O lendário Lancia Stratos está de volta

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Embora não com o cunho oficial da Lancia, o Stratos vai regressar às estradas. Trata-de se um modelo de produção muito limitada (apenas 25 unidades previstas), que será produzido pela Manifattura Automobili Torino com base num protótipo revelado em 2010 e que, na época, contou com a ajuda de Tiago Monteiro no seu desenvolvimento.

A apresentação deste novo projeto pela MAT terá lugar no Salão de Genebra, no início de março, com três variantes previstas: uma para pista denominada GT, uma mais versátil que deverá ser inspirada no universo dos ralis, denominada Safari, e, por fim, uma outra que a Manifattura Automobili Torino considera ser um supercarro para utilização quotidiana.

O projeto de 2010 foi comissionado por Michael Stoschek, um milionário alemão que recorreu à estrutura e mecânica de um Ferrari F430 Scuderia e à Pininfarina para efetuar o desenho, mas a marca de Maranello rapidamente proibiu a utilização dos órgãos mecânicos do seu carro noutros projetos, o que deitou por terra qualquer aspiração de Stoschek para levar a cabo uma pequena produção do seu desportivo. Não só a Ferrari impediu que qualquer componente do F430 fosse utilizado nesta reencarnação do Stratos, como também impediu o recurso aos mesmos fornecedores.

Agora, esse mesmo empresário, dono da Brose, autorizou a MAT a produzir uma pequena leva de modelos com base no lendário desportivo italiano da década de 1970 (produziram-se 492 exemplares).

Não se sabe, ainda, se o novo Stratos terá a mesma conceção técnica do protótipo de 2010, mas em comunicado a MAT explica que o novo Stratos terá “o mesmo design e tecnologias”. Sabe-se, no entanto, que o motor utilizado por este novo modelo debita 550 CV.

A MAT tem uma larga experiência na produção de superdesportivos limitados, tendo na sua base de projetos modelos como o Scuderia Cameron Glickenhaus SCG 003S e os modelos de competição que participaram pela mesma marca nas 24 Horas de Nürburgring, incluindo o P4/5 Competizione.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.