A MINI anunciou uma edição limitada do elétrico Cooper SE Convertible, tornando-se assim no primeiro automóvel 100% elétrico descapotável a chegar ao mercado. O lançamento nos mercados está previsto para abril, mas apenas serão produzidas 999 unidades para a Europa.

Após o bem-sucedido acolhimento dado ao protótipo apresentado pela MINI no verão de 2022, a marca britânica decidiu levar a cabo uma edição limitada deste modelo, naquele que é mais um passo rumo à mobilidade 100% elétrica.

Com 3850 mm de comprimento 1727 mm de largura, 1427 mm de altura e 2495 mm de distância entre eixos, o MINI Cooper SE Convertible mantém as mesmas dimensões do modelo ‘fechado’ que já se encontra no mercado desde há algum tempo, enquanto a bagageira oferece 160 litros. O motor elétrico debita 135 kW/184 CV, acelerando dos zero aos 100 km/h em 8,2 segundos, enquanto o comportamento segue a premissa da diversão. A autonomia do modelo é de apenas 201 quilómetros no ciclo combinado WLTP.

Até aos 30 km/h, a capota elétrica de lona pode ser acionada, revelando quando colocada o padrão da bandeira da Grã-Bretanha, a ‘Union Jack’.

Este MINI surge disponível nas cores ‘Enigmatic Black’ e ‘White Silver’, com elementos contrastantes em bronze nos puxadores das portas, marcos laterais e contornos dos faróis de nevoeiro e farolins. Outro equipamento específico acentua a especificidade desta edição, como as soleiras das portas ou a numeração ‘1 de 999’ a tornar cada modelo único. De resto, as jantes de 17” de dois tons (feitas totalmente em alumínio reciclado), noutro detalhe que revela a preocupação com a sustentabilidade.

“Há três anos lançámos o MINI Cooper SE e hoje um em cada cinco MINI vendidos na Europa é elétrico. Este sucesso motivou-nos a levar a cabo uma série limitada do MINI Cooper SE Convertible em apenas alguns meses”, refere Stefanie Wurst, responsável da marca MINI, que pertence ao Grupo BMW.

Interior com detalhes especiais

No interior também se encontram elementos especiais desta versão, como os bancos desportivos com revestimento em pele ‘Leather Lounge’, aquecimento e apoio ajustável das coxas. O volante desportivo em pele Nappa também ajuda a oferecer um ambiente desportivo, podendo também ser aquecido.

As superfícies em preto brilhante podem também ser adornadas pela iluminação ambiente, contrastando com alguns comandos em amarelo brilhante, como o botão de ignição.

 

Adicionalmente, o modelo pode contar com tecnologia head-up display, cruise control adaptativo com função de ‘stop & go’, juntando-se ainda um conjunto de sistemas de assistência à condução.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.