É preciso olho clínico para detetar as diferenças dos novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio, dois dos modelos que deram início ao percurso de renovação da marca italiana e que ganham agora novos atributos, quer a nível visual, quer a nível tecnológico. Na prática, trata-se de aprimorar apenas alguns pormenores de ambos os automóveis transalpinos que chegarão ao mercado entre março e abril.

Os Giulia e Stelvio ocupam um lugar curioso no passado recente da Alfa Romeo. Foi com estes dois modelos que se iniciou o processo de ressurgimento da marca na década passada, ao abrigo do projeto engendrado pelo malogrado CEO da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, quando a fusão com a PSA ainda não estava nas ‘cartas’. Mas, anos volvidos, o panorama automóvel mudou radicalmente.

A Alfa Romeo está agora plenamente integrada no núcleo de marcas premium da Stellantis e a eletrificação é, cada vez mais, o caminho a seguir. Importa destacar, desde já, que a berlina Giulia e o SUV Stelvio evitam ainda a rota do auxílio elétrico, algo que o Tonale já ‘abraça’, com a versão híbrida plug-in a chegar em abril ao mercado nacional.

Aquilo que não muda é a ideia muito concreta de que a Alfa Romeo é uma marca tipicamente italiana, sendo esse um dos pilares que norteiam a companhia – a noção da ‘essência do que é ser italiano’, associada ao design, à tradição desportiva e à cor vermelha, apropriadamente ligada à paixão. Ou ‘amore’…

Ano de diferenciação

Para 2023, a Alfa Romeo aposta então num ano de diferenciação, com uma gama completamente renovada, em que o Tonale é a mais recente adição (espera-se a chegada da versão mais relevante em termos comercias, a PHEV), enquanto os Giulia e Stelvio (março/abril) surgem renovados no essencial para dar confiança à marca de que o ano será de crescimento face ao ano anterior.

O desafio para estas atualizações foi acrescentar valor sem retirar aos dois modelos alguns méritos de que já dispunham, nomeadamente em termos de agilidade, precisão de condução e distribuição perfeita de peso (50/50) entre os dois eixos. A plataforma Giorgio foi essencial para estas características, sendo concebida para ‘alimentar’ fortemente a noção de prazer de condução.

Em termos de design, o foco foi manter as linhas sedutoras e intemporais, com inspiração no passado, mas com um olhar no futuro, como explicou na apresentação internacional um dos responsáveis pelo design da Alfa Romeo, Alex Perez.

Entre os novos detalhes estéticos, destaque para a dianteira com o conceito ‘Trilobo’ em que as três grelhas ‘jogam’ entre si para uma maior sensação de elegância e de largura. Mas são os faróis ‘3+3’ que são a principal novidade, estreando igualmente a tecnologia de iluminação Full LED Matrix adaptativa, evocativa também do que se viu no Tonale.

Os três módulos que compõem a linha dianteira dos novos Giulia e Stelvio proporcionam funções de iluminação diurna, os indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade “Welcome and Goodbye” (função que se liga sempre que o condutor fecha ou abre o automóvel), dispondo ainda de tecnologias ‘Adaptive Driving Beam’, que ajusta constantemente os faróis de médios com base na velocidade e condições de condução e ‘Glare-Free High Beam Segmented Technology’, que deteta automaticamente veículos em circulação em ambos os sentidos de tráfego, para evitar encandear os seus condutores; e ainda um terceiro módulo que se liga automaticamente durante as curvas para garantir a iluminação lateral mais eficaz.

Atrás, os farolins com tecnologia LED dispõem de novas molduras e vidro com um acabamento transparente no caso do Stelvio, enquanto os do Giulia são em vidro fumado com um acabamento em preto brilhante.

Seja como for, refere Perez, a ideia foi sempre não mexer em demasia no design de base, atendendo ao facto de os dois automóveis revelarem uma aparência escultural facilmente reconhecível de todos os ângulos.

Mais tecnologia e conectividade

No interior, a principal preocupação foi com a atualização tecnológica, cuja alteração mais significativa é a inclusão de um novo painel de instrumentos digital com ecrã de TFT de 12.3” e efeito ‘telescópico’, denominado em italiano ‘Cannocchiale’, que pode ser reconfigurado segundo três apresentações: ‘Evolved’, ‘Relax’ e ‘Heritage’.

O modo ‘Evolved’ representa o futuro do design Alfa Romeo e utiliza a área central do ecrã, apesar de manter os seus dois quadrantes laterais. O ‘Relax’ concentra-se no conforto, prescindindo de informação detalhada do veículo e dispensando, também, os dois quadrantes. Já o ‘Heritage’ faz uma ponte concreta com os modelos icónicos dos anos sessenta e setenta da Alfa Romeo, com detalhes distintivos como os números invertidos no final da escala do velocímetro.

Com um conceito visual muito semelhante, o interior de ambos os modelos revela uma Interface Homem-Máquina (HMI) melhorada. Graças ao sistema operativo Android personalizável e à conectividade 4G com atualizações Over The Air (OTA), o sistema de infoentretenimento garante conteúdos e funcionalidades personalizadas, bem como os “Alfa Connect Services” (a pedido), que oferecem uma vasta gama de serviços úteis de segurança e conforto. Por exemplo, a função “My Remote” inclui vários serviços como a possibilidade de controlar algumas das funcionalidades do veículo (abertura/fecho de portas, luzes intermitentes) e comunicar à distância com o assistente vocal Alexa através do seu smartphone/smartwatch.

Num detalhe ainda mais vanguardista, a tecnologia NFT (Non-Fungible-Token) estará também disponível nos novos Giulia e Stelvio, tratando-se de um exclusivo mundial no domínio automóvel que a marca italiana iniciou no Tonale e que estará disponível em toda a sua gama. A tecnologia baseia-se no conceito ‘blockchain card’, um registo digital encriptado e não modificável onde são registadas as principais informações sobre cada automóvel.

