Poucas semanas depois de apresentar o facelift da gama Série 5, a BMW mostrou também a versão atualizada dos seus desportivos M5 e M5 Competition, que mantém a confiança no bloco V8 capaz de debitar 600 CV na variante de entrada e 625 CV no modelo mais extremo.

Incorporando muitos dos elementos já aplicados nas versões de base apresentadas há duas semanas, os novos M5 preparados pela divisão desportiva contam com estética mais agressiva e com uma profunda renovação tecnológica em muitos dos elementos de bordo, a que se juntam ainda itens de melhoria no chassis, sobretudo nas ligações ao solo.

Visualmente, os M5 evidenciam a mesma solução de grelha de ‘duplo rim’ de maiores dimesnões e em posição mais baixa, com rebordo específico que une os dois rins pela parte central, a que se junta a incontorável letra ‘M’. O para-choques dianteiro recebe entradas de ar de maiores dimensões, enquanto a entrada de ar central passa a ter formato hexagonal, escondendo o radiador de óleo e o sensor para o cruise control adapatativo (ACC).

Os faróis passam a ter novos ‘tubos’ luminosos em forma de ‘L’ que ‘apontam’ para a grelha central, dando um toque dinâmico aos novos faróis LED. Em opção, a BMW Individual permite escolher uma tonalidade mais escura para os faróis LED adaptativos e BMW Laserlight. Atrás, os farolins LED adotam um desenho tridimensional com um grafismo em ‘L’.

Mais novidades a bordo, aqui com um ecrã central de 10.25 a 12.3 polegadas que permite controlar uma série de funções do sistema de conectividade e também do próprio veículo, como as funcionalidades dinâmicas e o sistema BMW xDrive.

Proveniente do M8, o conceito operacional de dois botões na consola central está também presente nos novos M5 e M5 Competition. O botão M Mode permite que o condutor opte entre as afinações ‘Road’ e ‘Sport’, esta última mais orientada para dinâmica desportiva. A primeira, ativada por defeito, mantém alerta todos os sistemas de assistência à condução, ao passo que na segunda os sistemas de assistência apenas alertam de limites de velocidade e restrições de ultrapassagem, desativando a intervenção elétrica na travagem e direção com exceção do alerta de colisão com função de travagem e o Assistente de Manobras de Evasão.

O modo ‘Sport’ também altera a visualização do painel de instrumentos e os elementos mostrados no head-up diplay.

Já o botão ‘Setup’ (afinação) permite entrar no menu de configuração indivudual do chassis e motor. A versão M5 Competition conta ainda com um bónus na forma do modo ‘Track’, para utilização em pista.

Os bancos do M5 Competition são revestidos exclusivamente em pele Merino em opção beige ou preto.

Há ainda novas cores metalizadas (cinzento Brands Hatch Grey e o vermelho Motegi Red), bem como novas tonalidades da BMW Individual (Tanzanite Blue II, Aventurine Red II e Frozen Bluestone mate). As jantes de 20 polegadas M de raio duplo em cinzento polido ‘Orbit Grey’ passam a estar entre os opcionais. No sistema de travagem, os travões M Compound com maxilas pintadas em preto ou vermelho brilhante são alternativas ao acabamento em azul que já existe.

No capítulo da motorização, ambos recorrem ao motor V8 de 4.4 litros com tecnologia BMW M TwinPower Turbo com 600 CV no caso do M5 e 625 CV no caso do mais potente M5 Competition. Ambos dispõem ainda de caixa automática de oito velocidades M Steptronic com sistema Drivelogic de série, bem como a tração integral xDrive, que também inclui um modo para puristas de tração traseira, com uma afinação 2WD disponível. Ambos têm binário máximo de 750 Nm entre uma faixa de rotações situada nas 1800 e 5600 rpm no caso do M5 e até às 5860 rpm no M5 Competition.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,4 segundos no caso do M5 e 3,3 no M5 Competition, ao passo que a fasquia dos 200 km/h é ultrapassada em apenas 11,1 segundos no caso do primeiro e em 10,8 segundos no do segundo. Já os consumos variam entre os 10,5-10,6 l/100 km para emissões de CO2 de 239-242 g/km nos dois carros. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada) ou de 305 km/h, no caso de o cliente optar pelo M Driver’s Package, um pacote mais vocacionado para os amantes da condução desportiva.

O acerto do chassis também foi melhorado com o recurso a novos amortecedores provenientes do M8 Gran Coupé, além de outros elementos refeitos para o M5 em concreto para assim oferecer condução mais dinâmica e conforto apropriado. Entre as diferenças dos M5 e M5 Competition está o rebaixamento deste último em 7 mm, graças a outras mudanças nas molas e suspensão.

Os preços na Alemanha começam nos 120.900 euros para o M5 e nos 129.900 euros para o M5 Competition.

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