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Design sueco por fora…

Neste sentido, o EX30 incorpora todos os valores de design da Volvo, agora num formato mais pequeno, valendo-se, no entanto, de distância entre eixos considerável (2650 mm) que promete habitabilidade entre as melhores do segmento.

Com as suas proporções equilibradas e jantes de grande dimensões, destaca-se a dianteira, com uma evolução do design tradicional dos Volvo, graças a uma grelha fechada e uma representação digital dos faróis em formato ‘Martelo de Thor’, conceito que se estreou na marca em 2014 com o XC90 e que se mantém praticamente intacto, não obstante a necessária evolução. Atrás, com grupos óticos separados e pose robusta, aproxima-se mais daquilo que a marca já oferece, por exemplo, com o XC40.

Ao nível das escolhas de cores, a Volvo irá oferecer o EX30 com cinco cores exteriores mais irreverentes, incluindo a azul ‘Cloud Blue’ e a expressiva amarela ‘Moss Yellow’, este último inspirado nos líquenes que crescem nas rochas ao longo da costa oeste sueca.

… E por dentro

A inspiração no design escandinavo volta a ser notória no interior, com a aposta no minimalismo a relegar os botões físicos para um patamar praticamente inexistente. Segundo a marca sueca, a interação com o EX30 irá oferecer uma experiência de utilizador simplificada, removendo camadas de complexidade em prol de uma condução mais objetiva, baseando-se num conceito mais tecnológico e simples de um único ecrã central com 12.3 polegadas, que oferecerá todas as informações relevantes ao condutor.

Este ecrã foi concebido para oferecer, também, uma vista tranquilizadora, ao eliminar tudo o que não é informação relevante para o condutor, melhorando a concentração, sobretudo à noite, evitando dessa forma as distrações e reduzindo o esforço dos olhos durante as viagens mais longas.

A nível tecnológico, o novo EX30 tem o sistema Google incorporado, no qual se incluem aplicações como o Google Assistant ou o Google Maps, a que se juntam ainda outras apps favoritas no Google Play. O EX30 será também o primeiro automóvel da Volvo a incorporar a conexão ao sistema Apple CarPlay sem fios.

O sistema de infoentretenimento vem ainda com conectividade 5G e com as plataformas tecnológicas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Automotive para assegurar uma resposta rápida do sistema.

Outra particularidade deste novo EX30 é a de aumentar o número de espaços de arrumação a bordo, com o porta-luvas, por exemplo, a passar para uma posição abaixo do ecrã central. Isto significa que, tanto o condutor como o passageiro podem agora aceder-lhe facilmente, uma vez que este utiliza o espaço extra proporcionado pelo piso plano.

A consola central é também mais versátil, com um sistema deslizante que permite escolher exatamente a forma como o condutor pretende utilizar o espaço. A parte superior do suporte para copos pode ser deslizada para fora para segurar objetos ou movida para trás conseguindo criar ainda mais espaço de arrumação. O túnel inferior tem uma área de arrumação que protege os pequenos objetos, como os óculos de sol ou os auriculares, sendo possível, no espaço maior em cima colocar, por exemplo, uma mala.

O EX30 pretende assim tornar a vida a bordo mais conveniente, mais relaxante e mais agradável. Nesse sentido, é possível escolher entre quatro opções de interior distintas, com várias opções de configuração, e também dispor de cinco temas distintos de iluminação interior. Cada um deles é inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda subtilmente de cor, conferindo uma sensação de calma ao interior do habitáculo, desde o pôr-do-sol na costa Oeste da Suécia à réplica das mundialmente famosas auroras boreais.

Também na bagageira, a arquitetura elétrica permite obter valores interessantes para o segmento em questão, variando entre os 318 e os 904 litros, dispondo ainda de uma pequena área de bagagens na dianteira (‘frunk’) com sete litros.

Da poupança à rapidez extrema

Com o EX30, a Volvo pretende dar aos clientes a liberdade para escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades, bem como o nível de potência que desejam. O novo SUV apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada mais atrativo para o segmento em que se insere.

Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção ‘Single Motor’ com bateria LFP de 51 kWh. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia (344 quilómetros no ciclo combinado WLTP). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos. O máximo de potência de carregamento é 134 kW, demorando 48 minutos a carregar de 10 a 80% do estado de carga.

Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante ‘Single Motor Extended Range’, com uma bateria NMC resulta numa melhor opção. Com 69 kWh de capacidade, inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção ‘Single Motor Extended Range’ proporciona uma autonomia até 480 quilómetros entre carregamentos. Tanto esta como a versão com bateria LFP dispõem de dispondo de um único motor elétrico de 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário. Em virtude destes números, acelera dos zero aos 100 km/h em 5,3 segundos.

No entanto, para aqueles que privilegiam a performance, a Volvo criou a opção ‘Twin Motor Performance’, a qual associa a bateria NMC de 69 kWh a um segundo motor elétrico, havendo um por eixo, o que permite dispor de tração integral (AWD). No total, é capaz de fornecer 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário, acelerando dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos – o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo.

