O icónico Hummer está de regresso, mas agora em modo 100% elétrico com uma potência superior aos 1000 CV e as mesmas dimensões robustas que sempre caracterizaram aquele modelo.
Desaparecido em 2010 na sequência da crise financeira que assolou o planeta, o Hummer é agora recuperado como um modelo da GMC para a modernidade, adotando uma tripla motorização elétrica capaz de oferecer um máximo de 1013 CV/746 kW de potência e quase 1100 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 96 km/h (exercício típico nos Estados Unidos da América de 0-60 mph) em apenas 3,0 segundos. Porém, se não ambiciona ser um elétrico desportivo, a grande mais-valia do Hummer EV será a sua competência fora de estrada.
a carregar vídeo
Este GMC Hummer EV irá recorrer a um conjunto de baterias de nova geração da General Motors, denominadas Ultium, associadas às unidades motrizes Ultium Drive, o que lhe permitirá dispor de tração integral elétrica e4WD.
“Este veículo inovador chega ao mercado com rapidez e propósito, colocando a GM um passo mais perto de um futuro totalmente elétrico. Com a nossa arquitetura Ultium Drive como base para uma excecionalmente ampla gama de performance, o Hummer EV é perfeito para o cliente que procura competência, eficiência e performance”, resume assim o Presidente da General Motors, Mark Reuss.
Como um caranguejo
Entre as particularidades deste novo modelo elétrico está o facto de dispor de um sistema CrabWalk, que procura replicar um movimento típico de um caranguejo, com as rodas dos eixos dianteiro e traseiro a virarem no mesmo ângulo a baixas velocidades para um movimento na diagonal. Além disso, disporá ainda de suspensão adaptativa pneumática, com uma altura ao solo acrescida de 149 mm para ajudar o Hummer EV a ultrapassar obstáculos mais difíceis.
The 2022 GMC HUMMER EV is a first-of-its kind supertruck developed to forge new paths with zero emissions.
The 2022 GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The 2022 GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The 2022 GMC HUMMER EV is a first-of-its kind supertruck developed to forge new paths with zero emissions.
From bold and futuristic design cues, to cleverly executed details, the 2022 GMC HUMMER EV reimagines an instantly recognizable silhouette for a modern, all-electric future
From bold and futuristic design cues, to cleverly executed details, the 2022 GMC HUMMER EV reimagines an instantly recognizable silhouette for a modern, all-electric future
The 2022 GMC HUMMER EV’s design visually communicates extreme capability, reinforced with rugged architectural details that are delivered with a premium, well-executed and appointed interior.
The 2022 GMC HUMMER EV’s design visually communicates extreme capability, reinforced with rugged architectural details that are delivered with a premium, well-executed and appointed interior.
The 2022 GMC HUMMER EV’s design visually communicates extreme capability, reinforced with rugged architectural details that are delivered with a premium, well-executed and appointed interior.
The GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The GMC HUMMER EV is a first-of-its kind supertruck developed to forge new paths with zero emissions.
The GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
The GMC HUMMER EV is driven by next-generation EV propulsion technology that enables unprecedented off-road capability, extraordinary on-road performance and an immersive driving experience.
Também imponentes são os pneus, com 35 polegadas, fornecidos pela Goodyear, apropriados para os pisos mais difíceis. A parte inferior do veículo está revestida por uma ‘armadura’ composta por placas de aço estrategicamente colocadas em redor do conjunto de baterias para proteção suplementar, podendo o condutor beneficiar ainda de câmaras dianteiras e traseiras inferiores UltraVision para ajudar a ver o terreno, dispondo de uma função de lavagem automática para limpeza constante. Aliás, a marca garante mesmo um total de 18 câmaras disponíveis em todo o Hummer para ajudar nas mais variadas manobras.
Para os percursos fora do asfalto, paralelamente, há ainda menús e ecrãs específicos que revelam o estado do veículo e funcionamento dos diferenciais, ângulos de rolamento, vetorização de binário, entrega da potência, entre outras informações.
No lançamento, a versão Edition 1 pode carregar em postos rápidos DC até 350 kW de 800v, permitindo repor cerca de 161 quilómetros em cerca de dez minutos. A autonomia prevista para este Hummer elétrico, embora de acordo com os parâmetros da americana EPA, é de 563 quilómetros.
Estão ainda disponíveis diferentes modos de condução, que varia a entrega da potência entre os eixos, a direção ou a gestão da suspensão adaptativa, entre outros elementos.
No interior, destaque para o sistema de infoentretenimento de 13.4 polegadas e instrumentação de 12.3 polegadas, a que se juntam detalhes de robustez e funcionalidades para utilização fora de estrada, sem esquecer o conforto para viagens mais longas. A GMC aponta a insonorização como um dos seus trunfos.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.