Num estudo conceptual pensado para mostrar como será a mobilidade elétrica adaptada ao universo dos carros de todo-o-terreno, a Mercedes-Benz revelou o EQC 4×4², que ganha uma nova ambição para pisos fora do asfalto… e longe da tomada.

Criado pela mesma equipa de desenvolvimento que trabalhou no anterior protótipo E 400 All-Terrain 4×4², esta versão do SUV elétrico conta com uma altura cerca de 20 cm superior face ao modelo de base, graças a uma suspensão bastante alterada que se destaca pela introdução de eixos portais, que permitem uma maior altura livre da carroçaria ao solo. Esta solução consiste na colocação do eixo do veículo acima do centro da roda, com uma caixa de engrenagens nas extremidades junto ao cubo das rodas. Esta é também uma fórmula que oferece a possibilidade de montar pneus de maiores dimensões.

A este respeito, o EQC 4×4² dispõe de pneus 285/50 R20, com uma distância ao solo de 293 mm, bastante mais do que os 140 mm do EQC 400 de série na sua posição normal de suspensão. Mesmo comparado com o Classe G, esta versão elétrica de off-road é 58 mm mais alto. Há ainda alargadores nas cavas das rodas para uma aparência mais robusta.

A marca alemã também aponta valores impressionantes de ângulos de ataque, saída e ventral, de 31.8 graus, 33 graus e de 24.2 graus, respetivamente, sendo até melhor do que um Classe G convencional. A passagem a vau também foi melhorada, sendo de 400 mm em comparação com os 250 mm do EQC de série.

Este concept conta ainda com modo de condução dedicado ‘Off-road’ para percursos fora de estrada, além de um inovador sistema acústico que consegue emitir um som no interior e exterior para dar ao condutor o feedback nas manobras e no estacionamento, conseguindo também tornar a experiência mais emotiva.

A sonoridade é influenciada por diferentes parâmetros, como o posicionamento do acelerador, velocidade ou recuperação de energia. Esta tecnologia utiliza algoritmos sonoros inteligentes para calcular os sons vindos do amplificador do sistema de som em tempo real e dos altifalantes no interior para os reproduzir.

Quanto ao lado motriz, nada de novo. A marca mantém o sistema de motor duplo com uma potência combinada de 408 CV assente numa bateria de iões de lítio de 80 kWh, mas também não será preciso pensar muito em autonomia, uma vez que o EQC 4×4² não passa de um concept sem intenção de passagem à produção em série.

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