O Volvo EX30 permite também carregamentos rápidos a uma potência de até 153 kW no caso da variante ‘Twin Motor’, sendo possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.

A marca sueca explica, por outro lado, que teve em conta a importância de uma experiência de condução melhorada, pelo que afinou o chassis do EX30 para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, resulta numa condução fácil e ainda mais ágil dentro e fora da cidade.

Menor pegada ecológica de sempre

O EX30 foi concebido para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca e representa um importante passo nas suas ambições de sustentabilidade. Ao gerir as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 quilómetros de condução para menos de 30 toneladas.

Neste novo modelo a Volvo conseguiu reduzir em 25% a pegada de CO2 face aos seus atuais modelos elétricos. Como? Utilizando por um lado menos alumínio e menos aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção. Por outro lado, cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais.

Em relação ao plástico, cerca de 17% é também reciclado – a percentagem mais elevada comparando com qualquer outro automóvel da Volvo até à data. Importa ainda referir que 95% do automóvel é reciclável no final da sua vida útil.

Finalmente, o interior tem uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias.

Grande na segurança

Apesar de ser um modelo mais compacto, o novo EX30 não faz concessões na segurança e conta com uma série de tecnologias de última geração que pretendem colocar o SUV elétrico como uma referência no segmento. Assim, integra a nova geração do sistema Pilot Assist, que pode ajudar agora a mudar de via de rodagem quando o condutor assim o indica, dando também maior segurança na ultrapassagem aos camiões de maiores dimensões.

Como também já é apanágio da Volvo, o objetivo da equipa de engenheiros que desenvolveu o EX30 foi proteger não só o condutor e ocupantes do veículo, mas também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. Por exemplo, o Volvo EX30 inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.

A partir do próximo ano, o Volvo EX30 terá também disponível uma versão Cross Country com equipamento específico em alusão à sua maior versatilidade fora de estrada.

O alerta de abertura de porta é uma das várias funcionalidades da tecnologia ‘Safe Space’ foi incutida neste modelo, o qual recorre à mais recente tecnologia de retenção e um design estrutural de última geração que cumpre os rigorosos requisitos de segurança internos.

O EX30 será o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist, com capacidade para gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados.

Qualidade de áudio premium

Num detalhe impressionante do interior, o EX30 dispensa os tradicionais altifalantes nas portas, contando apenas com uma única ‘soundbar’ (barra de som) a toda a largura do tablier, inspirando-se no design dos sistemas de áudio domésticos, com uma qualidade de som superior. É possível acrescentar ainda o sistema de som Harman Kardon, para uma qualidade de áudio superior, até porque o sistema foi desenvolvido especificamente com este modelo em mente.

A Volvo explica que esta barra de som é mais um exemplo de design e funcionalidade inteligente, pois reduz a quantidade de cabos, materiais e de espaço necessário nas portas. Ao remover a necessidade de altifalantes nas portas, o Volvo EX30 consegue oferecer muito mais espaço de arrumação. Na mesma linha, os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central sendo de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro.

Tecnologia funcional

O EX30 também virá com uma funcionalidade de chave digital que facilita a partilha do automóvel com outras pessoas. Construída com base nas avançadas normas industriais UWB e CCC, esta tecnologia será compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis.

A App do automóvel contém todos os serviços relevantes relacionados com o mesmo, desde o carregamento até à sua procura num parque de estacionamento movimentado. É possível trancar e abrir as portas remotamente e aquecer o EX30 à distância. Este automóvel também está preparado para receber atualizações de software remotas (OTA) que farão com que vá ficando melhor ao longo do tempo.

Preço e lançamento

A Volvo arranca já com o processo de encomendas do novo EX30 em Portugal, com o preço da versão base (‘Single Motor Core’) a começar nos 37.900€ (ou 30.800€ sem IVA), sendo que nenhum dos preços inclui as despesas de transporte e de documentação. Note-se ainda que a Volvo oferece cinco anos de manutenção programada incluída.

A produção deverá arrancar no final do ano, com as primeiras unidades previstas para entrega a clientes no início de 2024.


Single Motor (RWD)
Tipo de motor: Elétrico; motor traseiro
Potência total: 200 kW/272 CV
Binário máximo: 343 Nm
Bateria: LFP; 51 kWh
Autonomia combinada (WLTP): 344 km
Aceleração 0-100 km/h: 5,7 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Carregamento: 10-80% em até 26 m (CC a 150 kW)

Single Motor Extended Range (RWD)
Tipo de motor: Elétrico; motor traseiro
Potência total: 200 kW/272 CV
Binário máximo: 343 Nm
Bateria: NMC; 69 kWh
Autonomia combinada (WLTP): 480 km
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Carregamento: 10-80% em até 28 m (CC a 175 kW)

Twin Motor Performance (AWD)
Tipo de motor: Elétrico; dois motores, um por eixo
Potência total: 315 kW/428 CV
Binário máximo: 543 Nm
Bateria: NMC; 69 kWh
Autonomia combinada (WLTP): 460 km
Aceleração 0-100 km/h: 3,6 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Carregamento: 10-80% em até 28 m (CC a 175 kW)