a carregar vídeo
O presidente do Grupo Toyota, Akio Toyoda, é um grande entusiasta dos automóveis e de desportivos, mas no seu cargo algumas das mordomias só podem ser encontrada a bordo de um modelo de representação, neste caso um luxuoso Toyota Century preparado pela divisão desportiva Gazoo Racing (GRMN).

O homem-forte da Toyota e da Lexus é bem conhecido também pelo seu talento ao volante, contando no currículo com participações nas 24 Horas de Nürburgring, além de participar, amiúde na fase de desenvolvimento de novos modelos. Por exemplo, Toyoda foi um dos que pôde ensaiar o novo Supra ainda numa fase de desenvolvimento e os seus ‘inputs’ ajudaram a marca a adotar outras afinações para o desportivo que será revelado esta semana.

Mas, no passado mês de novembro, Toyoda teve também a possibilidade de levar o seu carro de serviço para o circuito, mais concretamente, no desafiante traçado de Fuji durante o Toyota Gazoo Festival, mesmo que tenha cabido ao seu motorista a tarefa da condução no traçado nipónico – desta vez, o CEO da Toyota preferiu abdicar do protagonismo ao volante. Note-se que o motorista não é um qualquer: é, na verdade, Kamui Kobayashi, piloto da marca no Mundial de Endurance (WEC) e ex-piloto de Fórmula 1.

SABE O QUE É A GAZOO RACING? MUITO MAIS DO QUE UM NOME ENGRAÇADO

O Century é uma berlina de luxo comercializada pela Toyota no mercado doméstico, valendo-se de uma configuração híbrida como é apanágio na marca nipónica: ao motor V8 atmosférico de 5.0 litros com 381 CV de potência e 510 Nm de binário está associado um motor elétrico de 224 CV e 300 Nm para um valor combinado de 431 CV. Quanto às transformações operadas pela Gazoo, pouco se sabe, mas é certo que a componente mecânica terá sido mexida para maior eficácia.