A Volvo está prestes a revelar o novo EX90, sucessor do XC90, naquele que será o seu mais recente modelo 100% elétrico de topo, apostando num deisgn que irá conjugar forma, função e inovação tecnológica.

A marca sueca antecipa um SUV de grandes dimensões capaz de cumprir com os predicados de sustentabilidade, praticabilidade e segurança, mas sem comprometer o lado estético, que deve responder a uma filosofia de solidez e beleza pela simplicidade.

Um dos exemplos dessa ambição, explica a Volvo, é a forma como os designers da marca conseguiram integrar o sistema LiDAR (de série no novo EX90), tratando-se de uma tecnologia de deteção remota que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade sendo capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância.

Ao trabalhar com vista à introdução de sistemas de condução autónoma sem supervisão, o sistema lidar será uma das bases dos sistemas de segurança.

“Em termos de design foi um desafio conseguir integrar o lidar de uma forma que tenha não só boa aparência como ótima integração nos sistemas de segurança. Funcionará como a visão do automóvel, e embora pudesse ter sido colocado à volta da zona da grelha – o que seria equivalente a ter olhos nos joelhos – faz muito mais sentido colocá-lo o mais alto possível para que consiga ter o máximo alcance. É por isso que, em conjunto com os nossos engenheiros, decidimos integrá-lo na linha do tejadilho para maximizar a sua eficácia”, refere T. Jon Mayer, diretor de Design Exterior da Volvo.

Estética para a eficiência

Moldar e formar o exterior de um automóvel elétrico obedece hoje também ao princípio da eficiência, com um desenho fluido a permitir, pois, otimizar a autonomia e a eficiência nos consumos.

Ainda sem revelar o desenho final do novo SUV, o EX90 adotará uma frente arredondada, combinada com puxadores das portas embutidos e com os vidros nivelados para uma fluidez aerodinâmica muito melhorada em direção à traseira. Graças a estas opções de design exterior, o Volvo EX90 atinge um coeficiente aerodinâmico de 0,29 – um número muito competitivo para um veículo com as dimensões deste SUV de sete lugares.

“Inspirámo-nos na conceção de iates para delinear as proporções do Volvo EX90. Se olharmos para a frente, este automóvel apresenta-se orgulhoso e confiante, com inspiração na capacidade de um veleiro atravessar as ondas no oceano. Mas, em geral, é também mais redondo, o que permite que o ar circule à sua volta de forma mais eficiente”, acrescenta Mayer, para quem o interior deve ser bem iluminado para uma sensação mais agradável a bordo.

“Dedicámos muito tempo à iluminação dentro do EX90, tentando criar um interior quente e uma expressão um pouco mais fria para o exterior. Isto está também ligado à forma como as pessoas na Escandinávia são muitas vezes vistas. Há uma confiança calma e subestimada que muitos entendem, ao início, como frieza”, acrescentou.

O novo Volvo EX90 tem estreia agendada para o próximo dia 9 de novembro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.