/O primeiro Lamborghini elétrico já chegou, mas só tem duas rodas…

O primeiro Lamborghini elétrico já chegou, mas só tem duas rodas…

A Lamborghini, como a esmagadora maioria dos construtores mundiais, tem em marcha um plano ambicioso de eletrificação, prevendo-se que 100% da gama de supercarros italianos disponha de algum nível hibridização já em 2025, e confirmando que o primeiro modelo da marca movido exclusivamente a baterias chegará antes do final da década.

Ora, muito antes do anunciado, a insígnia de Sant’Agata Bolognese já surge num veículo de emissões zero: na dianteira da novíssima trotinete elétrica AL1, que já está disponível nos principais mercados europeus por 499 euros.

Desenhada de acordo com os padrões estéticos atuais na categoria, com uma estrutura dobrável e com peso bastante contido de apenas 13 quilogramas, graças ao quadro em construído em magnésio.

O modelo dispõe de suspensão dianteira, travão mecânico traseiro e elétrico à frente e três modos de condução: Eco, com velocidade máxima limitada a 6 km/h; D, o limite aumenta para 20 km/h e S, programa mais desportivo com até 25 km/h de velocidade de ponta.

O ‘Lambo’ de duas rodas está equipado com um motor de 350 W, alimentado por uma bateria de 280 Wh, que permite circular até 30 quilómetros com uma carga. De acordo com o fabricante, numa tomada doméstica o carregamento da bateria demora cerca de cinco horas.