O icónico Hummer está de regresso, mas agora em modo 100% elétrico com uma potência superior aos 1000 CV e as mesmas dimensões robustas que sempre caracterizaram aquele modelo.

Desaparecido em 2010 na sequência da crise financeira que assolou o planeta, o Hummer é agora recuperado como um modelo da GMC para a modernidade, adotando uma tripla motorização elétrica capaz de oferecer um máximo de 1013 CV/746 kW de potência e quase 1100 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 96 km/h (exercício típico nos Estados Unidos da América de 0-60 mph) em apenas 3,0 segundos. Porém, se não ambiciona ser um elétrico desportivo, a grande mais-valia do Hummer EV será a sua competência fora de estrada.

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Este GMC Hummer EV irá recorrer a um conjunto de baterias de nova geração da General Motors, denominadas Ultium, associadas às unidades motrizes Ultium Drive, o que lhe permitirá dispor de tração integral elétrica e4WD.

“Este veículo inovador chega ao mercado com rapidez e propósito, colocando a GM um passo mais perto de um futuro totalmente elétrico. Com a nossa arquitetura Ultium Drive como base para uma excecionalmente ampla gama de performance, o Hummer EV é perfeito para o cliente que procura competência, eficiência e performance”, resume assim o Presidente da General Motors, Mark Reuss.

Como um caranguejo

Entre as particularidades deste novo modelo elétrico está o facto de dispor de um sistema CrabWalk, que procura replicar um movimento típico de um caranguejo, com as rodas dos eixos dianteiro e traseiro a virarem no mesmo ângulo a baixas velocidades para um movimento na diagonal. Além disso, disporá ainda de suspensão adaptativa pneumática, com uma altura ao solo acrescida de 149 mm para ajudar o Hummer EV a ultrapassar obstáculos mais difíceis.

Também imponentes são os pneus, com 35 polegadas, fornecidos pela Goodyear, apropriados para os pisos mais difíceis. A parte inferior do veículo está revestida por uma ‘armadura’ composta por placas de aço estrategicamente colocadas em redor do conjunto de baterias para proteção suplementar, podendo o condutor beneficiar ainda de câmaras dianteiras e traseiras inferiores UltraVision para ajudar a ver o terreno, dispondo de uma função de lavagem automática para limpeza constante. Aliás, a marca garante mesmo um total de 18 câmaras disponíveis em todo o Hummer para ajudar nas mais variadas manobras.

Para os percursos fora do asfalto, paralelamente, há ainda menús e ecrãs específicos que revelam o estado do veículo e funcionamento dos diferenciais, ângulos de rolamento, vetorização de binário, entrega da potência, entre outras informações.

No lançamento, a versão Edition 1 pode carregar em postos rápidos DC até 350 kW de 800v, permitindo repor cerca de 161 quilómetros em cerca de dez minutos. A autonomia prevista para este Hummer elétrico, embora de acordo com os parâmetros da americana EPA, é de 563 quilómetros.

Estão ainda disponíveis diferentes modos de condução, que varia a entrega da potência entre os eixos, a direção ou a gestão da suspensão adaptativa, entre outros elementos.

No interior, destaque para o sistema de infoentretenimento de 13.4 polegadas e instrumentação de 12.3 polegadas, a que se juntam detalhes de robustez e funcionalidades para utilização fora de estrada, sem esquecer o conforto para viagens mais longas. A GMC aponta a insonorização como um dos seus trunfos.

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