Previsto para chegar ao mercado europeu no verão de 2020, o novo Toyota Yaris promete um reforço da sua eficiência, com uma nova evolução híbrida, mas também um incremento significativo no capítulo da segurança, graças, em grande parte, à utilização da plataforma GA-B assente na arquitetura de nova geração TNGA (Toyota New Global Architecture), com a qual aumenta significativamente a resistência torsional, a estabilidade e os elementos de segurança.
Um dos elementos mais chamativos em matéria de segurança é o novo airbag central, uma estreia absoluta no segmento e que tem por objetivo reduzir exponencialmente os riscos de contacto entre os passageiros dianteiros em caso de colisão lateral. Esta solução é possível graças à instalação de um módulo de airbag na parte lateral dos bancos dianteiros, insuflando-se quando é detetado um embate lateral.
[soliloquy id=”715747″]
A Toyota está ciente de que essa é uma causa de lesões cerebrais em acidentes do género, pelo que a adoção desta tecnologia, integrada na já conhecida estratégia Toyota Safety Sense que tem por objetivo democratizar os itens de segurança pelos diversos segmentos (ou oferecê-los a custo muito acessível).
Além do sistema de airbag lateral, a marca japonesa garante uma melhoria da segurança geral por ação da estrutura do veículo bastante coesa, destacando-se os reforços estruturais que incrementam não só a rigidez torsional, logo, o equilíbrio dinâmico, mas também a resistência em caso de acidente.
No conjunto de elementos de serie estão o cruise control adaptativo inteligente e alerta de desvio faixa inteligente e a Toyota não se coíbe de apontar como objetivo para o novo Yaris a obtenção das cinco estrelas dos testes Euro NCAP e o estatuto de “carro mais seguro do segmento”.