Com base na seleção do cliente, o NFT gera um certificado onde são registados os dados sobre a vida do veículo. Este certificado pode ser utilizado para garantir a preservação adequada do veículo e, assim, suportar o seu valor residual. O certificado NFT fornece uma fonte adicional de credibilidade que ajuda o proprietário/revendedor, mas também tranquiliza o comprador na escolha de um veículo usado.

Chassis focado no prazer de condução

Se a faceta dinâmica continua a ser uma das imagens de marca dos renovados Stelvio e Giulia, vale a pena destacar que a sua eficácia e simpatia para com o prazer de condução assenta em características como a distribuição de peso ideal de 50/50, ampla utilização de materiais de baixíssimo peso, como o alumínio (por exemplo, na base dos motores) e o carbono (utilizado, por exemplo, no veio de transmissão), uma solução diretamente inspirada no mundo das corridas. A suspensão AlfaLink, com triângulos duplos sobrepostos e eixo de direção semivirtual (sistema patenteado pela marca) na dianteira e solução do tipo Multilink, com quatro braços e meio (outra patente Alfa Romeo) na traseira.

Adicionalmente, os modelos estão disponíveis com tração traseira Q2 ou integral Q4, com esta última a ter como elemento central a Active Transfer Case (ATC), que monitoriza as condições de aderência e os ‘pedidos’ do condutor em tempo real para garantir o melhor desempenho. O sistema Q4 permite circulação com tração puramente traseira, mas se a aderência dos pneus se aproximar do seu limite de tração ou de acordo com um pedido específico do condutor, pode fornecer instantaneamente até 50% do binário ao eixo da frente em menos de 150 milissegundos.
Alfa Romeo Giulia Competizione

Para completar a vertente de chassis, a Alfa Romeo aposta também num sistema integrado de Travagem (IBS), um sistema eletromecânico que combina o controlo de estabilidade com o sistema de travagem para resposta otimizada dos travões. A utilização do sistema do tipo ‘brake-by-wire’ proporciona uma redução notável dos componentes no interior do compartimento do motor, substituindo-se um único equipamento por uma unidade composta por uma bomba, servofreio e ESP, garantindo menos peso e, assim, uma maior agilidade.

Estratégia de gama simplificada

Os novos Giulia e Stelvio convergem na nova lógica de gama introduzida com o Tonale, que simplifica ainda mais a configuração do veículo por parte do cliente. Estão disponíveis quatro níveis de acabamento: o nível de equipamento Super é a porta de entrada, sendo depois elevada no acabamento Sprint, que inclui várias opções com uma forte conotação desportiva. No topo, encontram-se os acabamentos Ti – que realçam a elegância e o carácter distintivo dos dois modelos – bem como o Veloce, que foi concebido para atingir os mais altos níveis de performance e desportividade.

Mas há ainda uma variante especial Competizione, com base no acabamento Veloce e disponível em associação com os motores Turbodiesel de 210 CV e Gasolina de 280 CV. Esta edição de lançamento torna-se na versão de topo de ambas as gamas, destacando-se pela sua exclusiva cor de carroçaria Moon Light cinza mate, pelas jantes de liga leve de 21” e pelas pinças de travão vermelhas.

Já os interiores destacam-se pelo seu sistema de áudio Harman/Kardon e pela utilização de couro no revestimento do painel de instrumentos e dos bancos, com costuras em vermelho. Vidros escurecidos e um emblema Competizione nas laterais e nos encostos de cabeça dos bancos da frente completam o conjunto.

Na versão Competizione são de série exclusivas tecnologias como a suspensão ativa da Alfa Romeo e a “NFT” (“Non-Fungible Token”), que certifica a singularidade de cada viatura deste nível de equipamento, assegurando a sua configuração original.

Os novos Giulia e Stelvio estarão disponíveis na versão Diesel com tração traseira e motor de 160 CV a partir de 53.350€ e 62.150€ respetivamente. A gama inclui também os mais potentes Diesel de 210 CV e gasolina de 280 CV associados à tração integral.

A contribuir para a dinâmica de condução do Giulia e do Stelvio estão o sistema de direção de resposta extremamente direta, em conjunto com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, com patilhas em alumínio, a qual garante uma utilização sem precedentes em curva.

PREÇOS
GIULIA
2.2 Turbo Diesel 160cv Super AT8: 53.350€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Super AT8: 59.550€
2.2 Turbo Diesel 160cv Sprint AT8: 55.850€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Sprint AT8: 62.050€
2.2 Turbo Diesel 210cv Q4 Ti AT8: 63.350€
2.2 Turbo Gasolina 280cv Q4 TI AT8: 64.550€
2.2 Turbo Diesel 210cv Q4 Veloce AT8: 65.850€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Veloce AT8: 67.050€
2.2 Turbo Diesel 210cv Q4 Competizione AT8: 69.850€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Competizione AT8: 71.050€

STELVIO
2.2 Turbo Diesel 160cv Super AT8: 62.150€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Super AT8: 68.150€
2.2 Turbo Diesel 160cv Sprint AT8: 64.650€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Sprint AT8: 70.650€
2.2 Turbo Diesel 210cv Q4 Ti AT8: 72.150€
2.2 Turbo Gasolina 280cv Q4 TI AT8: 73.150€
2.2 Turbo Diesel 210cv Q4 Veloce AT8: 74.650€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Veloce AT8: 75.650€
2.2 Turbo Diesel 210cv Q4 Competizione AT8: 81.150€
2.0 Turbo Gasolina 280cv Q4 Competizione AT8: 80.650€

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