O novo Fiat 500 elétrico representa um novo passo para a icónica marca italiana, que se lança agora no segmento da eletrificação com aquele que é o seu modelo mais representativo. Uma abordagem arrojada, mas que se torna racional e perfeitamente natural na ótica de Sara Bravo, diretora de relações externas na Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que deposita grandes esperanças neste seu novo elétrico.

Totalmente novo, construído a partir de uma folha em branco, o novo Fiat 500 abraça por completo a era da mobilidade elétrica, afastando-se por completo dos motores de combustão, algo que Sara Bravo explica de forma sucinta.

“Este carro acaba por ser a bandeira da eletrificação. O 500 não foi escolhido por acaso: é o carro mais vendido da marca, que veio também fazer uma viragem da sua imagem. É um citadino que, apesar de ter um posicionamento mais elevado do que os seus concorrentes, é mais procurado, pelo que a aposta da Fiat não é ocasional”, começa por referir no evento de apresentação nacional do novo 500.

“Podíamos ter construído um modelo novo e eletrificado, mas a aposta foi pegar naquele que é o momento que mais representa os valores da marca para entrar num segmento novo para o grupo, já que é o primeiro automóvel 100% elétrico do grupo FCA. É uma bandeira de como a marca está orientada para a eletrificação, apostando no seu melhor cavalo”, acrescentou.

Sara Bravo está confiante no sucesso do novo 500, que se torna ‘bandeira’ da eletrificação na Fiat.

Com preços a começarem nos 23.800€ para a versão de acesso, aquela responsável considera que “foi feita uma boa aposta no posicionamento de preço e na oferta também. Creio que é um carro bastante equipado, oferecendo aquilo que está acima dos standards do segmento A, com um preço que consideramos acessível, sobretudo quando lançarmos o motor menos potente, que nos vai permitir democratizar o elétrico num carro citadino”.

Algo que o novo 500 não abdica é do design icónico, mantendo até os traços do original quando visto de perfil, com Sara Bravo a enaltecer esse como um dos atributos fortes do novo citadino elétrico.

“O design fez uma evolução bem conseguida, uma vez que não perde a identidade de produto 500, mas que o torna mais robusto e maduro e, de alguma forma, mais verdadeiro com os valores da marca nesta aposta da eletrificação. É perfeitamente coerente com os valores [da Fiat], espelhados no interior e no exterior”.

O novo 500 está já disponível por encomenda, sendo o primeiro a apresentar uma solução de eletrificação múltipla, com diferentes níveis de potências e de capacidade das baterias, adaptando-se às necessidades de cada cliente.