A BMW revelou a nova geração do X2, um SUV de visual mais desportivo (ou Sports Activity Coupé, como a marca prefere apelidá-lo), que evolui substancialmente no estilo e na tecnologia, apresentando também a respetiva versão 100% elétrica, a iX2, que terá uma autonomia até 449 quilómetros com um único carregamento. O lançamento da segunda geração do X2 está previsto para março de 2024.

Apostando num design mais arrojado e sem receio de arriscar, a BMW dotou o novo X2 de uma aparência mais ao jeito de um coupé, ao mesmo tempo que as suas dimensões também aumentaram para assim fomentar um ganho importante na habitabilidade. A intenção da marca passou por tentar separar ainda mais o X2 do X1 em termos de posicionamento.

O novo X2 cresceu em 194 mm no comprimento face ao seu antecessor, passando a medir 4554 mm, mas também aumentou 21 mm na largura (para 1845 mm) e 64 mm em altura (para 1590 mm). A distância entre eixos também foi aumentada, bem como as vias para beneficiar o espaço a bordo e a capacidade da bagageira, que varia agora entre os 560 e os 1470 litros (ou 525 e 1400 litros no caso do iX2).

Na dianteira do novo X2, o destaque vai para a nova reinterpretação da grelha do ‘duplo rim’ da BMW, agora quase hexagonal, podendo ser agraciada com os contornos iluminados de forma opcional (BMW Iconic Glow). Os faróis mais estilizados contam com tecnologia LED e podem receber, opcionalmente, a tecnologia LED Matrix adaptativa com controlo da luz de máximos.

De perfil, o que mais chama a atenção é a linha de tejadilho fluída rumo à secção traseira, criando uma aparência mais em linha com a de um coupé, sublinhando a sua robustez com a largura de ombros mais imponente e grupos óticos horizontais e bipartidos. A tampa da bagageira conta ainda com um discreto spoiler que compõe o visual mais desportivo.

A variante X2 M35i xDrive dispõe de características únicas de estilo ainda mais desportivo, de acordo com a filosofia M, como as saídas de escape duplas incluídas no difusor traseiro. As restantes versões da gama podem equipar um conjunto de elementos de índole desportiva com o pacote M Sport, mesmo no caso do iX2. Porém, a BMW irá disponibilizar, ainda, um outro pacote de equipamento desportivo, o M Sport Pro, com elementos exteriores em preto brilhante, faróis com fundo escurecido, spoiler traseiro M e sistema de travagem M Sport com maxilas pintadas de vermelho, entre outros itens.

Interior premium com retoques desportivos

O interior do X2 envereda por um estilo premium com muitos detalhes mais desportivos. O painel de instrumentos e o ecrã central tátil unem-se horizontalmente para a mais recente iteração do BMW Curved Display, com o desenho da consola central a integrar uma bandeja de suporte para os smartphones com iluminação indireta e carregamento wireless.

De série, o novo X2 incorpora ar condicionado de duas zonas, sistema de navegação BMW Maps, volante desportivo em pele e acionamento elétrico do portão da bagageira, registando-se ainda o crescimento do número de assistentes de segurança e de serviços digitais disponíveis para estes modelos. A marca destaca, de igual forma, o foco na personalização de cada modelo, com vários pacotes estruturados de equipamento para o efeito, como o sistema de som premium da Harman Kardon ou o tejadilho panorâmico com superfície escurecida praticamente até ao topo do para-brisas.

A mais recente versão do sistema operativo da BMW (9) já está incluída no X2, assumindo-se como a mais avançada geração de infoentretenimento disponível na BMW com assistente pessoal inteligente e interação por voz. O Sistema Operativo 9 da BMW também abre caminho para muitas funcionalidades digitais personalizáveis, podendo o cliente adquiri-las posteriormente, beneficiando ainda de um mês gratuito de usufruto dessas funções antes de efetivarem a compra. A função de realidade aumentada pode, por exemplo, ser adquirida para o sistema de navegação da BMW Maps.

O serviço BMW Digital Premium é um dos serviços digitais que a marca irá oferecer, permitindo que os clientes utilizem no carro todas as aplicações disponíveis nos seus países, por exemplo, de música, vídeo, notícias ou jogos com uma base de subscrição. O pacote opcional também cobre todos os dados utilizados para os serviços digitais e aplicações disponíveis desde o BMW ConnectedDrive Store, incluindo o streaming de música e de vídeo. Independentemente disso, a marca continuará a oferecer a integração dos smartphones por via dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Da estreia absoluta iX2 à inspiração M

No lançamento, a linha de modelos X2 terá como principal elemento o iX2, que será a versão 100% elétrica deste SAC e é uma novidade absoluta. O iX2 xDrive30 terá dois motores elétricos (um por eixo) para uma potência combinada de 313 CV e binário total de 494 Nm, valores que lhe permitem acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,6 segundos e atingir os 180 km/h de velocidade máxima.

A bateria tem uma capacidade útil de 64.8 kWh, permitindo uma autonomia estimada em ciclo WLTP entre os 417 e os 449 quilómetros. As funções de regeneração e uma de autonomia máxima (‘Max Range’) contribuem para oferecer maior autonomia na utilização.

Por outro lado, na gama de motores a combustão, um dos modelos de ponta será o X2 M35i xDrive, que extrai a maior desportividade possível deste modelo, equipando um motor de quatro cilindros com 2.0 litros de cilindrada para um máximo de 300 CV de potência na Europa (noutros, como nos EUA, terá 317 CV). Esta versão acelera dos zero aos 100 km/h em 5,4 segundos, dispondo ainda de afinação específica desportiva M na suspensão e direção, além de tração integral inteligente para maior controlo em diferentes condições de piso e de condução. O sistema de travagem com discos em material compósito é opcional.

Além dessas duas versões, um bloco 1.5 de três cilindros a gasolina da mais recente geração de motores Efficient Dynamics irá dar ‘vida’ ao X2 sDrive20i, dispondo de eletrificação de 48 V para uma potência total de 170 CV, graças à combinação dos 156 CV do motor térmico e aos 14 kW/19 CV do motor elétrico integrado.

Por outro lado, o X2 sDrive18d irá recorrer a um motor 1.5 turbodiesel de quatro cilindros com 150 CV, com melhorias bastante extensas a todos os níveis para incrementar a sua eficiência e prestações, com consumos médios a partir dos 5,1 l/100 km.

Todos os motores de combustão do novo X2 estarão associados a uma caixa automática Steptronic de sete velocidades de dupla embraiagem.

A gama irá crescer no verão de 2024 com uma segunda versão totalmente elétrica e com outro motor turbodiesel.

O chassis foi evoluído para oferecer uma experiência mais focada na condução, propondo elevada agilidade, mas também agradável no conforto para viagens mais longas. A construção resulta num modelo mais leve, ao mesmo tempo que a rigidez estrutural foi incrementada. A suspensão foi trabalhada para oferecer o tal compromisso de agilidade e conforto, com um atuador eletrónico a limitar as perdas de tração. A suspensão adaptativa M opcional com amortecimento de frequência seletiva reduz a altura ao solo em 15 mm.

A gama de jantes varia entre as 17 polegadas de entrada (com design aerodinâmico) e as 21 polegadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.